.

.
.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

'Pressão política obriga' vereador Josinaldo Bílio a desistir da reeleição

 

Secretario Ricardo Costa, ver. Josinaldo Bílio e Dorian; prefeito Fernando Pessoa, ver. Ivalto Chaves e vice-prefeito Nélson do Naxim

Fontes internas ligadas ao grupo do prefeito Fernando Pessoa (PDT) afirmaram ao blog do Lobão, que o vereador Josinaldo Carvalho Bílio (PSB) foi quase praticamente obrigado a desistir da reeleição. Segundo os detalhes, Bílio teria sido jogado fora da disputa porque poderia atrapalhar os planos de outro concorrente, o também vereador Dorian do Tanoca (Solidariedade).

Dorian já teria dito a vários interlocutores do prefeito que sua possível permanência no grupo dependeria das reais possibilidades de sua reeleição, e que ela estaria atrelada a desistência da candidatura á reeleição de Josinaldo Bílio. Caso Josinaldo insistisse no projeto de reeleição com as bênçãos do prefeito Fernando Pessoa, tornando inviável a também sonhada reeleição de Dorian,  ele poderia desistir ou aderir ao grupo do ex-prefeito Dr. Tema. 

Diante dessas reais possibilidades, e para evitar perdas maiores na ala governista, Josinaldo teria sido obrigatoriamente fritado para aumentar o poder de fogo de Dorian, dando a ele um maior campo eleitoral sem que houvesse no futuro qualquer perturbação ao seu projeto de reeleição. 

O conchavo teria sido, quase que ás pressas, intermediado pelo prefeito Fernando Pessoa, que temendo uma possível ruptura de Dorian, agiu com rapidez temendo perder de seus quadros um escudeiro de primeira hora, mesmo tendo que gerar supostas insatisfações e antecipar compulsoriamente a aposentadoria política do decano da Câmara tuntuense, Josinaldo Bílio, que sem querer está saindo pela janela. 

Futuro político incerto

Para Josinaldo, tudo leva a crer que foi até uma saída honrosa da cena política, logo porque, seu nome já estava desgastado demais, e somente muitos recursos e um milagre poderia lhe assegurar novamente no posto de edil. O espaço político na sua região, povoado Belém e adjacências, está muito competido, principalmente com a forte concorrência dos vereadores Renan Bílio (PSB) e Ivalto Chaves (PSD), possíveis futuros eleitos. Sua saída, de quebra, também dará maior acomodação política ao próprio presidente da Câmara Ivalton Chaves.

O principal inimigo de Josinaldo para a perda de espaço na conjuntura política municipal, pode ter sido a sede incessante pelo poder, ou seja, estar do lado de quem está no poder. Depois de sua injustificada ruptura com seu ex-grupo,  aparentemente, nada mudou em sua vida, de longe se percebe que não houve melhoras substanciais pelo peso que tinha. Dentro do atual grupo, não passou de um anônimo, sem força e sem vez, situação bem distinta do passado, em que posava de centurião, comandando uma fileira de soldados, distribuindo cargos e posições. 

Espera-se que o homem de fina oratória e de conhecimento amplo nos meandros da política, tenha sabido, ao menos, fazer um bom acordo para não ter uma saída tão decepcionante e amargosa, como muitos já classificam. No momento, ainda vivo por causa do mandato que tem, Josinaldo talvez já comece a enxergar o início do fim de uma carreira vitoriosa que teve, dos tempos áureos quando era tratado como um grande cacique, da sua capacidade de mexer as pedras do jogo quando queria e como queria.

Sem comando e visibilidade, ele deixou de ser protagonista em um universo de estrelas, para ser conduzido pelos menos instruídos dos atores. Mas, como a vida é de escolhas, ele agora pouco a pouco, assim como muitos que não souberam valorizar o que tinham, caminha para o completo anonimato político, do jeito que alguns de seus atuais aliados e pares sonhavam....  

2 comentários: