sexta-feira, 13 de abril de 2012

TRIBUTO AO FREI DIONISIO GUERRA – O CONSTRUTOR DO BEM


José Remy Alves e Silva  
Na década de setenta chega em Tuntum Frei Dionísio Guerra, de origem italiana.  Aquele sacerdote guerreiro, voluntarioso, intrépido, amigo, sonhador, empreendedor e um grande construtor. Abandonou o primeiro mundo para doar-se ao terceiro mundo com aquela vontade indômita de fazer o bem e assumir uma enorme responsabilidade como pastor de uma jurisdição que ultrapassava os limites geográficos do município de Tuntum, que ia de São Joaquim dos Melos a Santa Vitória para levar a palavra de Deus através da Bíblia, seja evangelizando as mulheres, homens e crianças, brancos e negros, ou levando um pouco de conforto, um pouco de esperança, visando melhor qualidade de vida para o seu rebanho numa época em que, não tínhamos estrada e o povo vivia num isolamento total, abandonado a própria sorte, as desobrigas por ele chamadas, eram feitas a lombo de animal uma maratona cansativa sem conforto nenhum, que só ele sabia cumprir com devotado amor ao próximo. E ele chegava aos recantos mais bucólicos onde a mão do Governo não alcançava, e inibia um processo que retirassem do isolamento espiritual e material as pessoas que viviam esquecidas fora da sede do município e os levasse rumo ao progresso e ao caminho da afirmação, do desenvolvimento, do exercício da cidadania e da fé cristã.

A obra de Frei Dionísio está consagrada não apenas na nossa MAJESTOSA Igreja que foi por ele concluída, mas também na visão pastoral combinada com a gestão social, como também no seu vigoroso empreendedorismo. Na visão revolucionária concebeu meios de implantar a escola PAROQUIAL plantando a semente do saber que acendeu a chama multiplicadora da alfabetização até o ensino médio, construiu oficina (prédio das obras sociais) para instruir mulheres jovens e adultas dando-lhes domesticidade quanto a: corte-costura, bordados, crochê, confeitaria, serigrafia etc. E, ainda, para toda comunidade jovem montou uma escola de datilografia “uma coqueluche na época, era como se hoje você tivesse fazendo curso de informática adentrando ao mundo virtual e acessando as redes sociais”.
Igreja Matriz
 Além disso, Frei Dionísio construiu um convento e deu início ao noviciando abrigando jovens que tinham vocação eclesiástica e pedagógica para ministrarem aulas na escola paroquial e orientar seu jovem rebanho dentro dos preceitos da doutrina cristã, e aos sábados à tarde a igreja ficava repleta, fervilhava de crianças (os moleques) e ele tratava a todos de modo inteligente e sensível e dava início à catequese com a força motriz que ele possuía cantarolando as musicas “Jesus Cristo” de Roberto Carlos e o “Homem de Nazaré” de Antônio Marcus, com certeza impulsionado pelo o Espírito Santo. O incansável sacerdote não parava, cuidava de sua pocilga, aviário, adorava o hortifrutigranjeiro, distribuía os produtos de sua horta.  Tinha e conservava um belo pomar e, atire a primeira pedra quem de meus contemporâneos nunca lhe furtou de boa féuma uva, manga, tomate, laranja lima, goiaba etc.
Frei Dionísio sonhou, idealizou e construiu. Trabalhando de forma tenaz instala uma oficina mecânica com tornearia e serviço de lanternagem que ficava a cargo do Meia Noite  ( o Meia Noite era o Chefe de sua oficina e foi também o melhor zagueiro que           Tuntum já teve), trouxe da Itália um caminhão de marca Detroit (esse veículo foi usado na 2ª guerra  mundial, era rústico fabricado todo de ferro, tracionado um verdadeiro trator), que foi apelidado carinhosamente de “MODRONGO”, esse veículo  era utilizado nas desobrigas, pelas freiras, religiosas(os) e pela juventude tuntuense transportando a banda os Dinâmicos da qual eu fui crooner (na década de 70 a igreja tinha uma banda musical chamada de OS DINÂMICOS, os membros Renatinho, Natan, Geovany, None, Sinhará, Múmia, Elimar,  Meia Noite e outros que me falha a memória, até por que a banda não tinha uma formação fixa e nós estudávamos em São Luís tocávamos em bailinhos e trajávamos um visual Hippie, cabelos longos, barba etc.), e o “MODRONGO” também servia para os passeios de final de semana, jogos de futebol nas cidades circunvizinhas e  nos famosos piqueniques que eram realizados pelos açudes do Gerardo Uruçu, Abelardo, Manoel Valente, Zé da Mata e até banhos de rio em Barra do Corda.
O incansável construtor não dava descanso para ele mesmo, abre uma fábrica de cerâmica e começa a fabricar piso mosaico cerâmico, combogó e tijolos, com isso muda em Tuntum a cultura das construções de casa com adobe cru e os velhos ladrilhos. E não para por aí, passa a fabricar móveis tanto para a população como para as igrejas católicas e evangélicas e residências do complexo que faziam parte de sua paróquia. O predestinado eleito de Deus, com certeza, analisou a juventude tuntuense e viu a sua carência na área da cultura, esporte e lazer, inaugurando um cinema “O CANEQUINHO, esse espaço cultural foi batizado com esse nome devido em Tuntum já existir uma sala de cinema com o nome CANECÃO, e aí a moçada aproveitou a deixa, e o denominou carinhosamente com esse nome, vale ressaltar que o preço dos ingressos era bem acessível, o nosso Pároco era um visionário e pensava em tudo” e assim chegando ao nosso PRINCIPADO a sétima arte, esse espaço por ele criado era também transformado em teatro para encenação de peças teatrais principalmente de cunho Bíblico Religioso. Após esses feitos funda o JAPREC – Juventude Associativa Paroquial Recreativa Esportiva e Cultural, que era nosso clube, nosso espaço “dance” na época da jovem guarda e ali dançávamos ao som do Rei Roberto Carlos, Jerry Adriane, Martinha, Paulo Sergio, Erasmo Carlos, Fevers, Renato e seus Blue Caps, Antônio Marcus, Vanusa, Wanderléya, Incríveis, Pholhas, Beatles, Pink Floyd, Rolling Stone e Bob Dylan  etc. Antes da criação desse clube os bailes eram realizados nas residências do Gerardo Uruçu, Anfiloquio, Tônico Coletor, Tônico Saraiva, nos colégios Bandeirante, Comercial e no auditório do Município que ficava onde hoje é a Prefeitura Municipal, após o Edino funda o clube dos 200 e o Hosmy Carvalho funda boate Laguna.     
Frei Dionísio era de um dinamismo contagiante! Construiu em Tuntum o estádio Dom Adolfo Bossi hoje desativado, uma pena! Na sua sagração eu o vi eufórico entregando aquele monumento majestoso para a juventude, e ali, naquele palco esportivo eu vi os craques Tuntuenses construírem belíssimas jogadas a exemplo, do Elimar, Tema, Raimundinho, Meia Noite, Pé de Ouro, Tucá, Chico Cunha, Piudo, Aroaldo, Neco e Dedé do Leor, Serra Grande, Chiquinho Sertão, Chico Engole, Mirulão, João do Ozano, Raimundo e César Saraiva,  Zeca Firme e Roberval e até eu fiz algumas firulas, lembra Wagno Lobão?! E que viesse os times de São Luís, Teresina, Caxias, Codó e Imperatriz e quem não tem saudade de ter assistido um jogo sentado ao lado do Frei Dionísio tendo próximo, o João Velho, Mudim, Júlio Dantas, Seu Dodô, Chico Batista, Mestre Riba, Mestre Elias, Dêjinha entre outras figuraças do nosso torrão Tupiniquim, comandada pelos técnicos Rogerão, Almir Lacerda e Aquiles, isso tudo, em um 31 de agosto com a praça, o estádio e as ruas fervilhando de gente, vaqueiros vestidos a rigor com Gibão de couro e tudo que tem direito, inclusive cheios da manguaça, e a bola rolava na cadencia do SOM irradiado pelos amplificadores, boca de ferro da nossa MAJESTOSA igreja (nossa Igreja é uma das mais belas do Brasil, pena que hoje não é mais a mesma, foi DESCARACTERIZADA por dentro, ferindo a memória de Frei Pedro Jorge, Frei Felix e Frei Liberato, homens que tiveram a inspiração divina para ornamentar seu interior com gravuras de passagem bíblica, sua frente está cercada com grades metálica tem-se a impressão de que o nosso templo sagrado está SEGREGADO aos fiéis, o que não ocorria em épocas  anteriores, enquanto  isso outras religiões  ficam com as portas de seus templos aberto 24 horas,  é uma pena!), tocando   “TRISTE PARTIDA” cantarolando assim “... Meu Deus, meu Deus, setembro chegou outubro e novembro, já estamos em dezembro meu Deus, que é de nós, meu Deus, meu Deus assim fala o pobre do seco Nordeste com medo da peste da fome feroz AI, ai, ai, ai ...”  musica  de Luiz Gonzaga o Rei do Baião, TEMA oficial dos Festejos de São Raimundo Nonato que foi escolhida e  imortalizada nos corações e na memória dos Tuntunenses pelo nosso brioso sacerdote.
Frei Dionísio, no sentido espiritual e paternal, todos o tivemos como Pai ou como Avô, pela gratidão e pela imensidão do amor tão grande que lhe devotamos e que fica para sempre, posto que, derivado do reflexo das bênçãos que Frei Dionísio nos legou, pessoas como ele jamais morrerão, enquanto o ser humano cultivar a virtude da gratidão para reverenciar os espíritos generosos, que nos deixaram exemplos dignificantes, a partir de um trabalho hercúleo, bem fecundo, que traduziu a Mão de Deus, enviando um anjo, na figura exemplar de Frei Dionísio, para nos ajudar a sermos melhores cidadãos, cristãos mais virtuosos, pessoas mais felizes, esperançosas e realizadas. O Santo Padre nos deixou o legado de bom cristão e amor ao próximo, suas lições de vida nos enobreceram e hoje atuando na milícia CELESTIAL lá em cima é nosso embaixador, nosso zeloso guardador e que o vosso espírito de bondade nos conduza pelo caminho da retidão nos abençoando todos os dias. Santo Padre infinita graças vos damos Luz Divina e fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos profundos dos corações tuntuense os tornando dóceis e fiel ao Criador. Rogai por nós Frei Dionísio. A BENÇÃO GUERREIRO DE DEUS. 

José Remy é historiador, escritor e administrador da Infraero em Tabatinga-Am.  

OBS: os comentários sem identificação não serão publicados







16 comentários:

  1. BOA LEMBRAÇA,PORQUE OS BLOGUEOROS DE
    T2,NÃO SEGUEM ESTA LINHA DE INFORMAÇ-
    ÃO QUE ESTE EXCELENTE NARRADOR DE HISTÓRIAS ÉPICAS REMY,NÓS CONTA.
    PARABÉNS REMY,POR ESTAS BELAS HISTÓRIAS.
    SUCUPIRA.

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo e Ir.'. Remy! Mais uma vez usas da leveza dos teus conhecimentos, e presenteia o povo de Tuntum com esta belíssima dedicação em homenagem ao nosso sempre querido e saudoso Frei Dionísio Guerra. Quem dera que todos tivessem o bom senso e passasse a escrever os legados destas figuras ilustres, que, ao tempo foram os pivores para o desenvolvimento cultural, intelectual, espiritual e econômico da nossa querida cidade de Tuntum. Sobremaneira, atestas genuinamente que, nada mais saudável e legítimo relembrar da importância que cada um tem em todos os seguimentos da sociedade. Falar de Frei Dionísio, é dificílimo, pois tudo que pudermos aderir como bons adjetivos ao mesmo, é pouco, mas, recordo que quando garoto pelos anos de 71 a 75frequentava muito a igreja e pude compartilhar os seus ensinamentos, pois eu era um dos COROINHAS "ACÓLITO" ajudando nas missas e fazendo desobriga nos povoados de Tuntum, isto, em costas de animais pois naquela época veículo motorizado era coisa de outro mundo. Bem, dessa forma e de uma maneira bem peculiar, rogo ao GADU que o nosso frei Dionísio esteja ao lado do pai celestial e a voce meu querido Ir.'. Remy, que DEUS ilumine os seus caminhos, guiando vc e sua familia na senda da paz. Um TFA.'. Valeu a matéria.

    ResponderExcluir
  3. UMA HOMENAGEM A ESSE GRANDE HOMEM DE DEUS, ME EMOCIONA, PQ ELE FEZ A DIFERENÇA E COMPÕE A HISTORIA DE NOSSA TERRA "TUNTUM". CERTAMENTE SUBIU AO CÉU E SE ADENTROU PELA PORTA DA FRENTE, COMO ESTA ESCRITO N PALAVRA DE DEUS! FEZ UMA MISSÃO COM NOBREZA E PLANTOU ARVORES FRUTIFERAS QUE HOJE SE COLHE PELAS FAMILIAS Q FORAM EVANGELIZADAS, ACONSELHADAS, DISCIPLINAS E CONSOLADAS PELO NOBRE SACERDOTE QUE FEZ SUA MISSÃO COM AMOR E DEDICAÇÃO. LEMBRO-ME PRE-ADOLESCENTE ,TINHA UM POUCO DE TEMOR POR ELE, PQ TINHA PULSO FORTE E NÃO DAVA MOLE COM A SUA OUSADIA ESPIRITUAL E MATERIAL. MEUS APLAUSOS A DEUS POR TER COLOCADO EM NOSSA CIDADE UMA ALMA TÃO BEM ESCOLHIDA PARA FAZER A SUA MISSÃO COM ÊXITO!!! PARABENS AO REMY,MEU IRMÃO, PELA A INSPIRAÇÃO DE RELEMBRAR PESSOAS Q MERECEM NOSSOS APLAUSOS. NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizar o Blog e o Remy pela belisima cronica, quando moravamos em Tuntum, sempre que o Frei Dionisio viha de Jeep pela rua do sertao parava para coumprimentar meu pai, apesar de ser tambem um pastor evagelizador de outro seguimento religioso, mas havia o respeito, grande homem, homenagem merecidissima.

    Eleiber

    ResponderExcluir
  5. Nossa mano adorei, até porque eu não vivenciei essa época e não tinha o conhecimento de toda a história do querido Frei Dionísio Guerra. Justina da Mata.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lindo! Me sinto profundamente emocionada, por um momento, revivi muitas coisas do passado. Tempo bom que parece um sonho ou um conto desses filmes que a gente assiste. Lembro com muitas saudades do Frei Dionísio, ele sempre chamava a minha mãe de mãezinha santa, ainda lembro ela fazendo seus deliciosos pudins e o do Frei Dionísio estava sempre ali, eu levava com tanto carinho, ele agradecia e como sempre me dava bombons, Padre igual nunca mais. Parabéns Remy muito bonito a sua grande homenagem ao nosso eterno guerreiro Frei Dionísio Guerra...
    NILDE VAZ

    ResponderExcluir
  7. É muito bom esses seus relatos e homenagens meu tio, para muitos, é uma forma de conhecer como começou a iniciação da urbanização da nossa cidade, assim como cultura e tudo mais. Muito bonito a dedicação e obra feita pelo o Frei Dionísio Guerra, eu mesma filha de Tuntum não sabia de tais relatos, ao mesmo de porque o Centro Ambulatório receber tamanha homenagem, com o nome do mesmo. Att: Anna Karolinny Brasil

    ResponderExcluir
  8. Jôyna M A M F da MATA14 de abril de 2012 às 23:36

    Linda e merecida a homenagem! É um resgate do passado desse lindo ser iluminado e guiado por Deus - Frei Dionísio Guerra. Fatos importantes como esses(sobre a história de Tuntum)jamais poderiam cair no esquecimento. Há muitas histórias mencionadas que eu desconhecia. Todos os jovens deveriam ler esses artigos. Tem que haver uma maior propagação dessa coluna. Ainda cheguei a conhecer o "Mondrongo". Inclusive, até hoje pronuncio essa palavra... Parabéns, Remy! Você fez muita gente viajar(sentir, até mesmo, uma nostalgia). Conseguiu com destreza, inteligência e sensibilidade, desenvolver uma narrativa tão emocionate! É uma espécie de "viagem" que nos conduz a dialética. É algo transcendental que invade as nossas almas...Um grande abraço! Jôyna da Mata - Brasília/DF.

    ResponderExcluir
  9. Jôyna M A M F da MATA14 de abril de 2012 às 23:42

    Linda e merecida a homenagem! É um resgate do passado desse lindo ser iluminado e guiado por Deus - Frei Dionísio Guerra. Fatos importantes como esses(sobre a história de Tuntum)jamais poderiam cair no esquecimento. Todos os jovens deveriam ler esses artigos. Tem que haver uma maior propagação dessa coluna. Ainda cheguei a conhecer o "Mondrongo". Inclusive, até hoje pronuncio essa palavra... Parabéns, Remy! Você fez muita gente viajar(sentir, até mesmo, uma nostalgia). Conseguiu com destreza, inteligência e sensibilidade, desenvolver uma narrativa tão emocionate! É uma espécie de "viagem" que nos conduz a dialética. É algo transcendental que invade as nossas almas...Um grande abraço! Jôyna da Mata - Brasília/DF.

    ResponderExcluir
  10. Viajei, revivi e depois de muito tempo fora de Tuntum de cima me deu saudade, ligue pra meus amigos foi tomar um porre lebrando da minha terra, do nosso padre e dos feestejos.
    Reys - made in Tuntum de cima

    ResponderExcluir
  11. Valeu Remy, velhos tempos BELOS DIAS!
    Você não citou nossas travessuras na Escola Paroquial São Raimundo Nonato e nosso lanche (merenda) levado pelo Sr. Getúlio (o troço), e o ALFININ vendido pela Sra. Carmozina. Jurany da Mata, Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  12. Jôyna M A M F da MATA15 de abril de 2012 às 14:12

    EMOCIONANTE...emocionante...

    ResponderExcluir
  13. Recordo da Escola Paroquial e de seus professores: Berenice, Nilzinha, Marina, Aparecida, Albaniza, Irmã Dulce e Irmã Dagoberta. Na minha passagem por esta escola tava na mesma bagagem da mesma classe: Zé Gurgueia, Chico Engole, Geime, Paulinho Andrade e muitos outros que já não relembro mais. Abraços a todos aqueles que ainda estão nesta terra.

    ResponderExcluir
  14. Boas Lembranças.
    Frei Dionísio.
    Apesar de ter levado broncas por subir no muro do campo (estádio) nos dias de jogos.
    Ajudei muito como coroinha e também meu irmão.
    Lembro de uma missa na madrugada, só eu ajudei.
    Lembranças também da irmã Inês, frei João de Deus, frei Inocêncio (sempre com um dicionário, eu acho...) e da Neuzinha.
    E a primeira comunhão?
    E quando vejo a foto?
    Nery Lima



    Lembro de uma missa na madrugada, só eu ajudei a celebrar a missa.
    Lembranças também da irmã Inês, frei João de Deus, frei Inocêncio e também da Neuzinha.
    E a primeira comunhão?
    E quando vejo a foto?

    ResponderExcluir