.

.
.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Justiça ameaça mandato de 38% dos governadores; Roseana Sarney na lista

Do blog do Luis Cardoso
Aproximadamente 38% dos governadores eleitos em outubro passado correm o risco de perder os mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles terão que se defender de acusações feitas por adversários políticos e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de, entre outros crimes, compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso ilegal dos meios de comunicação. Por enquanto, dos dez processos que chegaram à corte, somente três têm o trâmite mais adiantado. Mesmo assim, a expectativa para que cheguem ao plenário fica para o fim do segundo semestre.
Em 3 de março, o Congresso em Foco mostrou que seis governadores já enfrentavam recursos contra expedição de diploma (RCED) no TSE. Eram eles: Tião Viana (PT), do Acre; Omar Aziz (PMN), do Amazonas; Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais; Wilson Martins (PSB), do Piauí; Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, e Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins. Além deles, o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), já tinha perdido o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local, mas o TSE julgará também recurso.
Além dos que foram noticiados primeiramente pelo Congresso em Foco em março, somaram-se recursos apresentados contra a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB). Também chegou à corte superior um RCED contra o governador de Roraima. Com estes casos, a eleição passada supera os processos apresentados no pleito anterior.

Maranhão
Governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) enfrenta dois recursos contra expedição de diploma. Um foi apresentado pelo candidato ao Senado José Reinaldo Carneiro Tavares (PSB). O outro é do candidato a deputado estadual pelo PRTB José Maria da Silva Fontinele. No primeiro caso, a peemedebista é acusada de abuso de poder político e econômico, compra de votos e fraude. O outro recurso trata de uso indevido dos meios de comunicação.
De acordo com Tavares, a peemedebista assinou, somente em junho de 2010, 979 convênios com municípios. “Com desvio de finalidade, violação ao princípio da moralidade e ilegalidades, às vésperas do período eleitoral”, disse o candidato no recurso. No total, de acordo com o socialista, os acordos passaram dos R$ 400 milhões. Outra fraude, segundo o autor, foi a transferência voluntária de verbas do Fundo Estadual de Saúde aos fundos municipais de saúde, supostamente beneficiando prefeituras governadas pelos “aliados ou neo-aliados”.
Para o candidato derrotado ao Senado, ela deve ser cassada também por ter continuado a distribuir bens e benefícios em ano eleitoral. Tavares cita o programa social Viva Casa como exemplo de irregularidade. Ele e Fontinele apontam que, durante a campanha, houve ampla divulgação da candidatura da peemedebista, realizada sob forma de “publicidade institucional contendo expressão identificadora de sua administração e de sua pessoa, com a finalidade de captar ilicitamente o voto do eleitorado”.
Compra de votos
Já no caso de Teotônio Vilela, a coligação adversária pediu sua cassação sob o argumento de que ele teria comprado votos. A forma para cometer o suposto crime de captação ilícita de sufrágio foi a distribuição de combustível para aproximadamente 2,5 mil carros que participaram “da maior carreata da história de Maceió”. A coligação pediu ao TSE que solicitasse as provas colhidas pela Polícia Federal para comprovar as irregularidades.
Ao despachar, o ministro Arnaldo Versiani, relator do caso, pediu que a Superintendência da Polícia Federal de Alagoas informasse se foram instaurados inquéritos policiais e, caso positivo, se há alguma previsão para a conclusão desses inquéritos. Além disso, Versiani questionou à PF se eventual solicitação de cópia integral dos inquéritos implicaria embaraço ao curso das investigações.



8 comentários:

  1. PROMOTOR RECOMENDA A RETIRADA DO NOME DE ROSEANA SARNEY DE BEM PÚBLICO... EM BARRA DO CORDA.

    CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
    SOBRE A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO...
    ...EM BARRA DO CORDA.


    ENQUANTO ISSO EM URBANO SANTOS:


    18 DE JULHO DE 2010:
    PREFEITURA PROMOVE ROSEANA SARNEY, CANDIDATA A GOVERNADORA, USANDO DINHEIRO PÚBLICO E PRÉDIO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL:
    UMA AULA DE IMPROBIDADE!
    AQUI ESTÁ O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE NÓS PAGAMOS...

    ...FAZENDO PROMOÇÃO DE PESSOA VIVA,
    CANDIDATA A GOVERNADORA,
    EM PRÉDIO PÚBLICO.
    ====================================================

    25 DE JULHO DE 2009:
    NOME DE ROSEANA SARNEY DEVERÁ(DEVERIA) SAIR DA FACHADA DE ESCOLA MUNICIPAL EM URBANO SANTOS


    Devido à desobediência ao Artigo 37 da Constituição Federal, que veta a adoção de nomes de pessoas vivas em prédios públicos, o nome da Governadora Biônica Roseana Sarney, deverá sair da fachada do prédio municipal que abriga a Escola Dr. Magno Bacelar(que também é vivo).



    Outros prédios públicos, com nome de pessoas vivas, certamente também terão nomes mudados.
    ===================


    PROMOTOR EM URBANO SANTOS:


    HENRIQUE HELDER DE LIMA PINHO
    ====================

    ResponderExcluir
  2. "Justiça ameaça mandato de 38% dos governadores; Roseana Sarney na lista"
    e um ditador abnadab léda nos proximos dias teremos mais um rapineiro cassado kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O Jackson Lago, o Sarney jogou fora, pois quem manda no brasil é essa familia de banddidos. Quem vai tirar a filhinha do papai do poder? vai terminar em pizza

    ResponderExcluir
  4. Torçamos por uma rápida cassação do rapineiro Abnadab Léda e por um rápido julgamento do rapineiro Tema & Cia.

    ResponderExcluir
  5. Cassar filha de Sarney? Só no dia em que galinha ciscar pra frente.

    ResponderExcluir
  6. Cassar a filhinha de Sarney?! Só no dia em que galinha ciscar pra frente.

    ResponderExcluir
  7. ABNADAB LÉDA ALGUENM VAI MORRERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR OU SE LIVROU ,MARCELO CARVALHIDO JA DEU SEU VOTO CAI FORA BANDIDO>.............

    ResponderExcluir
  8. Dizem que ontem houve uma reunião politica uns caras que estao apoiando uma certa candidata que antes era rapineiras hoje eles estao dando apoio interesse pra entrar no bando geovany, joaton certamente pra prevenir um emprego pre filha depois da cassaçao do tal ditador , joão almy, quais são os votos que pretigio vocês tem aqui em tuntum ou em qualquer lugar? essa é boa do lado que eles estao sempre perde ñ é uma boa não viu?//

    ResponderExcluir