.

.
.

sábado, 10 de março de 2012

OGX realiza audiência pública para esclarecer atividade de exploração de petróleo e gás no município


A OGX Maranhão, empresa de exploração de óleo e gás natural do grupo EBX realizou na tarde noite de ontem no prédio da Câmara Municipal audiência pública de caráter de esclarecimento sobre suas ações de exploração no município. A empresa no momento está se preparando para perfurar o poço do bloco-PN-T 85, localizado na fazenda Axixá, no povoado Creolí do Bina, distante cerca de 12 quilômetros da sede. Auxiliado por um projetor de imagem o assessor de comunicação da empresa pormenorizou o trabalho desenvolvido em toda Bacia Sedimentar do Parnaíba que compõe os estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Ceará e Bahia.

No estado a empresa está explorando 52 municípios, correspondente a 24.000 quilômetros quadrados, 8 dos 10 blocos leiloados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A primeira fase de pesquisas denominada sísmicas foi feita pela empresa Geo Radar que também detectou a possibilidade de existência de gás e petróleo na fazenda São Francisco, próxima ao povoado Capim, local que já está sendo preparado para perfuração. Nessa segunda fase, a de perfuração, segundo um engenheiro de petróleo da empresa, durará no máximo 60 dias, com média de profundidade de 1600 metros, após a conclusão aí é que se terá a certeza da existência dos minérios. De todos os poços já perfurados na bacia 70% tiveram aproveitamento positivo, exemplo para os campos de Gavião Real, que tem uma produção prevista para o segundo semestre de 2012 de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural e Gavião Azul, nos municípios de Capinzal e Santo Antonio dos Lopes.
A audiência também foi recheada de perguntas com respostas dos dois palestrantes, entre as feitas estava uma  sobre a geração de emprego nessa segunda fase, a resposta não foi nada agradável para todos os presentes. Segundo o assessor Sandro Moreti até o momento nessa fase é difícil o surgimento de muitos postos de trabalho, mas as possibilidades irão se ampliar na fase de produção. Além da geração de emprego a OGX Maranhão poderá deixar renda no município por meio de tributos como os royalties, ICMS e ISS. A expectativa agora é que realmente seja encontrado gás ou petróleo para que a chama do progresso bata a nossa porta com maiores perspectivas para as nossas esperanças se acenderem com um futuro mais promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário