sexta-feira, 1 de abril de 2011

Câmara: a solidão do parlamento

       
Já faz muito tempo que os nossos edis se queixam da pouca frequência da população à Câmara Municipal para participarem das sessões. Alguns artifícios já foram usados para para chamar a atenção, como a mudança do dia e do horário, mas nada adiantou, a galeria continua quase que vazia. Só que na sessão de hoje eles viram o que nunca tinham visto, a galeria sem ninguém, com exceção da minha pessoa representando a imprensa.
        Percebendo tudo vazio eu comuniquei a Mesa Diretora que essa seria a primeira sessão da história do Poder Legislativo tuntuense que não seria presenciada por ninguém. Os vereadores olharam um pro outro e concordaram comigo, mas surpreendentemente adentra o auditório o assíduo dos assíduos frequentadores, o senhor Cláudio Lima, para momentaneamente ser aplaudido pelos vereadores. Lima é daqueles que não falha, faça sol ou faça chuva, mas ele está sempre lá.
        O vereador Orleans Moreira Cruz usou a tribuna e questionou sobre a ausência da população nas sessões. 'Aqui cotidianamente é aprovado muitos projetos para o bem da populaçao, mas ninguém comparece, ninguém dá valor,' destacou. Hoje mesmo o vereador presidente Jaidran Brito propôs o ingresso de um requerimento para a formação de uma comissão para tratar do assunto da última audiência pública debatida sobre o trânsito. A comissão, segundo o vereador irá acompanhar de perto todas as exigências que o Ministério Público está fazendo para a adequação do trânsito no município. 'Nós não queremos de forma alguma o não cumprimento das léis, mas nós precisamos acompanhar de perto todo o processo representando a população' disse. Ainda na tribuna Moreira Cruz disse que concorda com a rigorosa fiscalização sobre a condução de veiculos automotores por menores. E quanto ao assunto inicial, o que você acha que deve ser feito para chamar a atenção da população para assistir as sessões. Você tem alguma sugestão plausível deixe uma, quem sabe poderá ser aproveitada e resolver o problema.        

7 comentários:

  1. O político deve trabalhar para o povo,e não o povo para o político. Primeiramente é necessário que os nobres vereadores, conquistem e divulguem ao povo projetos que realmente atenda os anseios da população. Não basta reclamar, façam o dever de casa. Se o povo não comparece, deve ser pela pouca relevância dos projetos.

    ResponderExcluir
  2. O parlamento é o símbolo maior da democracia em qualquer sociedade.
    Todavia, Tuntum isto é exceção, alí o parlamento não representa democracia, tampouco o povo.
    Para mim não é estranho a indiferença da população em relação a Câmara de Vereadores. na verdade quem se sente representado por esse Poder? Os vereadores precisam realmente cumprir o papel para o qual foram eleitos, fiscalizar com seriedade, informar a população sobre as ações, ouvir lideranças e o povo em geral, fazer proposições sempre baseadas no anseio popular.
    Em Tuntum, a maior preocupação é agradar as autopridades municipais, nem que para isso tenha que esquecer as prerrogativas adquiridas com o voto popular.
    Caros vereadores, o povo deve está sempre em primeiro lugar. Vereador não é eleito para fazer clientelismo político: dar um vidrinho de remedio, uns litros de combustivel, etc...
    Infelizmente, os Edis tuntuenses só lembram aque existe povo na hora de pedir ou comprar o voto.
    A forma de fazer politica adotada pelos "edis" em Tuntum é atrasada, desqualificada e subserviente. Somente cumprem ordem do Prefeito. Deste modo, aquele poder cria um abismo abissal entre ele e o povo, caindo em uma situação de descrédito total junto à população.
    Em Tuntum, aconteça o que acontecer é proibido questionar o Prefeito, nem que isso implique em um grande mal ao povo.
    Vereador Orleans, que projetos são esses que vocês aprovam? O povo não sente essa melhoria, então acho que vocês estão aprovando beneficios para outro municipio.

    ResponderExcluir
  3. DEUSIMAR, QUERIA PROPOR AOS SENHORRES VEREADORES, UM SALARIO, AO NOSSO AMIGO CLUAIDO LIMA, POW O CAMARADA É BACANA,TEM UM BOM PAPO, E JA QUE ESTAR DANDO PRESTIGIO A GALERIA , QUE TAL SER PRESTIGIADO HEHE
    SUPERMAM !!!

    ResponderExcluir
  4. Deusimar, eu fiquei triste ao ler essa notícia, saber por que? Porque eu gostaria que a mesma atitude da população para com os vereadores deveria ser feita nas Urnas, já pensou expor esses senhores que se acham "grande coisa no município?!", mas eu tenho a certeza que a população ainda vai encher os legisladores de orgulho, como sempre encheu, e vai ser nas urnas. Que pena, pois o Tuntum merece coisa melhor para o PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO.
    Uma sugestão eu tenho para a popução participar das Sessões da Câmara, melhor, eu tenho duas: a primeira é uma verdadeira investigação da história do Executivo do Município, para sabermos todo tipo de corrupção, desde o inicío até os dias de hoje se puderem. Agora, se não gostarem da sugestão, é só nos dias de legislatura os vereadores comunicarem que não vão legislar e que vão deixar a sessão para o pvo ir fazer um julgamento que resultaria na demissão ou na ascenção dos mesmo vereadores.

    ResponderExcluir
  5. O povo elege um vereador para ele ser o fiscal do povo, fiscalizar o que o prefeito esta fazendo com o dinheiro público. Aqui em Tuntum é diferente, o prefeito faz o que quer com o dinheiro e os "VEREADORES " participam com uma certa fatia do bolo ( dinheiro ) é por essas e outras coisas mais que o povo não vai mais a cãmara.

    ResponderExcluir
  6. O Cláudio Lima tem tempo de ir assistir a essas reuniões bobas por que ele não trabalha. Tem um contrachequizim da prefeitura. Pode viver só na moleza, puliticando, ouvindo e repassando.

    ResponderExcluir
  7. oi deusimar, pra falar a verdade sobre os vereadores acho que eles não podem cobrar dos eleitores pois quando chega a eleição os vereadores paga para os eleitores ou seja paga para o povo não prestigiar eles,e air eleitor te dou sacos de cimentos tijolos areia, barro e voces tem que passsar o resto do ano sem me cobrar nada, e isso que o povo faz.

    ResponderExcluir