A Polícia Federal, em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU), lançou na manhã desta quarta-feira (22/10) a Operação Santa Chaga para desarticular uma organização criminosa que desviaria verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
Dezessete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades maranhenses de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e na capital, São Luís.
Por determinação judicial, quatro agentes públicos foram afastados de suas funções na Prefeitura de São Benedito do Rio Preto: o prefeito Wallas Gonçalves Rocha, o Secretário de Educação, a Secretária-Adjunta de Educação e a Ordenadora de Despesas (tesoureira).
A investigação apura o desvio de recursos do FUNDEB para pessoas sem ligação com a área educacional, supostamente para compra de apoio eleitoral, além de repasses a empresas com indícios de irregularidades e a familiares de agentes políticos. Os suspeitos poderão ser indiciados por peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário