.

.
.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Secretaria de Saúde de Tuntum realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde.



Mais de 200 pessoas participaram hoje, no período da manhã, da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Tuntum, ocorrida  no auditório da própria Secretaria. O tema central motivador do debate foi: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro.

O evento mobilizou diretamente a participação de todos órgãos, segmentos e profissionais da área de saúde pública do município. Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito Dr. Tema, o secretario de Saúde Rawlley Tavares, o juiz da comarca, Edmílson da Costa Lima, o presidente da Câmara, Nélson Almeida, a primeira dama Daniela Jadão Cunha, o gestor regional em saúde, Orlando Pinto e secretários Municipais.

O gestor regional em saúde, o médico Orlando Pinto, deu créditos a conferência acreditando que o momento seria de debates para a construção de boas propostas e deliberações a serem cumpridas pela gestão em saúde local. Ele ainda destacou a abertura do centro de imagem como um avanço para a saúde da região, apesar do estado ainda não ter colocando em funcionamento, mas que irá acontecer. Orlando enalteceu o bom trabalho de saúde desenvolvido pelos Agentes de Saúde e Endemias "É uma classe que é fundamental no momento em que nós estamos vivendo no nosso país, na nossa saúde, que sãos os Agentes de Endemias e os Agentes de Saúde. Eles são a base da atenção primária da saúde de nosso povo", disse.

Como convidado especial, o juiz Edmílson da Costa Lima, muito comedido em suas palavras, discorreu um pouco sobre as leis que asseguram o atendimento em saúde pública, destacando o artigo 196 da Constituição Federal que garante o acesso igualitário a todos.
O prefeito Dr. Tema como médico e profundo conhecedor da saúde do município, explanou sobre a importância que a atenção primária tem dentro do contexto da saúde pública, pedindo que os debates também se concentrassem na atenção primária.  Ele discorreu na sua fala, também, sobre a medicina de ponta, ressaltando que o Centro de Imagem está perto de oferecer parte desses benefícios, principalmente as mulheres. O prefeito ainda falou sobre a nova regionalização da saúde, que segundo ele irá discutir a redistribuição dos recursos da saúde por região. Ele defende a ideia da regionalização de centros de qualidade em locais estratégicos, distribuídos em todo o estado. Como exemplo, ele citou o Hospital Regional de urgência e emergência, o Socorrão, que atende os pacientes da região.

No decorrer da abertura houve uma bonita apresentação de um grupo da terceira idade que demonstrou os caminhos de como se viver de forma saudável. Terminado o protocolo de abertura, todos os envolvidos passaram a discutir os problemas pertinentes e as soluções para fomentar um novo modelo de ação em todo o conjunto da saúde do município.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário