.

.
.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Câmara: quem é quem para a reeleição

O blog, segundo o ponto de vista de seu titular, conforme opinião do eleitorado, irá fazer agora uma análise da força, perspectiva e viabilidade de cada vereador para conseguir a reeleição diante do atual cenário político, para muitos instável, em que pode acontecer de tudo dependendo do método que cada um usará para atrair o desconfiado eleitor, cansado da mesmice de sempre, ou até do jogo do engana engana. A análise na medida do possível será feita de forma imparcial desprezando as emoções ou qualquer tipo de paixão política.


Antonio Magno Melo de Sousa: Tem atuado bravamente como articulador político do governo colhendo resultados significativos. Os povoados Santa Rosa e São Lourenço continuam sendo seus redutos onde tem feito um trabalho razoável, contudo não serão suficientes para garantir sua reeleição, que para muitos está comprometida em razão da rejeição que tem na sede, local determinante para a última eleição. Sem falar que o vereador não contará mais com o importante apoio da ex vice prefeita Ana Isabel Silva e de seu irmão Idaspe Sebastião Silva que moveram céus e terras pela garantia de sua vitória nas urnas. Magno que já até teria falado em desistir da candidatura começa perceber que dessa vez o jogo será bem mais duro. Para a sua reeleição as chances não são as mesmas. Foi eleito com 1.563 votos.
Arteniza Kelley Alves de Sousa: Foi eleita com um expressivo número de votos, surpreendeu, mesmo sendo esposa do então vereador Alan Noleto que conseguiu transferir seus votos e um pouco mais. Com a atual indecisão política do marido que está provocando um grande desgaste na imagem de quem sempre jurou de pés juntos fidelidade ao grupo, Arteniza terá que redobrar seus esforços para conseguir a reeleição. Ela ainda poderá sofrer um duro golpe se a sua principal cabo eleitoral Nilza Miranda de Melo desistir de lhe apoiar. Nilza e o já falecido marido, o médico Nouga Pereira de Melo, com o prestígio que sempre tiveram dentro do grupo, sempre deu total apoio as campanhas dos dois. Chance ainda tem, mas poderá ficar mais difícil.
Jaidran Fernandes Brito: O presidente da Casa não passa um bom momento político, primeiro sofreu um duro golpe ao perder a mãe Pedrina Fernandes Brito, seu principal cabo eleitoral, a responsável direta por todas suas eleições. A sua última eleição foi a prova de que seu nome já vinha sofrendo um forte desgaste, obteve a última colocação, por pouco não perdeu a vaga para Riba Soró. Com a ascensão a presidência, Brito tinha tudo para dá uma guinada em sua popularidade, entretanto se retraiu e sumiu mais ainda do cenário político. Percebe-se que o presidente está perdendo o interesse pela política se dedicando mais ao seu empreendimento. Se quiser recuperar o tempo em que era atuante e mais exclusivo aos problemas do povo terá que fazer muito esforço. Sua reeleição é muito duvidosa. O total de votos na última eleição foi de 1.228

Jesimiel Alexandre Costa: Não é homem de tribuna e nem se destaca com grandes projetos, contudo é atuante diante do próprio eleitorado, principalmente o do povoado Creolí do Bina onde tem muitos serviços prestados na área de saúde ao lado do irmão Jerry Alexandre Costa que é médico e seu cabo eleitoral. Além de um pouco de carisma que tem, Jesimiel faz sua campanha apoiado no irmão que já foi candidato a vice e tem grande popularidade. Por ser o seu primeiro mandato ele não tem nenhum obstáculo, só depende dele mesmo. As chances são boas. Alcançou a soma de 1.330 votos na última eleição.

José Ribamar da Costa: Tem um território disputadíssimo, o povoado Creolí do Bina. Zé do Feliciano vem fazendo a mesma política de décadas passadas sem acrescentar algo novo. Precisa fazer uma política mais ‘agressiva’, pois o seu adversário no povoado a cada dia cresce mais, além de ter que lutar por uma boa votação na sede. Ao seu favor ele poderá ter o apoio do sobrinho advogado Rhicaddo Costa, um jovem bem quisto e influente, capaz de impulsionar sua candidatura. A caminhada não será nada fácil, mas ainda há possibilidades de ser reeleito. Foi eleito com 1.235 votos.


Francileide Bizerra da Silva Bílio: Jogou a toalha. A vereadora não tem pretensões de tentar a reeleição, desistiu. O marido Josinaldo Bílio já até procura outro nome para dá apoio dentro do povoado Belém, já que ele próprio não pode se candidatar, Bílio é inelegível. Obteve 1.773 votos na última eleição.
Manoel Araujo Veloso: Com a boa gestão que fez a frente da Casa, apesar de só ter o ensino fundamental, Paca é reconhecido como o presidente mais atuante, fato nitidamente reconhecido até pelos atuais adversários. A imagem de bom aplicador dos recursos públicos poderá lhe servir como mote para a campanha. Mas como política não é só isso ele terá que manter a mesma votação que teve nos povoados serra Grande e Arroz, sem falar dos votos da sede que serão essenciais. Como evangélico da Assembléia de Deus, ele poderá abocanhar parte dos votos dos irmãos. Não está tão difícil, a reeleição só depende dele. Foi eleito com 1.632 votos.

Marcos Henrique da Cunha: É discreto e tem uma atuação regular. A sua imagem está sempre atrelada a de seu pai Carlos Augusto da Cunha, mas faltando mais comprometimento social como era feito no passado. De casa cheia de hóspedes, todos do interior, a maioria mulheres grávidas, Carlito Cunha fazia sua política social e ainda por cima ganhava fama. Sem a mesma política de acolhimento aos moradores dos povoados Ipu-Iru e Veneza, Marcos Cunha vem perdendo espaços para o Secretario de Esportes, Geová Silva, jovem atuante e querido nas duas comunidades. Marcos precisará as pressas do apoio da família para fazer uma campanha agressiva e conter os avanços do adversário. Sua reeleição depende muito do apoio da família. Na última eleição ele obteve 1596 votos.


Orleans Moreira Cruz: Apesar dos problemas que tem passado Orleans Moreira Cruz ainda é forte para disputar a reeleição. Os longos anos de atuação como vereador lhe renderam muitas amizades e prestígio diante dos mais necessitados com trocas de favores. Caso desista da reeleição, que pode ser provável, Orleans Moreira poderá lançar o genro Remy Júnior, um jovem bem articulado e que leva jeito. Com um sacrifício maior do que o de antes Moreira Cruz poderá emplacar o nome do genro. Orleans foi o vereador mais bem votado na última eleição com 1928 votos.



17 comentários:

  1. Muito boa esta análise política feita pelo o blogueiro.
    Mas no momento, e mais um vez, o que a cidade de Tuntum precisa é de uma nova articulação na câmara de vereadores.
    Lembro-me muito bem, da época em que era Jaydran, Messias Ferreira e Cavalcante Filho e ainda a presença mesmo que pequena do então jovem que na época era promissor, Alan Noleto.
    Mas nesta mesma época, era o duelo entre os Cobras e os Labigós, dentro da "casa do povo", víamos como era atualmente o jovem Jaydran. Víamos também, a força de Orleans Moreira, mesmo assim, a câmara era conivente com toda a corrupção existente na cidade.
    Acredito que já está na hora destas pessoas que ainda querem ganhar o salário de vereador por mais quatro anos, saírem da política, é preciso renovação, já que essa renovação não via existir no Executivo, mas que possamos tê-la no Legislativo.
    Mas cabe ao cidadão de Tuntum, que antes de começar o período eleitoral, costuma dizer: "eu não vou votar em fulano, pois ele não fez nada", mas que no fim, se rende aos caprichos e barganhas da política local.
    Por isso, aposto minhas fichas que pelo o menos para vereador, se mude alguma coisa. Eu que sempre acreditei, que o único voto que pode mudar a situação calamitosa que existe em Tuntum, é o voto da juventude.

    Obrigado, e um abraço a todo!


    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  2. ESSA 'E PARA O VEREADOR MAGNO, O POVO DE TUNTUM FALA PELA UMA BOCA SO, QUE VC NAO VAI MAIS SER ELEITO, SE EU FOSSE VC, EU IRIA MAIS SER CANDIDATO A VEREADOR, AJUDE NA CAMPANHA DO CHICO CUNHA-2012, E NAO IRIA MAIS SER CANDIDATO, SO PARA PERDER E GASTA DINHEIRO, VC COM O CHICO CUNHA, VC FICA PEDINDO VOTOS PARA ELE, E GANHA UMA SECRETARIA EM 2013, NAO GASTE O SEU DINHEIRO QUERENDO SER VEREADOR, BOTE NA SUA CABECA, VC NAO GANHA MAIS PARAR VEREADOR, CONSELHO DE FAMILIA, AJUDE O CHICO NA CAMPANHA, QUE VC VAI GANHAR MUITO MAIS, SIGA ESSE CONSELHO MAGNO, VAMOS AJUDAR O CHICO CUNHA, NAO ATRAPALHE OS VEREADORES DO CHICO CUNHA, VC VAI SER O NOVO SECRETARIO, E NAO VAI GASTAR O SEU DINHEIRO, UM ABRACAO.

    ResponderExcluir
  3. A VEREADORA LEDA BILIO, NAO GANHA MAIS, A VAGA DELA QUEM VAI FICAR, 'E O JOSIVAM (O HOMEN DA LINGUA GRANDE) ELE VAI TIRAR MUITO VOTO, NO GRANDE SERTAO, PARABENS PELO TRABALHO DOS SEM TERRAS.

    ResponderExcluir
  4. O GRANDE PROBLEMA DO JAYDRAN, ELE NAO DAR 1-REAL, PARA NINGUEM, E POLITICA TEM QUE AJUDAR O POVO POBRE, TODOS NOS SABEMOS QUE NA POLITICA TEM QUE ROLAR DINHEIRO, EU ACHO MUITO DIFICIL ELE GANHAR, PELAS CONVERSAS QUE EU VEJO, ELE NAO GANHA MAIS NAO.

    ResponderExcluir
  5. SE PREFEITO QUE RECEBE BOLADA NÃO FAZ NADA E NEM DÁ PARA O POVO, IMAGINA VEREADOR QUE GANHA PRA SE MANTER.

    ResponderExcluir
  6. kkk essa é boa em dizer que o Jaydran o problema dele é que não dar 1 real para ninguém.
    Pois agora vou votar é nele eu acho certíssimo se todos fosse assim talvez a política seria diferente. Vereador não é para dar dinheiro para o povo. Vamos combinar né gente vereador ganha uma merreca não dar para recompensar o que eles gastam.

    ResponderExcluir
  7. Pra que serve o vereador de Tuntum?

    Não venham dizer que servem muito às pessoas carentes que os procuram. As ajudas que eles prestam são bancadas com recursos da prefeitura, ou seja, eles fazem cortesia com o chapéu alheio.

    ResponderExcluir
  8. Caro Deusimar,
    Inicialmente gostaria de dizer que nem de longe a sua analise é imparcial. Nas entrelinhas está bastante claro a vossa tentativa de desqualificar os adversários em detrimento daqueles que que você considera aliados.
    Certa vez um jornalista americano perguntou ao eminente revolucionário FIDEL CASTRO, ex-presidente cubano, se a imprensa em Cuba era imparcial. Com muita sabedoria ele disse: “claro que não, assim como não é em lugar algum. A imprensa aqui está a serviço do Governo, assim como acontece como como acontece no seu país e no resto do mundo”. Isto é fato, em
    Nenhum lugar do mundo imprensa imparcial, todavia, isto não deveria servir de motivação para tanta hipocrisia.
    A sua análise acerca da atuação/situação politica de alguns vereadores cabe algumas ressalvas.
    Sem exceção, todos os vereadores aliados ao Prefeito, atuam de forma parecida, ou seja, fazem clientelismo politico, destruição de medicamentos, pequenas quantias em dinheiro, favores em geral, contracheques, e por ai vai. Tudo bancado com recursos do povo repassados á Prefeitura. Os que se vinculam à oposição enxergam o Cargo como um mero emprego público, o qual lhes rende um salario mensal.
    A articulação do Vereador Magno Melo nos povoados de Santa Rosa e Baixão, além de outros, é tão pífia que a situação dali é a mesma de 30 anos atrás, excetos avanços conseguidos através dos programas federais.
    Jesimiel Costa para se reeleger necessita gastar o dobra do que gastou na eleição passada. Havemos de considerar que a eleição dele foi uma das mais caras da história de Tuntum.
    Marcos do Carlito – Concordo em que mesmo segue atrelado à imagem do pai. Convenhamos, o Ipu-Iru tem localização privilegiada, muito próximo à BR 226, um população significativa, terras férteis ... entretanto a atuação do Ex vereador Carlito e agora o Marcos, não conseguiram mudar praticamente em nada a realidade local. O que se ver é atraso, carência abandono.
    Zé do Feliciano – desenvolve a politica franciscana, “é dando que se recebe que recebe.” Está sempre atrelado a prefeitura.
    Manoel Veloso (Paca) – Apesar da pouca instrução, é bastante esperto. Ensaia algumas fanfarronices, mas silencia quando lhe convém. Exemplo, a ponte de acesso ao Campo Velho caiu. Mesmo morando lá ele ficou caladinho, deixava o carro na Frederico Coelho e subias sem olhar para os lados, de tanta vergonha.
    Leda Bilio percebeu as dificuldades de se manter sempre no cargo sempre assombrada pelos esqueletos que acompanham o marido.
    Jaydran Brito – realmente teve dificuldades na ultima eleição. Situação bastante compreensível, dado as circunstancias da época. Avalio que ele tem se ausentado da politica, por entender que é muito difícil enxugar gelo ou chover no molhado. Uma andorinha só não faz verão. Ele será o Vice de Izabel na próxima.
    Arteniza Kelly – terá que correr em raia própria. Pelo que se percebe a aliança com a Nilza está definitivamente rompida, apesar do grande esforço em levar a Vereadora e marido (Alan) como contra-peso. Dependendo da posição dos mesmos, qualquer um pode ser eleito com facilidade.
    O apoio dos mesmos ao Prefeito é praticamente impossível. Acontece que muitos em Tuntum não acreditam que Chico Cunha seja candidato. Dizem que renunciará até a convenção. As dificuldades são grandes e tem como principal articulador o ex prefeito Pires Leda, que está com o prestigio abaixo do sub-solo.
    Orleans – chegou ao fim, para ele é o apocalipse.

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo Deusimar Lobao, boa tarde.

    Dada as circunstâncias da matéria “Câmara: quem é quem para a reeleição”, dentre outras anteriormente publicadas por Vossa Senhoria no seu Blog, é de fácil entendimento, sobre a óptica da leitura e da interpretação textual, que, ao tempo em você tenta a qualquer custo levantar difunto tem também usado a intenção direta em enterrar aqueles que sempre estiveram a frente da boa conduta e exemplar atuação no parlamento municipal.
    Você peca literalmente quando cita o termo “análise da força, perspectiva e viabilidade de cada vereador” e tenta assim criar um ambiente “diante do atual cenário político”.
    Ainda mais, quando você afirma considerar a “imparcialidade” e tenta passar para o leitor o desprezo de “suas próprias emoções partidárias ou paixão política”, o caro amigo blogueiro deixa claro que pouco sabe sobre o referido assunto.

    ResponderExcluir
  10. (Parte 1)
    Em relação ao comentário feito pelo anônimo de 29 de fevereiro de 2012 21:02 - Eu imagino que essa deve ser a pergunta que passa pela cabeça de milhares de eleitores desta cidade. Sim, porque quando alguém se propõe a discutir essa questão, se observa que são justamente políticos que não conseguem se eleger por conta de não terem recursos suficientes para conseguir superar seus adversários nesta disputa. Mas ninguém se propõe a entender porque o cidadão vende o seu voto. Aliás, nem mesmo o próprio cidadão entende muito bem, porque faz isso.
    Na sua curta capacidade intelectiva, ele vende o seu voto porque pensa que, com isso, está levando alguma vantagem. Seu raciocínio é simples: “que diferença faz se eu votar em ‘A’, ‘B’ ou ‘C’ se, quando qualquer um deles for eleito, vai roubar dos cofres públicos do mesmo jeito e não vai fazer nada de bom para mim? Então, já que todos são iguais, eu vou votar em quem pagar mais pelo meu voto.”Esse raciocínio, por mais que se tente mudar com campanhas encabeçadas por outros políticos, jamais conseguirá êxito, justamente porque o povo não vê neles diferença nenhuma”.
    Para o povo, político é tudo igual e, se são iguais, não faz diferença votar em um e não no outro, da mesma maneira que não vêem razão para acreditar em um e não no outro, por isso não acreditam que a venda do voto possa, de alguma forma, lhes prejudicar. Só que, na realidade, não tem idéia do grande erro que estão cometendo.
    Da mesma maneira que o dinheiro compra votos, compra também tudo o que se podem imaginar, especialmente autoridades e funcionários públicos em geral. E, de outro lado, o Município, comandado pelos políticos, não tem o menor interesse em coibir isso, por isso não dá o mínimo de estrutura para que se possa investigar de verdade este esquema de compra de votos. Eu estou dizendo isso porque alguém tem que dizer a verdade para o povo.
    Não existe polícia eleitoral. E, aonde não existe polícia, o crime evidentemente rola solto. Puro faz-de-conta.

    ResponderExcluir
  11. Parte 2
    O próprio povo é que se vende, por isso que ele é, na minha concepção, um tolo. Enquanto ele pensa que está levando vantagem recebendo R$ 50,00 ou R$ 100,00 pelo seu voto, na verdade ele está contribuindo para que os políticos compradores de votos se perpetuem no Poder, impedindo que outros, menos criminosos, possam vir a ter algum espaço na política.
    No entanto, este sistema de compra de votos vem, a cada dia, se tornando cada vez mais arriscado. Enquanto que antigamente você precisava comprar um voto para ter um, hoje você precisa comprar cinco para ter um, e essa proporção só vem crescendo a cada eleição. Por isso, para alguns, a política já não está ficando algo tão interessante, pois a certeza de lucro já não é mais a mesma. Hoje você pode gastar (por exemplo) R$ 100.000,00 e não conseguir ser eleito, da mesma forma que você pode precisar gastar R$ 200.000,00 e quase não vir a ser eleito, em ambos os casos para vereador em Tuntum. Agora, como recuperar um prejuízo de R$ 100.000,00 sem ser eleito ou então um de R$ 200.000,00 se for eleito? Até onde os cofres públicos serão capazes de suportar tamanho volume de dinheiro para bancar a eleição de tais políticos? Quando a população começar a acordar para o fato de que este sistema de compra de votos não é vantajoso para si, mais e mais pessoas vão deixar de honrar o seu compromisso na hora da compra do voto e vão passar a votar em outros candidatos que sabem que não possuem condições de comprar nenhum voto, e aí sim se começará a haver uma limpeza na política local.
    O eleitor precisa começar a enxergar que a política não é um lugar somente para quem já tem muito poder e dinheiro, e sim para qualquer pessoa. E que, quanto mais houver reciclagem, ou seja, menos reeleições, maior será a chance de que a política seja povoada por pessoas bem intencionadas, que já não estejam tão cheias de vícios como as que já estão há dezenas de anos no Poder.

    ResponderExcluir
  12. Parte 3

    Como exemplo, eu diria “o que um cidadão que já foi 5 vezes vereador pode ainda fazer pelo bem de Tuntum que já não fez até agora? Será que os 5 mandatos já não lhe foram suficientes para trabalhar para o povo? Não é a hora de dar oportunidade para outros também?” Por tudo isso, vejo que, enquanto o povo não conseguir enxergar o quão ignorante é, tudo continuará do mesmo jeito. Se você está contente com tudo isso, ótimo, continue assim, que tudo continuará também.
    Agora se você não está, pare de agir como um tolo e comece a votar em candidatos que não comprem votos, de preferência de partidos aonde não tenham outros candidatos que não comprem votos, pois só assim, quem sabe, algum dia alguma coisa mude.
    Esperar que o Ministério Público, ou quem quer que seja, a não ser você mesmo, consiga acabar com a compra de votos, é uma pura ilusão. A decisão é sua, e a hora será nas próximas eleições municipais. E aí, o que você me diz, vai continuar sendo “esperto” e vendendo o seu voto? Aqui continuo dizendo tudo “ISSO É UMA VERGONHA”.

    ResponderExcluir
  13. SE O TEMA BOTAR O DIDA COMO SEU CANDIDATO, VAI SER MUITO BOM PARA O CHICO CUNHA, ESSE DIDA NAO GANHA NEM PARA VEREADOR, ELE NAO FALA COM O POVAO, FRACO DE MAIS, NA MINHA CASA TEM 5-VOTOS, SE FOR O DIDA, PODE ESUQERCER TEMA, O NOSSOS VOTOS, NAO TEM CANDIDATO PARA GANHAR O CHICO NESSA, O MELHOR E O TEMA, FICAR COM A SECRETARIA DE SAUDE, E APOIAR O CHICO CUNHA.

    ResponderExcluir
  14. AMIGOS BLOGUEIROS DE TUNTUM, BOM DIA.
    QUERO AQUI DEIXAR MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO A ANÁLISE FEITA PELO BLOGUEIRO EM RELAÇÃO AOS POLITICOS DA NOSSA CIDADE.
    A MEU VÊ, ANTES DE QUALQUER ATRIBUIÇÃO DIRECIONADA AOS ATUAIS VEREADORES DA CIDADE, ACHO QUE SERIA INTERESSANTE SE OS BLOGUEIROS, TAIS COMO: DEUSIMAR, GOUBERY E PEDRO JORGE, FIZESSEM UMA SÉRIE DE ENTREVISTAS NA RÁDIO, COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE FAZENDO PERGUNTAS, PARA OUVIRMOS CADA UM DOS PARLAMENTARES DE TUNTUM.
    ESSA ENTREVISTA FICARIA AINDA MAIS INTERESSANTE SE A CADA UMA DELAS TIVESSEM A PRESENÇA DE DOIS PARLAMENTARES DE GRUPOS DISTINTOS, OU SEJA, UM CONSIDERADO DO GRUPO DE SITUAÇÃO E O OUTRO DE OPOSIÇÃO.
    NESSA SÉRIE DE ENTREVISTAS, DEVEM SER DEBATIDOS ASSUNTOS DE INTERESSE DA SOCIEDADE.
    ASSIM, PODEREMOS FAZER UMA VERDADEIRA ANÁLISE DO PERFIL E DA ATUAÇÃO DE CADA UM DOS VEREADORES DE TUNTUM.
    ESPERO QUE MINHA SUGESTÃO SEJA VÁLIDA E ATENDIDA PELOS BLOGUEIROS QUE USAM ALGUM HORÁRIO DA RÁDIO NOVA ESPERANÇA.

    ResponderExcluir
  15. Olhe a expressão de cada um desses ditos representantes? Acostumados a representações teatrais magnificas a palcos desesperados das vidas despedaçadas, aonde representam a si mesmos e vedem os votos dos que os elegeram, contribuem para infortúnio de seus eleitores onde projetos nada mais são do que um forma de subornar o prefeito, a cara deles diz: garimpeiro, despreparado,irônia,sinismo,come quieto,subordinada,crente,ambição,sem comentário.

    ResponderExcluir
  16. Muito bem Deusimar, diga o que se vê não o que se quer, não se importe com esse anõnimo que nós sabemos que é o dito vereador,

    ResponderExcluir
  17. EI DEIUSIMAR,QUANDO SE DIZ QUE CHEGA DE VARIOS MANDATOS,PRECISAMOS RENOVAR,ESSA E O MAIS COIRENTE QUE O POVO PODE FAZER,POR ISSO VAMOS POVO DE TUNTUM DAR O TROCO NESSA CAMBADA DE VEREADORES QUE JÁ ESTÃO A MUITO TEMPO AIR VAMOS DAR OPORTUNIDADE PARA OUTROS. VOU CITAR ALGUNS NOMES DE PESSOAS DO BEM QUE VÃO SER CANIDATOS:CARLIM TIBURCIO,JEOVÁ,PROFESSOR AMILSON,PEDRO JORGE,ESSES DAIR DARIA PARA COLOCAR VARIOS DESSE QUE JÁ ABUSAMOS DE VER,VAMOS POVO DE TUNTUM,MOSTRAR QUE PODEMOS QUANDO QUEREMOS.

    ResponderExcluir