.

.
.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

INOVAÇÃO: Colégio José Teixeira desenvolve projeto de prevenção contra o HPV em favor das mães dos estudantes.

 

Susana Alves Silva

"A saúde também depende da educação", afirma a diretora do Colégio José Teixeira, Susana Alves e Silva ao defender o seu inovador projeto de prevenção contra o Papiloma vírus humano (HPV) em prol da saúde das mães dos estudantes, muitas desconhecedoras até da existência de um exame preventivo e de sua necessidade.
O projeto denominado de "Mulher que se Cuida" oferecerá inicialmente uma palestra que visa informar e prevenir as mulheres contra o câncer do color do útero. A culminância do projeto se dará com a realização do exame de prevenção Papa Nicolau na própria escola. Para isso a direção irá montar uma estrutura adequada com profissionais de saúde cedidos pela Secretaria de Educação para a coleta do material que será posteriormente examinado em um centro mais avançado.
O colégio está disponibilizando um formulário onde serão respondidas algumas perguntas sobre a relação da futura examinada com o exame. Somente no dia de hoje 50 mães de alunos já haviam preenchido o formulário e confirmado a presença na palestra e no exame preventivo. A diretora garante que a campanha interna irá despertar o interesse de todas as mães em procurar   com frequência em fazer o exame preventivo. "Além da conscientização que será fundamental, será também um despertar da necessidade do exame com frequência", disse.
O colégio está sendo pioneiro no município com esse modelo de educação preventiva na área de saúde pública com membros indiretos de seu corpo discente. O projeto que tem tudo pra dá certo, irá ajudar significativamente a Secretaria de Saúde a atingir suas mentas de prevenção de forma mais fácil, sem falar que ele poderá ser modelo para outras unidades de ensino. 

O que é HPV?

Sinônimos: vírus do papiloma humano
O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Minhavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário