.

.
.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nenzim e empresário que constrói ‘elefante branco’ em Barra do Corda já foram denunciados pelo MPF

 por  

O prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), foi denunciado pelo Ministério Público Federal em 2007 junto com o empresário José Orlando Aquino, dono da Construtora Prediolar Locação de Veículos e Máquinas, e outras cinco pessoas acusadas desvio de recursos da prefeitura. Na época, José Aquino era proprietário da firma J.J. Comércio.
Neste sábado (25), o blog denunciou que a Prediolar constrói o Complexo Manoel Mariano de Sousa ao custo de R$ 8,419 milhões (reveja). O contrato da Prefeitura de Barra do Corda com a construtora foi celebrado em 2009 e somente agora publicado no Diário Oficial. A construtora já caiu na malha fina da CGU por conta de obras em Afonso Cunha. A acusação foi de inconsistência de seu endereço em 2008.
Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa não terá quadra poliesportiva coberta por falta de espaço
O complexo já é apelidado de “elefefante branco educacional” devido sua difícil administração. Terá quatro andares, dois elevadores, cerca de 70 salas e 3.600 alunos por turno. Apesar de todo esse gigantismo, não tem quadra poliesportiva coberta porque está sendo construído “espremido” entre várias residências.
Leia abaixo ou aqui a matéria produzida pela assessoria do Ministério Público Federal informando que o Tribunal Regional Federal, em Brasília, recebeu a denúncia contra Nenzim e os outros acusados.
MPF/MA: TRF-1 recebe denúncia contra prefeito de Barra do Corda
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, recebeu a denúncia contra Manoel Mariano de Souza, ex-prefeito de Barra do Corda (MA), e outras seis pessoas pelos crimes de desvio de recursos em proveito próprio e fraude em processo licitatório. O crime teria acontecido entre janeiro de 1997 e dezembro de 2000. A ação criminal foi proposta pelo Ministério Público Federal no Maranhão em fevereiro de 2004, nessa época o denunciado não era mais prefeito. Atualmente Manoel Mariano é prefeito de Barra do Corda.
Para o MPF, Manoel Mariano comandava todas as irregularidades denunciadas. O prefeito convidava empreiteiras para executar serviços para a prefeitura e determinava a montagem de procedimentos licitatórios, que na verdade não tinham qualquer competição. Com a ajuda dos empreiteiros contratados ilicitamente, desviava parte dos recursos federais em seu proveito  e de seus familiares. Permitia também que os contratados se locupletassem executando obras sem qualquer benefício para a coletividade, que culminaram em prejuízos para os cofres públicos.
Segundo o procurador da República Marco Aurélio Adão, o prefeito ainda se valia de notas fiscais falsas emitidas pelas empresas contratadas para forjar as suas prestações de contas, elaboradas com informações fictícias, e, dessa forma, encobria os desvios e os desperdícios de recursos públicos. Além disso, no projeto de trabalho elaborado para celebrar convênio com a União (Convênio 148/98, Ministério do Meio Ambiente), inseriu informações falsas para obter a liberação de recursos federais, ao final desperdiçados e desviados.
Os outros denunciados são: César Nobre Braga, ex-secretário municipal; Pedro Alberto Teles de Souza, filho do prefeito; José Lauro de Castro Moura, representante da empresa Enciza Engenharia Mecânica Ltda; Antônio Carlos Borges de Araújo, dono da empresa Hidrosonda Ltda; Jocymar Carvalho Lima, sócio da empresa Transamérica Empreendimentos e Construções Ltda; e José Orlando Rodrigues Aquino, responsável pela firma J.J. Comércio Construção e Perfuração Ltda.

4 comentários:

  1. O corpo docente do município de Tuntum prepara-se para uma jogada de mestre, tendo em vista que a categoria recebe o pior salário da região e que nos anos anteriores o executivo sempre se manteve na defensiva, não disponibilizando à categoria nem mesmo o reajuste proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), provocando o distanciamento entre os valores percebidos pelos profissionais de Tuntum e de outros municípios circunvizinhos.
    Para o ano letivo de 2012, o reajuste do MEC para o FUNDEB é de 21%. Índice que terá que ser repassado, retroativo a janeiro, para os professores dos estados e municípios. Caso o chefe do Executivo de Tuntum repasse apenas o índice proposto (21%), a discrepância entre o salário de nosso município de das demais cidades continuará a mesma. Nessa possibilidade, levado em consideração que 2012 é ano de eleições e que o atual prefeito pretende candidatar-se para permanecer no cargo, o corpo docente do município pretende colocar sal na moleira de Chico Cunha, cruzando os braços logo que iniciarem as aulas, pois pretendem não apenas o reajuste nacional, como também a equiparação dos salários com os demais profissional da região além de receberam os mais de 1.000.000,00 ( Um Milhão) referentes às sobras do FUNDEB do ano letivo de 2011, que segundo o informante do blog (o que tem cargo de segundo escalão na sede da prefeitura municipal) foram utilizadas em pagamento de transporte escolar e reformas. Nesse caso, pergunto: Os 60% do FUNDEB tem que serem utilizados exclusivamente para pagamento de Profissionais enquanto que os 40% para as demais despesas incluindo transporte escolar e reformas. Nesse caso, onde está a legalidade da administração de Tuntum?

    ResponderExcluir
  2. Deusimar,o predio é lindo e vai ficar melhor quando estiver funcionan
    do,só não pode é ficar colocando no-
    me de politico que ta governando tem
    uma léi que proibe esses tipos de
    exploração,pois o dinheiro é publico
    sendo assim,é contra a léi.
    Mas que o predio é bonito e é.
    Flusão.

    ResponderExcluir
  3. Foi aprovado o piso nacional para
    o ssalário de professores,que passou
    para R$1,451,00 reais,exijam o piso
    galera de professores,ja.
    Fui!!!

    ResponderExcluir
  4. http://poeraonanet.blogspot.com/2012/02/qual-e-o-verdadeiro-projeto-para-tuntum.html

    ResponderExcluir