sábado, 9 de janeiro de 2010

Roseana atrai adversários e chateia aliados


Está a maior confusão entre os aliados da governadora Roseana Sarney (PMDB). Motivo: antigos adversários estão prestes a assumir o apoio ao governo.
Na lista estão os prefeitos de Caxias, Humberto Coutinho; Biné Figueiredo (ambos PDT), de Codó; e o ex-prefeito Cleomar Tema (PSB), de Tuntum. Todos já conversaram com Roseana. O prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, aderiu ainda no ano passado quando deixou o PDT e se filiou no PMDB. Todos foram fundamentais na eleição de Jackson Lago (PDT) em 2006.
Como se sabe, a governadora vem mantendo boas relações com os prefeitos tucanos João Castelo (São Luís) e Sebastião Madeira (Imperatriz), os maiores colégios eleitorais do estado.
Seria o fim da oposição? Pode até não ser, mas os opositores ao grupo liderado pelo senador José Sarney, se se confirmarem essas adesões, estará muito enfraquecido. A reeleição de Roseana seria uma barbada. Em tom de brincadeira diz-se até que poderia vencer por W X O.
No entanto, esses apoios irritam e deixam enciumados aliados de primeira hora da governadora. Depois de passarem sete anos (governos José Reinaldo e Jackson Lago) “debaixo de vara”, eles se sentem desprestigiados. Esperam pelo menos que os “velhos-novos” integrantes do grupo não estejam voltando ao time com status de general. Têm de se juntar à tropa como soldados.
A iminente adesão de Humberto Coutinho (foto) seria um dos principais motivos do deputado Flávio Dino (PCdoB) recuar em sua pretensa candidatura ao governo. O prefeito já teria dado até prazo para o aliado decidir sua vida sob pena de perder seu apoio a sua reeleição. O comunista ainda dá declarações de que é candidato ao governo apenas para se manter na mídia. Deve mesmo é buscar a reeleição para Câmara dos Deputados.
Diante deste cenário, o PSDB não teria outra saída: terá mesmo de lançar candidatura própria para criar palanque do governador paulista José Serra. O nome do deputado federal Roberto Rocha surge com força. Ele iria para o sacrifício novamente – em 2002 renunciou em favor de Jackson Lago, mas o eleito foi José Reinaldo Tavares (PSB).
Na verdade, busca uma saída honrosa para sua carreira política porque sua volta à Câmara é considerada muito difícil. Na carona do R$ 1 bilhão de convênios eleitoreiros distribuídos por José Reinaldo em 2006, o presidente do PSDB do Maranhão foi o deputado mais votado obtendo cerca de 140 mil votos. Agora, sem os convênios, não teria nem a metade desta votação.
É esse o cenário que se desenha para as eleições deste ano.
Do blog do Décio Sá

5 comentários:

  1. O que vosso senhoria comenta,não é o que acabo de lê na imprensa aqui no Ma.Vsa.já fez defesa mirabolantes quando o Pires era Prefeito,quando o Tema e agora com o Chico Cunha,portanto o que voce comenta não merece credibilidade.Voce fala bem ou mal de quem lhe dar ou tira contra-cheque.

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA AO PRIMEIRO COMENTÁRIO

    Companheiro, já disse a você e a muita gente que sou governo e não nego, trabalho para o atual governo, a quem presto os meus favores, assim como faz todo e qualquer 'assessor de imprensa', blogueiro, jornalistas da imprensa escrita, falada e outros profissionais da área. Mesmo diante desta situação tenho procurando fazer o que posso para noticiar com mais transparência e isenção, mais do que isso não posso, me entenda, por favor. Não tenho nada contra a pessoa do senhor Cleomar Tema, Pires Léda e outras lideranças, pelo contrário, tenho zelo e respeito por elas, mas infelizmente esses sãos os caminhos da notícia e da informação. Aqui faço o máximo possível para não destratar ninguém, porém existem situações que não tem jeito. Quantas e quantas vezes não exaltei o senhor Cleomar Tema e Senhor Pires Léda. Recentemente postei notícias elogiando o senhor Pires Léda sobre seu cargo no governo e sua importância. Acontece que no momento o senhor Cleomar Tema não vive uma situação cem por cento boa na política estadual com a desistência de sua candidatura, agora não posso deixar de relatar os fatos só porque fui funcionário de seu governo, e os leitores ficam satisfeitos com isso, a transparência, ou pelo menos sua 'metade' onde fica. Se eu for postar artigos aqui que agradam só os 'Labigós' vai ficar um blog exclusivo. Não, não é por aí, aqui o espaço tem que ser de todos, preciso da 'audiência' de todos. Obrigado por suas indagações, compreendo o seu lado.

    ResponderExcluir
  3. deusimar vc tem que transparecer mais credibilidade em seu blog, tá ficando desacreditado. vou te dar um exemplo: o que houve com o pagamento dos funcionários dos cargos que ainda faltam receber os salários de dezembro e o décimo terceiro? o dinheiro já veio, aonde foi aplicado? os fuincionários são: agentes administrativos, ag. operacional, vigia, porteiron e zelador. às clases que mais precisam para o sustento de sua família, aonde foi parar o dinheiro desse povo? vc sabe?

    ResponderExcluir
  4. SOBRE SALÁRIOS

    Respeitosamente, essas informações você pode obter direto com a Secretaria de Finanças, obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  5. Essa turma nunca vão pagar os salarios que estão atrasados, uma vez que os mesmos não tem compromisso com a população te Tuntum, principalmente os funcionarios publicos que nunca receberam decimo terceiro, pois so paga para esducação. E por falar em educação onde estar o sindicato, cade o Prof Leno, não pode fazer nada se não o irmãozinho perde a DIRETORIA DA ESCOLA. CALADINHOOO NA MOITA

    ResponderExcluir