.

.
.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Promotor de Justiça adverte Caema sobre cobrança irregular de água.


O representante do Ministério Público no Município de Tuntum, o Promotor de Justiça Antônio de Pádua Luz encaminhou na última sexta-feira uma comunicação de advertência ao escritório da Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema/Tuntum) sobre o novo modelo de cobrança que vem sendo utilizado pela Companhia sem adotar todas as determinações definidas pela justiça. O promotor de justiça alega que a cobrança presumida só pode ser efetuada depois da colocação de hidrômetros em todas as unidades residenciais e comerciais, como determina uma decisão do Tribunal de Justiça do ano de 2005.
Antonio de Pádua pede a suspensão da cobrança o mais rápido possível para que a população não continue a pagar a exorbitante cobrança que vem sendo feita. “Se a cobrança não for suspensa entrarei imediatamente com uma ação na justiça pedindo o cumprimento da decisão do Tribunal de Justiça que diz que a Caema só poderá modificar a cobrança no valor da tarifa mínima, após a adoção concreta das medidas determinadas pela justiça”, disse o promotor.
O embate entre a Caema e a Promotoria de Justiça nos tribunais começou no ano de 2002 quando o promotor Antonio de Pádua ingressou com uma ação pedindo imediatamente a suspensão do então modelo de cobrança, a cobrança por estimativa com base no atributo físico do imóvel. À época a justiça de primeira instância foi favorável às alegações do promotor, que determinou a suspensão da cobrança da nova tarifa. A companhia insatisfeita recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça que reformou a decisão por meio do desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, que em síntese sentenciou: ‘voto pelo conhecimento e provimento da presente apelação, reformando a sentença recorrida para reconhecer a legalidade da cobrança presumida do consumo de água, com base no atributo físico dos imóveis, até que a Caema, ora apelante, proceda á urgente instalação dos hidrômetros em todas as unidades residenciais e comerciais da cidade de Tuntum’. Perguntei ao promotor Antonio de Pádua o que a população deverá fazer no momento com relação ao pagamento da nova cobrança. Ele me afirmou que é melhor a população esperar a decisão da justiça, pois tem certeza que ela irá obrigar a Caema a instalar os hidrômetros, caso contrário terá que efetuar a cobrança mínima. Existe uma grande possibilidade de o fato acontecer já que dificilmente ela terá condições de instalar os medidores em todas as unidades residenciais e comercias, é esperar pra ver.

8 comentários:

  1. O grande responsável por estar ocorrendo essa queda de braço entre a Caema e a população de Tuntum é ele...o Rapineiro-Mor. Esse indivíduo é que inventou a maluquice (eleitoreira) de que nenhum consumidor de água fornecida pela Caema estaria obrigado a pagar a conta devida.

    Ora, ora, a Caema é uma sociedade de economia mista. Ela desempenha importante um papel social, mas nem por isso pode deixar de visar lucro. Dinheiro necessário para fazer investimentos no próprio sistema de abastecimento d'água.

    Com essa história de não se pagar conta de água esa companhia vinha operando no "vermelho" em Tuntum. E isso é antieconomico, inviável.

    ResponderExcluir
  2. Tuntuense radicado em São Luis acertou 5 dezenas no concurso n° 1.147 da mega sena, realizado neste sábado (22/1/2010). Faturou R$ 40.732,25. POr pouco o cabra não botou a mão numa bufunfa pesada. O jogo foi feito na casa lotérica do COHAJAP.

    Só não divulgo o nome da fera porque ele me pediu segredo, mas como eu sou boca furada a qualquer momento eu o entregarei...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do Anonimo acima.O Promotor deveria ter tido a mesma atitude quando o Rapineiro estava comprando voto por água,mas a falta de atitude dele,levou a CAEMA a penalizar a população de tuntum.

    ResponderExcluir
  4. E quanto aos caras que desviam água do cano geral para abastecer açudes e para irrigar hortas, a CAEMA está cobrando o quê?

    Ou o arrocho só caiu sobre os caidinhos, sem proteção do poder público?

    ResponderExcluir
  5. Tuntum está há 5 dias sem água!!!
    Quase um estado de calamidade pública!!!
    Por que isso não é noticiado aqui no blog, hein seu Lobão???
    Cidadão Indignado!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Deusimar, você vem desempenhando um excelente trabalho jornalistico neste município, não se preocupe com os mazelados e deturpadores de opiniões que não costumam somar com este município e ficam apenas colocando opiniões vazias e sem embasamentos. Continue com o seu trabalho, adeptos vc já tem vários. E somente lembrando que os contras, sempre consultam o seu blog e tem ele como referência para as suas discursões, ou seja, se não fosse bom eles não estariam acessando e principalmente deixando as suas opiniões.
    Forte abraço e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. FICO FELIZ

    Obrigado, muito obrigado pelo apoio. Que esse espaço se dinamize a cada momento rumo a isenção publicando diariamente tudo que acontece em nosso município. Obrigado pela nobre participação!

    ResponderExcluir
  8. A ÁGUA

    Postarei hoje algo sobre a falta de água nas principais ruas do centro da cidade, valeu.

    ResponderExcluir