.

.
.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Inscrições para tirar carteira de habilitação de graça começam dia 1º de julho



cnhMuito aguardado pelos jovens maranhenses, o programa CNH Jovem já tem data para iniciar as inscrições. Quem tem entre 18 e 21 anos e fez as três séries do Ensino Médio em escolas da rede pública podem se inscrever no Programa a partir de 1º de julho. São 2 mil vagas para tirar a carteira de habilitação de graça.
Muitas pessoas têm questionado em comentários do Blog sobre o início das inscrições e sobre como participar. O Detran-MA, por meio da Portaria 503/2015, lançou os critérios, procedimentos e o calendário geral do programa. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que estará disponível no site www.detran.ma.gov.br/cnhjovem (o site ainda não está no ar), das 8h do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 31 de julho.
Programa vai destinar 50% das vagas aos inscritos com melhores pontuações no Enem realizado no ano anterior. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio. Conforme o calendário, a lista dos estudantes selecionados por sorteio será divulgada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – data em que o Governo do Maranhão receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos sorteados pelo sistema da Loteria Federal.
Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir que, pelo programa pode ser A, B ou AB.
O ‘CNH Jovem’ oferece duas mil vagas para que jovens, de posse da CNH, ingressem no mercado de trabalho, e estimula a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário