sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agora lascou: prefeituras do Maranhão perderão mais de R$ 200 milhões do Fundeb agora em dezembro

A bruxa está solta. Maus presságios rondam os cofres das prefeituras e ameaçam os bolsos dos servidores municipais da educação. Há risco de atraso nos salários no mês de dezembro.
Os prefeitos de todo o país foram comunicados que receberão os recursos do Fundeb reduzidos agora no mês de dezembro.
Ocorre que houve uma queda no FPE e no FPM, notadamente na região nordestina. Efeitos ainda da crise do ano passado que o governo federal dizia estava bem administrada.
Os cálculos per capita por aluno é feito para o ano inteiro. Com a queda nas receitas, o jeito foi levar ao sacrifício para o último ano do mês. Mas o governo Lula sinaliza com o reparo entre os quatros primeiros meses de 2011. Até lá…
Hoje, na sede da Famem, dezenas de prefeitos maranhenses faziam e refaziam os cálculos, com auxílio dos técnicos da entidade.
O prejuízo não é nada insignificante. Prefeituras de médio porte, por exemplo, ficarão sem receber em dezembro quase R$ 1 milhão a menos nos recursos do Fundeb. As pequenas prefeituras, então, a situação é de arrocho.
As prefeituras terão que pagar os salários de dezembro e mais o décimo terceiro salário. Com a redução, terão que optar por uma das alternativas. Dificilmente pagarão os dois salários, o do mês e a complementação obrigatória, juntos.
É bem provável que as prefeituras paguem apenas o décimo terceiro salário, empurrando dezembro para o ano seguinte.
Bons sinos badalavam quando havia sobra no caixa do Fundeb, com repasses extras às prefeituras, e o pagamento aos professores de um décimo quarto salário. Estava virando prática comum na maioria das 217 prefeituras do Maranhão.
Agora os ventos apontam para um péssimo natal nos bolsos dos professores. Nem Papai Noel Salva.

23 comentários:

  1. VOTEM EM DIMLA, VOTEM NO LULA, VOTEM EM ROSENGANA SARNEY, BANDO DE IGNORANTES POLÍTICOS!
    AGORA A DIMA MENTE ROUBASSEF VAI CRIAR NOVAMENTE A CPMF. QUEM VOTOU EM DILMA E ROSENGANA É CONTRA A EDUCAÇÃO!

    profa. carla

    ResponderExcluir
  2. Desde quando passei a ter certa compreesão sobre a vida, ouço a mesma estória. Quando trata-se de dificuldades financeiras o primeiro a ser lembrado para o sacrifício é o trabalhador. Só pra lembrar, a Operação Rapina, que visava acabar com a roubalheira dos recursos da educação teve a primeira edição precisamente em dezembro de 2005. naquela época, rios de dinheiro inudavam os cofres da s prefeituras, mesmo assim, muitas atrasavam os salarios por conta dos desvios e má gestão. Em tuntum, os professores deixaram de receber salarios, cujos passivo é objeto de ação judicial. Agora, diante da possivel baixa de arrecadação, os prepostos dos gestores, (tipo Deusimar), já procuram uma justificava para o futuro. Não entendo porque o Sr. Deusimar é sempre contra os professores, talvez o que ganhe como ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO IONFORMAL seja mais significativo do que o salario de professor. Os professores não devem aceitar uma possivel redução nos vencimentos, tampouco atraso. Dinheiro sempre tem!!!.
    Durante a última assembléia Constituinte que elaborou a nossa Carta Magna, travou-se uma discussão em torno do salário minímo. Naquela ocasião, os trabalhadores rurais brasileiros recebiam de aposentadoria apenas 1/2 (metade)do salario minimo vigente. A bancada mais a esquerda tentava aumentar para um salario, mas o centrão orientado pelo Sarney (presidente na época) resistia, dizendo que o país iria a falência. Aumentou-se e o pais não faliu. Pelo contrario aquela aumento constitui-se em uma importante distribuição de rende que, aqueceu a posteriori a economia nacional. Assim, quando se fala em salario, pensa-se logo em sacrificio para o trabalhador.
    Caro blogueiro, em vez de pregar o caos para os educadores, pregue a resistencia, a radicalidade no sentido de não aceitarem qualquer atitude que vise a precarização das condições de vidas. Não fique meu Caro, tentado de antemão criar um ambiente propício para a municipalidade meter a mão no bolso dos educadores.
    Os Prefeitos, antes de choromingarem, devem provar para o povo que fazem uma boa gestão dos recursos, e que deixe de aparecer nas páginas policiais com algemas da Policia Federal.

    Da Roça.

    ResponderExcluir
  3. queres conhecer seus amigos? deem poder a eles!
    assim, o dr tema conheceu o amigo traíra que é o pior prefeito do maranhão: CHICO CUNHA!

    paty

    ResponderExcluir
  4. E AGORA CHICO CUNHA,VC TA COM O PERU E VINHO COMPRADO,O POVO FICA MAIS UMA VEZ CEM RECEBE A TUA GONVERNADORA TA ELEITA,MAIS UMA MANCHA NA TUA RELEIÇAO,MAIS SO DEPOIS DA REILEIÇAO,pARABENS AQUELES QUE VOTARAM NELA,,,,..........

    ResponderExcluir
  5. agora os cobras disfarçados de lambari (pires) e os orcas (chico cunha) vão se unir, que coisa linda! mas adianto que vai dá td em m..., pois tuntum merece o melhor: DR TEMA!
    veja a Praça Matriz como está? as ruas? as estradas vicinais (exceto a da fazenda do chico cunha)?
    BOM PRO PROVO E DR TEMA PREFEITO DE NOVO!
    BOM PRO PROVO E DR TEMA PREFEITO DE NOVO!
    BOM PRO PROVO E DR TEMA PREFEITO DE NOVO!
    BOM PRO PROVO E DR TEMA PREFEITO DE NOVO!
    BOM PRO PROVO E DR TEMA PREFEITO DE NOVO!

    gil - vl nova

    ResponderExcluir
  6. TEMA O MAIOR TRAIDOR DO MARANHAO. SOBE NO PALANQUE, PINTA O MURA DA CASA E E POR BAIXO DOS PANOS FICA ARMANNDO!!! ROSEANA TI ESPERA TEMA

    ResponderExcluir
  7. na virada o chico cunha vai gastar mais de 250 mil dos cofres públicos para trazer uma bandinha e tocar até as 2:00 h. vergonha!
    sou mais boré e outras bandas da cidade que tocam até 6 da manhã e não gasta nem 10 mil do nosso dinheiro!

    carla lídia

    ResponderExcluir
  8. O Que mais quer esse pessoal.O Chico Cunha fez atreaves de Colegio Zé Teixaira uma Bela GINCANA.Não é preciso Natal.o Povo já ganhou o ANO.Parabens Tuntunense

    ResponderExcluir
  9. Tem é que baixar salário de professor mesmo! Eles não dão aulas. Só enrolam.

    E o dinheiro que sobrar dos cortes, o Chico deve dar é pra nós puxa-sacos dele. Afinal, professor não vota nele mesmo.

    ResponderExcluir
  10. aqui mostra o descaso do governo da oligarquia sarney:

    http://videos.wittysparks.com/id/2742289484

    fico triste do povo do meu Estado eleger mais 04 anos um câncer que já destruiu quase tudo no Ma. acordem para a vida, povo de Tuntum!

    prof. joão - crato-ce

    ResponderExcluir
  11. Governo do Piauí abrirá 4 mil vagas no 1º semestre de 2011

    Larissa Domingues – Do CorreioWeb

    Concurseiros nordestinos devem se preparar, pois o ano de 2011 promete várias oportunidades. O governo do Piauí anunciou novo concurso público com 4 mil vagas para o quadro de pessoal do estado. Os novos servidores deverão substituir prestadores de serviços, como exigiu o Ministério Público do Trabalho (MPT).

    Segundo informações da assessoria de comunicação do governo, o processo seletivo deve ser realizado ainda no primeiro semestre do próximo ano – o prazo estabelecido termina no mês de março. As chances oferecidas serão distribuídas entre as Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.

    A três instituições possuem hoje 4.248 prestadores de serviços. Em outros órgãos, ainda existem mais de 800 pessoas que não foram contratadas por meio de concurso.

    Aguardem mais informações!

    tuntum em foco

    ResponderExcluir
  12. Com 1,3 posto médico para cada mil habitantes, MA tem pior índice do Brasil.

    fonte: JORNAL BRASIL

    ps: assim, continuem votando na oligarquia sarney! olha o nosso Estado! VERGONHA!

    carol

    ResponderExcluir
  13. DEUSIMAR, VC ESTÁ PERDENDO CRÉDITO POPULACIONAL PELO FATO DE DEFENDER A GESTÃO PIOR DE UMA CIDADE DO MA: A GESTÃO CHICO CUNHA!
    CREIO QUE VC DEVE SER IMPARCIAL E NÃO PRECISA "BABAR" A FAMÍLIA DO PIOR PREFEITO QUE TUNTUM JÁ TEVE! REFLITA ISSO, DEUSIMAR!

    celeste - rua são raimundo

    ResponderExcluir
  14. deusimar, é um prazer participar de vosso blog. pergunto a vc, como está o balneário da aldeia? haverá festas em dez após o dia 15/12? por exemplo, forró, bailes, releillon...
    moro em boa vista e irei para minha cidade depois de mto tempo.
    Thank you and all the best for you!!!

    carla - boa vista-rr

    ResponderExcluir
  15. esa pessoa que valar que tem que baixa salario e um burro,nem vc vai receber o teu salario do mes de desenbro babao,meu amigo eu votei nele e ele ainda me deve eu nao sou professor,sou da saude,como fala a musica,Acunha chico cunha o povo do tuntum agora ta comtenti,nois quebramos a cara,agora quer vim mais o pires e ruim dois caloteiros,nois tamos e morto....

    ResponderExcluir
  16. DEUSIMAR, POR QUE TU NAO COLOCAS A MATERIA SOBRE HUBERTO COUTINHO QUE SAIU NO BLOG DO LUIS CARDOSO, QUE FALA SOBRE A EDUCAÇAO DE CAXIAS.EU ACHARIA PRUDENTE JA QUE ELE E SUA ESPOSA SAO TAO QUERIDOS AQUI EM TUNTUM !!!
    CONCA 10

    ResponderExcluir
  17. lobão pq vc não faz uma enquete com o nome dos possiveis candidatos a prefeito(a) de tuntum.
    e vamos ver oq ou quem vai dar.
    MAS NÃO VALE COLOCAR NOME DE QUEM NOIS SABEMOS QUE NÃO PODE SER... COMO O DO PIRES, TEMA E OUTROS. COLOQUE NOME QUE TEM FICHA LIMPA.

    ANA IZABEL, DONA OLDIR, DANIELA( ESPOSA DO DR TEMA,CHICO CUNHA, MARCOS BAR E OUTROS.

    EXPERIMENTA PRA VER O QUE VAI DAR.

    ResponderExcluir
  18. RAPAZ ESSE MARCOS BAR QUER MESMO SER CANDIDATO NE ??? OLHA O MAURICIO JA PUXOU A ORELHA DELE PRA ELE PARA COM ESSA BRINCADEIRA !!!!!!!!!
    lIA

    ResponderExcluir
  19. dessa puxada de orelha eu não sabia...mi conte aí como foi essa historia?

    pois o marco ta sem moral mesmo.

    ResponderExcluir
  20. o cara que leva uma puxada de orelha de um sujeito como o Maurício, e não reage, só pode ser um "pra nada".

    ResponderExcluir
  21. O LULINHA NÃO PASSA DO PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE! COMO QUE UM TORNEREIRO TEM UM PATRIMÔNIO DE 2 BI DE DÓLARES? E O DEDINHO DELE? COLOCOU DE PROPÓSITO PARA GANHAR UMA BAITA INDENIZAÇÃO NA FÁBRICA QUE ELE TRABALHAVA.
    É UMA VERGONHA A PESSOA MENTIR DESDE JOVEM E ENGANAR AS PESSOAS. VCS SABEM O PORQUÊ DO RIO SER UM LOCAL COM TANTA VIOLÊNCIA, TRÁFICO DE DROGAS E TRÁFICO DE ARMAS? MUITOS PETISTAS EM BRASÍLIA E NO RIO SÃO APOIADOS PELOS TRAFICANTES (OS DA FARC SÃO UNHA E CARNE COM O PT). ISSO TD NÃO TEM JEITO, POIS O PT É QUEM MANDA - INFELIZMENTE!

    prof. carlos vieira - teresina-pi

    ResponderExcluir
  22. Pobreza, vcs acham que muda alguma coisa a volta do Tema: o tuntuense tá num mato sem "cachorro", tá difícil já foi comprovado historicamente que cobra e labigó não é solução para Tuntum. Todos ganham vendendo os votos que acham que são deles, para os deputados e senadores, todo ano de eleições. Quem poderia dizer alguma coisa era a organização dos professores, mas isso é muito difícil pra eles... só nos resta a lamentar pelo meu pobre Tuntum

    ResponderExcluir
  23. Prof. Carla com certeza era melhor votar no Serra, na Roseana, no tasso Geressate, sarnei filho, e no ACM neto etc, vc é realmente professora? que idéia vc professa? coitada da geração que vc deseduca. ...

    ResponderExcluir