O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera em todos os cenários simulados pelo Paraná Pesquisas para a corrida presidencial de 2026. É o que mostra um levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/10) e que ouviu 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 deste mês.
Embora o atual mandatário da República apareça numericamente em primeiro lugar, nos levantamentos de segundo turno ele empata tecnicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),que está inelegível, com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Para primeiro turno, o cenário 1 apresenta Lula com 37% da preferência do eleitorado, seguido por Jair Bolsonaro, com 31%. Na sequência aparecem: o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB), com 7,5%; o governador de Santa Catarina, Ratinho Júnior (PSD), com 6%, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4,7%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3,2%.
Neste caso, os que não sabem ou não opinaram equivalem a 4,8% e os entrevistados que afirmaram que não vão votar em nenhum dos nomes ou optarão pela opção branco ou nulo somam 5,8%.
No segundo cenário primeiro turno, Lula foi testado principalmente contra Michelle Bolsonaro. O presidente lidera com 37,3% e a ex-primeira-dama alcança 28%. Os demais posicionados são: Ratinho Júnior (8,5%), Ciro Gomes (8,2%), Ronaldo Caiado (4,2%) e Romeu Zema (2%). Os que não sabem em quem votar ou preferiram não opinar são 5,5% e o grupo dos que dizem que não votam em nenhuma das opções, vão votar em branco ou nulo soma 6,2%
Cenários 3 e 4
Contra o governador de São Paulo, Lula abre maior frente. O presidente da República, no cenário 3, alcança 37,4%, enquanto Tarcísio tem 22,3%. Ciro é o terceiro, com 9% e depois aparecem: Ratinho Júnior (8,1%), Romeu Zema (5,7%) e Caiado (4,1%). A soma dos entrevistados que dizem que não sabem ou não opinam é de 5,8%. Os outros 7,6% equivalem à soma dos que não vão votar em nenhum dos nomes propostos ou vão optar pelas opções branco e nulo.
O quarto e último cenário de primeiro turno é o que Lula abre a maior frente. O presidente tem 37,6% e o segundo colocado, Flávio Bolsonaro, tem 19,2%. Nesta hipótese, Ratinho Júnior tem a maior pontuação pessoal: 9,6%. Na sequência vêm: Ciro Gomes (8,9%), Romeu Zema (6,2%) e Caiado (4,8%).
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado do dia 21 a 24 de outubro em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais e o nível de confiança divulgado é de 95%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula empata tecnicamente com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio. Isto significa que, embora Lula apareça na dianteira, a diferença é inferior a 4,4 pontos percentuais, o limite da margem de erro. Contra Bolsonaro, Lula soma 44,9% ante 41,6% do adversário.
Os que dizem não saber em quem vão votar ou não opinaram são 5,7%. Já o grupo dos que não votariam em nenhum ou iriam escolher as opções branco ou nulo soma 7,7%.
Veja as demais simulações de segundo turno:
Lula x Michelle
- Lula: 44,7%.
- Michelle: 41,6%.
- Não sabe/não opinou: 5,5%.
- Nenhum/branco/nulo: 8,2%.
Lula x Tarcísio
- Lula: 44,9%.
- Tarcísio: 40,9%.
- Não sabe/não opinou: 6,2%.
- Nenhum/branco/nulo: 8%.
Lula x Flávio
- Lula: 46,7%.
- Flávio: 37%.
- Não sabe/não opinou: 5,8%.
- Nenhum/branco/nulo: 10,4%.
Contexto
O levantamento da Paraná Pesquisas tem resultado que segue a mesma linha de outros divulgados recentemente, confirmando Lula como líder de cenários de primeiro e segundo turnos para as eleições de 2026, a serem disputadas em outubro do próximo ano.
O levantamento é o primeiro divulgado após o presidente afirmar claramente, pela primeira vez, que vai concorrer à reeleição, pleito que pode lhe conferir o quarto mandato de presidente do Brasil. Informações do Metrópoles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário