.

.
.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Aniversário de Tuntum é festejado pelo povo com apoio da Igreja Católica

Por Djalma Rodrigues

Tema na festa 1tema na festa 2Tema na festa 3desfile tuntum 1desfile tuntum 2desfile tuntum 3desfile tuntum 4multidão na praça
Padre Edmilson destacou a ação do prefeito Tema
Padre Edmilson destacou a ação do prefeito Tema
 
Uma missa campal e a apresentação do cantor católico Davidson Silva, do Rio de Janeiro, marcaram  o início das festividades pelo transcurso dos 60 anos da cidade de Tuntum,  completados no último sábado (12). Este ano, as comemorações foram iniciadas no dia anterior, por conta da ativa participação da Igreja Católica.
O padre Edmilson Ferreira Lima disse ao blogue, que “esta é a primeira vez que a Igreja Católica tem intensa participação na festa do aniversário da cidade. E isso é muito bom, porque mostra o grau de sensibilidade do prefeito Cleomar Tema, que vem dando espaço para a gente e inclusive já disse que teremos reuniões periódicas, para discutirmos a cidade”, acentuou.
DESFILE
  Um dos pontos alto da festa de Tuntum este ano foi o desfile estudantil,  também em referência ao Dia da Independência do Brasil.  Com o tema abordando a leitura, o desfile emocionou a todos os que compareceram à Praça da Matriz, fazendo homenagem a diversos escritores brasileiros.
De acordo com o secretário de Educação, Antonio dos Reis Barros Teixeira destacou que participaram do evento, 15 escolas do perímetro urbano, da zona rural,  escolas da rede estadual, CAPS e APAE,  com algo em torno de 1.500 estudantes, com performances que atraíram  a atenção do grande público.
O secretário disse que a Educação de Tuntum tem saldo positivo neste primeiro ano de administração, graças ao empenho do prefeito Cleomar Tema.
Bastante emocionado, o prefeito Tema destacou que: “ Esta foi a festa mais bonita do aniversário da cidade. Apesar da crise econômica que assola o país, a criatividade tuntuense falou mais alto e conseguimos realizar esse belo evento”, assinalou.
Tema salientou ainda que  “ a festa é da cidade, mas o presente, quem ganha é o povo”. Ele  enumerou avanços nas áreas da Saúde, da Educação e foi mais além:  “O governador Flávio Dino esteve recentemente em Tuntum, e presenteou  nossa cidade, com a assinatura da ordem de serviço para a implementação de 10 quilômetros de asfalto, garantindo ainda, para este ano, a troca de duas pontes de madeira por pontes de concreto. Anunciou, também, que até novembro, o Centro de Imagem estará em pleno funcionamento. Este é um grande presente para os tuntuenses”, disse o prefeito.
Para a primeira dama, Daniella  Cunha, a cidade de Tuntum é abençoada, é bonita, bem localizada, tem um povo ordeiro, trabalhador e receptivo. “ O País enfrenta uma grave crise, que atinge estados e municípios e  Tuntum não poderia ficar ileso. Estamos sentindo os efeitos dessa crise e buscando soluções. Mas hoje é dia de festa e temos muito o que mostrar”, afirmou.
Na concepção do vice-prefeito Ciro Ricardo, a administração do prefeito Tema é altamente positiva, mesmo com a crise que vem provocando quedas de receitas de transferências, e impedindo investimentos. Ele frisou que a criatividade do prefeito Tema vem estabelecendo um equilíbrio o que evita problemas maiores, como os enfrentados por outros municípios.
SAÚDE
Quem festejou em dose dupla o aniversário da cidade foi o secretário de Saúde, Rawley Tavares, que  será contemplado com o prêmio Dr. Carlos Chagas, do Instituto Premium Brasil, em decorrência dos serviços prestados à frente da Secretaria Municipal de Saúde.
O prêmio é uma homenagem aos 50 melhores secretários municipais da pasta em todo o território nacional, e será entregue durante o XII Congresso Brasileiro de Saúde Pública, que acontecerá de 24 a 27 de setembro na Costa do Sauípe, no Litoral Norte baiano.
O titular da  Saúde tuntuense creditou a premiação às diretrizes traçadas pelo prefeito Cleomar Tema. “Ele é o responsável por este destaque, porque sempre adotou a saúde como uma de suas prioridades em suas administrações anteriores e  na atual”, salientou.
Na festa pelos 60 anos de Tuntum, o esporte não foi esquecido e a Prefeitura organizou um torneio em comemoração à data. A equipe do Atalanta foi a campeão.
A noite do último dia 12 foi de muito brilho na Praça São Francisco, com a  apresentação dos dois talentosos artistas. O tuntuense Misael Teixeira e a renomada cantora Mara Pavanelli.

Um comentário:

  1. Esse post é uma tentativa de abafar os comentários do Frei Leonardo Trotta, detonando o besteirol do Tema.

    Ah, Lobão! Em 2008, no período pré convenções eleitorais, quando tu eras defensor da candidatura do Chico Cunha à reeleição, esse mesmo Djalma Rodrigues vivia te chamando de analfabeto. Fez isso várias vezes no blog dele.

    ResponderExcluir