.

.
.

sábado, 9 de dezembro de 2023

Fundef do estado do Maranhão: Comissão tem pressa para pagar professores

 

Na tarde desta segunda-feira (04), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de uma comissão especial, realizou a primeira reunião de planejamento para o rateio dos créditos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).

Na ordem de quase R$ 4 bilhões, 60% desse valor será pago em três parcelas – de 2024 a 2026 – para professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que exerciam função na educação básica da rede pública de ensino, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006. 

Já esclarecemos, em outras ocasiões, que os outros 40% serão convertidos em benefícios para a Educação do Estado, bem como a aquisição de veículos escolares, reforma e ampliação de escolas, construção de quadras poliesportivas e muito mais. Em relação aos 60%, a comissão vai dar celeridade ao planejamento, para que os pagamentos ocorram dentro do prazo previsto”, destacou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.

Os precatórios do Fundef, instituído em 1996, são oriundos de uma dívida da união com estados e municípios, no período que compreende os anos de 1998 a 2006. Essa primeira reunião foi para definir quem tem direito e como é que esse recurso vai chegar na conta do profissional do magistério.

“É importante citar que a comissão vai trabalhar para que dentro do prazo de três meses todo esse planejamento seja finalizado, com celeridade, para quando entrar 2024 o pagamento possa ser efetivado, sem demora, aos servidores que têm direito”, ressalta Ana Celeste Ericeira, presidente da Comissão para a Elaboração do Plano e Critérios de Rateio dos Créditos do Fundef. 

No encontro desta semana, ocorrido na última segunda (4),  além de representantes da Seduc, estiveram presentes membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

A próxima reunião de planejamento está prevista para acontecer no dia 11 de dezembro.

Um comentário:

  1. É uma injustiça muito grande com os demais servidores da educação, como, ag.adminiztrativo, apaga, merendeiras,!!!!, pois preferem gastar os 40% onde engloba esses servidores da educação, com carros, obras e desvios, do que pagar aqueles que dão sustentação na escola. O que seriam dos professores, se chegassem na escola e fossem limpar, cuidar do burocrático, e fazer a merenda dos alunos ????. É muita covardia com nós os administrativos, aosg e , vigias e merendeiras !!!

    ResponderExcluir