.

.
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A agricultura em boas mãos!

Surpreendentemente bateu a porta de minha casa, hoje a noite, o senhor Cláudio Donisete Azevedo, secretário de Agricultura do Governo do Estado, presidente do Sebrae-Ma e esposo da senhora Ana Isabel Silva, ex-vice prefeita de Tuntum. Fiquei espantado com a inusitada visita que pra mim foi uma honraria sem igual receber um cidadão do seu quilate. A nobre visita foi uma cortesia do conceituado homem publico ao teimoso dublê de jornalista, que na verdade não esperava tanta gentileza. O secretário veio simplesmente conversar, interagir e falar um pouco da sua árdua missão de ter de conduzir briosamente a emblemática secretária de Agricultura com seu nanico orçamento. A princípio ele me confessou que havia passado toda a tarde vistoriando as condições físicas da Barragem do Rio Flores, localizada no município de Joselândia, a pedido da governadora Roseana Sarney que está preocupada com o seu estado de abandono. Ele me disse que a situação é preocupante carecendo de reparos emergenciais, principalmente na plataforma e nas comportas que já não funcionam como antes. ‘Deusimar, a situação é precária e o pior é que nós, no momento, só temos a disponibilidade de 700 mil reais, dinheiro insuficiente, mas já estamos trabalhando para adquirir mais’, afirmou. A Barragem do Rio Flores foi construída na década de 1980 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs).

Falando de sua pasta, afirmou que pretende desenvolver muitos projetos para qualificar a vida do pequeno e médio produtor rural, ressaltando a importância do fortalecimento da piscicultura na área da barragem com o repovoamento de suas águas com novas espécies de peixes, como por exemplo, o tucunaré. ‘Esse projeto nós queremos desenvolver e o tucunaré é uma das espécies que poderá ser utilizada, logo porque ele é um peixe que pode combater a piranha e ainda atraí turistas em períodos de pesca’, disse. Cláudio também sonha em criar projetos de irrigação dentro dos nossos limites. A captação de água da barragem por meio de dutos para solucionar de vez o crônico problema da falta de água, para ele, é outro projeto que merecerá sua atenção. Segundo ele a palavra mágica é a organização por meio de projetos a serem encaminhados ao Governo Federal, sem eles não há viabilidade para a aquisição de recursos.

Ele me acrescentou que também pretende desenvolver ações de capacitação profissional por meio do Sebrae em parceria com o município trazendo cursos de formação e qualificação de mão de obra. ‘Eu ainda vou sentar com o prefeito Chico Cunha para juntos conversarmos sobre essas propostas para o município’, assim falou. O nosso diálogo, presenciado pelo seu cunhado Idaspe Sebastião Silva, foi frutífero pra eu compreender e aprender um pouco mais. Durante esses cerca de vinte minutos, período que se estendeu a conversa vi em sua pessoa um homem preparado, preocupado e comprometido com os seus ideais. Francamente eu acredito em seu potencial e na sua vontade de querer fazer algo por Tuntum, terra que cada dia lhe cativa selando um vitorioso pacto de união.



19 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. oh caba de sorte esse idaspe, antes o tema agora o claudio !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso está cheirando a camapanha política.
    Toma cuidado povo de Tuntum, pois Os Sarneys e a Isabel preocupados com a agricultura, ou mundo está se acabando ou relamente será o melhor governo da vida dela.
    Se cuida Tuntum!

    Em breve o grupo WikiLeaks vai entrar em ação contra diplomacia mentirosa que existe nessa cidade.

    ResponderExcluir
  4. TUNTUNENSES: ESTÁVAMOS PRECISANDO DE PESSOAS COMO CLAUDIO AZEVEDO À FRENTE DE TÃO GRANDIOSA SECRETARIA DE ESTADO. ACREDITO PIAMENTE QUE TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO MARANHÃO E PRINCIPALMENTE A NOSSA TUTUM, SERÃO CONTEMPLADAS COM RECURSOS PARA AUMENTAR O CELEIRO DE GRÃOS, QUALIFICAR O REBANDO BOVINO E MELHORAR O IDH "ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO" DOS NOSSOS CORRELIGIONÁRIOS. ESTAMOS DE PARABÉNS.

    ALEXANDRADE ANDRADE 100% URUÇÚ

    ResponderExcluir
  5. São realmente sonhos louváveis os do Secretário. Digo sonhos, uma vez que o orçamento disponibilizado para sua pasta não viabiliza nem a estrutura básica de seu funcionamento. Infelizmente nosso Estado tem carecido de bons governantes que ponham em prática suas promessas. As estradas do maranhão, por exemplo, são uma piada nacional. Não há sinalização, não há conservação, nem acostamento. Mas voltando ao assunto dos pequenos produtores rurais, esses homens e mulheres tão machucados pelas más administrações necessitam de mobilização e organização, para entenderem a diferença entre prometer e fazer.
    Parabéns pela iniciativa de discutir esse assunto !!!!
    Fábia de Kássia Mendes Viana Buenos Aires

    ResponderExcluir
  6. deusimar você não ver que quem fala mal de você é o professor A. N. e sua mulher, eles morrem de inveja de você outro dia ela tava te defamando dizendo absurdos, só inveja, até se você quiser provas eu tenho mais não liga não pois o Tuntum te conhece e sabe do teu caráter. eles falam de todo mundo como a professora susana que ela morre de inveja só por que ela cresce, do rauley e muita gente que faz que cresce. ela e ele deve estar morrendo por que o cláudio azevedo foi te visitar. ele é um coitado só faz o que a mulher quer como dominado. as amisades dela deixaram só por falsidade inclusive a isabel a salete nem afamilia dela gosta dela

    ResponderExcluir
  7. Sr. Alexandre Andrade 100 Uruçu, não conheço você e não tenho interesse algum em argumentar contra seu posicionamento referente ao Secretário Claudio, porém me causou espanto, para não falar estranhesa a sua seguinte colocação: "... E MELHORAR O IDH "ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO" DOS NOSSOS CORRELIGIONÁRIOS". Só seus correligionário têm esse direito? Ou será se você quiz dizer uma coisa, porém usou a palavra errada?
    Mais uma vez ressalto que minha inferência se deu pelo fato de não ter ficado claro sua colocação quando restringe a seus "CORRELIGIONÁRIOS" um desenvolvimento humano que é medido pelo índice IDH. Foi uma ironia ou foi emprego errado da palavra "CORRELIGIONÁRIOS"?

    ResponderExcluir
  8. Os comentarios do rapaz que se entitula 100% Uruçu é simplesmente ridiculo... sem noçao e conhecimento de causa...

    ResponderExcluir
  9. MUITOS EM TUNTUM PASSAM FOME, O IDH DE TUNTUM E UM DOS MAIS BAIXOS DO MARANHÃO, FONTE IBGE! ALGUNS QUE FAZEM FACULDADE PARTICULAR EM SÃO LUIS, QUE SE DERUBAR UMA CADEIRA TA DENTRO DA SALA DE AULA, SE ACHA EM FALAR BESTEIRAS!VAI ESTUDAR VAGABUNDO!E LER MAIS...IDH DE TUNTUM E UMA BOSTA DESCULPE O TERMO INCLUSIVE NA AREA RURAL...E NINGUÉM MUDA ISSO...PASSOU ELEIÇÃO O POVO ESQUECE O POVO DO ALTO SERTÃO SEMPRE FOI ASSIM, MAIS ISTO IRÁ MUDAR, SOU MAIS O POVÃO DO QUE ESSES FALSOS RICOS DE TUNTUM QUE NÃO TEM BOSTA NENHUMA E FICA SE AMOSTRANDO..

    ResponderExcluir
  10. ESSE MOÇO 100% URUCU AGORA TA NO PE DO OUTRO CUNHADO.OH POVO BESTA ESSES MENINOS KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Inveja é um sentimento terrivel, orem para melhorar o coraçãozinho podre de vocês. Deusimar acho você um profissional 10, continue com a sua simpatia e jornalismo.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  12. É Lobão meu velho amigo, como disse um outro amigo seu em um comentário, quem fala de ti realmente é um certo professorzinho que literalmente é pequeno em tudo, no tamanho, de mente, ou seja um mané manobrado pela mulher, uma inútil, imprestável e desocupada que passa pela vida somente babando e lambendo ricos, o que eles tem de grande é a inveja e o despeito de pessoas que realmente aparecem através do trabalho e da competência humana e profissional, como você,Rawley, profª Suzana, Marcelo da Caema que por sinal é sobrinho dela e a mesma o odeia,e outros que causam desconforto e despeito neles, pura inveja, liga não, vc é ótimo profissional e excelente ser humano! um grande de um amigo que te adimira muito!!!

    ResponderExcluir
  13. AO RECLAMANTE DO COMENTÁRIO "ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS NOSSOS CORRELIGIONÁRIOS": VEJA BEM, ENTENDO QUE CORRELIGIONÁRIOS, CONTERRÂNEOS E PATRIARCAS, SÃO PALAVRAS ABRANGENTES E ENGLOBA TODA UMA COMUNIDADE, CIDADE OU NAÇÃO. DESSA FORMA ME DESCULPE OS LEITORES SE NÃO FUI BEM CLARO NAS MINHAS COLOCAÇÕES. QUERO DE PRONTO RATIFICAR QUE É IMPORTANTE COBRARMOS SEMPRE DOS NOSSOS GOVERNANTES CONSTITUIDOS PARA TAIS FINS, MELHORAS DE VIDAS, CONDIÇÕES DIGNAS DE SAUDE, EDUCAÇÃO E OUTROS SEGUIMENTOS HUMANOS PRINCIPALMENTE AOS MENOS FAVORECIDOS, OS NOSSOS SERTANEJOS DA GEMA, LAVRADORES, E OUTROS LABOROSOS QUE HABITAM A ZONA RURAL. PARTINDO DESSA PREMISSA, TEREMOS UM BOM "IDH". QUANTO A QUESTÃO "NÃO LHE CONHEÇO" REALMENTE O LEITOR TEM RAZÃO E PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMAS INFORMAÇÕES A MEU RESPEITO: ALEXANDRE ANDRADE, NASC EM TUNTUM AOS 20 DE NOV DE 1959 NA RESIDÊNCIA DO MEU AVÔ, À AV. FREI ANICETO Nº 219 EM FRENTE A PÇA PAULO ANDRADE, FILHO DE ROCILDA ANDRADE E FRANCISCO URUÇÚ, TIVE QUE SAIR DE TUNTUM EM 1979 POR MOTIVOS DE TRABALHO, PASSEI 30 ANOS NA CEMAR E DE LÁ SAI APOSENTADO, DEVO ESTAR RETORNANDO PARA MINHA TERRA NATAL AGORA PELO MES DE JULHO/2011. SOU FÃ DO BLOGUEIRO LOBÃO, PELA SUA INICIATIVA DE LEVAR A NOSSA QUERIDA TUNTUM POR TODOS OS ARREBALDES DO MUNDO COM IMPARCIALIDADE, E, TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS SÃO PERSONALIZADOS, PORQUE ENTENDO QUE, O ANONIMATO É UMA FORMA DE ATACAR O PRÓXIMO SEM SER ARGUMENTADO, E, TODOS TEM QUE TER O DIREITO DA AMPLA E CONTRADITÓRIA DEFESA. MEU E-MAIL: urucubebidas@bol.com.br
    MUITO AGRADECIDO.

    ALEXANDRE ANDRADE 100% URUÇÚ

    ResponderExcluir
  14. Oi Lobão, Deus abençoe o Sr. Claudio azevedo nesta empreitada, ele é uma ótima pessoa e com certeza tem tudo de bom p/ Tuntum, invejosos a parte tudo há de dar certo!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Povo querido de Tuntum nao podemos perder a esperanca. Eu tive o previlegio de conversar com o irmao do criador do projeto da barragem do rio Flores (Deputado Eurico Ribeiro), e o mesmo me disse que a barragem foi criada com varios fins, a principal finalidade foi impedir as enchentes nas cidades do medio mearim, outra muito importante foi incetivar a agricultura de irrigacao nos municipios que se localizam na sua area de influência. Com relacao a ultima finalidade o nosso municipio e privilegiado, porque obtem 60% da barragem em suas terras,ou seja, temos uma riqueza enorme dentro do nosso municipio e infelismente não temos incentivos para utiliza-la. E a aproximacao do Secretario de Agricultura do Estado com o nosso municipio pode nos ajudar bastante tanto na psicultura como na agricultura de irrigacao. A barragem que e o mais importante nos temos, os incentivos para produzir e gerar empregos a Secretaria de Agricultura pode nos fornecer... No entanto nao vamos perder as esperancas, vamos dar um voto de confianca no Secretario Claudio Azevedo e esperar sua atitude com relacao a barragem do Rio flores.
    FABRICIO COELHO

    ResponderExcluir
  16. 100% Uruçu. Quando se escreve em letras versais, em blogs, mensagens eletrônicas, é por que se está enfurecido.
    Note em seu comentário que o Brasil é um país, jamais nação. ok

    ResponderExcluir
  17. Caro Lobão,
    Prá quem não conhece o Alexandre é bom dizer que, este cidadão filho de Tuntum é um ótimo amigo, camarada de todas as horas e acima de tudo vem de uma tradicional família de noss terra. Antes de se fazer qualquer comentário maldoso do Alexandre é bom que se conheça o seu passado e aí então, com certeza, os comentários serão feitos recheados de elogios.
    Um abraço,
    Ronald Torres

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber o que a familia andrade e uruçu fez de mal para a familia cunha?
    Independente se o senhor prefeito faz ou não beneficios para o povo de tuntum, não queremos saber!
    a D. ana izabel fez as tripa coração p ajuda na politica do chico cunha!!!
    Sabe o que falta? é sabedoria p diferencia politica e filhos de tuntum, gente! politica é passageiro, todos se criaram pertos, essa difamação e brigas é absurdo!
    O que a gente precisa é rever nossos sentimentos.
    Vejo absurdos que o povo fala e nem é verdade, colocando familias para ponto de encontro.
    Vamos pensar em um municipio melhor, se o prefeito faz ou não, esta acabando, e temos que tentar ajuda-lo, se não for positivo, ja esta chegando no final.
    seja cunha, andrade, moreira... na proxima politica, mas que o povo não sofra mais.
    vamos para de fica falando mal das pessoas e pedir ao senhor Jesus que ilumine nosso tuntum.
    esse é o grande problema de tuntum, maldade e fuxico demais.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. muito bem editado o ultimo comentário...
    realmente meu caro(a) vc disse tudo do bom e de melhor...
    parabénssssss

    "MISTER M"

    ResponderExcluir