.

.
.

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de aleluia e o mundo inteiro celebra a ressureição de Cristo

De olho em Grajaú
Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.


O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril, e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.

Antes de 1970, no sábado de aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

Em Jerusalém, 7 abr (EFE).- Milhares de peregrinos e cristãos locais celebraram em Jerusalém o Sábado de Aleluia, com cerimônias centradas em torno da basílica do Santo Sepulcro, na Cidade Antiga cercada por muros.

Os atos começaram na primeira hora da manhã com uma vigília pascal na igreja, onde centenas oraram e lembraram a crucificação de Jesus, um dia antes da ressurreição.

Nesta tarde, uma procissão solene entrará no Santo Sepulcro, que abrigará também uma oração noturna diante do local onde, segundo a tradição cristã, ficou há mais de 2 mil anos o túmulo de Jesus.

Depois da meia-noite, será realizada a Liturgia das Horas, que será oficiada pelo custódio dos locais cristãos na Terra Santa, o frei franciscano Pierbattista Pizzaballa.

Na Basílica da Anunciação, em Nazaré haverá neste sábado uma vigília solene e será rezada à tarde a missa da ressurreição.
Em Jerusalém, os católicos marcarão neste domingo a ressurreição no Santo Sepulcro, com uma missa dirigida pelo patriarca latino, Fouad Twal, e uma procissão.

O último ato pascal ocorrerá na segunda-feira na aldeia palestina a 11 quilômetros de Jerusalém, onde frades franciscanos, custódios dos Santos Lugares há 800 anos, lembrarão a aparição de Jesus diante dos discípulos de Emaús.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário