sexta-feira, 6 de maio de 2011

Em primeira mão: STJ decide pelo juri popular do filho do prefeito de Barra do Corda

Pistoleiro diz que foi contratado por deputado e pai-prefeito para matar líder dos sem-teto.

 
Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim.
por Luis Cardoso 
O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, decidiu pelo juri popular do empresário Pedro Alberto Teles Sousa, pelo crime que teve como vítima Miguel Pereira Araújo, o Miguelzinho.
O pistoleiro autor do assassinato, Moisés Alexandre Oliveira, que se encontra preso, prestou depoimento e revelou que foi contratado pelo deputado Rigo Teles e pelo prefeito Manoel Mariano de Sousa, Nenzim, pai de Pedro Alberto Teles, para matar o líder de sem-teto de Barra do Corda.
Ainda em depoimento, o pistoleiro confessou que o dinheiro pelo crime praticado foi entregue pelo empresário Pedro Teles.
O blog havia antecipado, no mês de março, que um pistoleiro havia relevado ter recebido dinheiro do filho do prefeito de Barra do Corda para assassinar o camponês.







 

18 comentários:

  1. TÁ CHEGANDO O DIA DO RIGO TELES - E AGORA ALAN NOLETO, VC BOTA A CARA A TAPAS?????

    cal - tuntum

    ResponderExcluir
  2. o povo de barra do corda vcs tao de parabens porque vai ter o juri popular de filho do prefeito de barra do cordaque madou matar o sem teto...

    ResponderExcluir
  3. Eita! Na Barra do Corda todo mundo sabe disso, mas não pode falar por medo de morrer como o finado Miguelzinho, sim pq o que o vice prefeito falou em vídeo é a pura verdade, o povo daquela cidade vive aterrorizado por medo do poderoso chefão e seus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz tu anda muito interessado em divulgar notícias contra a família Teles.

    Por que não noticia os crimes que ocorrem aqui quase todos os dias? Por exemplo, os tiros na casa do juiz. Atentado que todo mundo já sabe quem foi o executor e o mandante.

    Já percebi que tu morre de medo da família do mandante.

    ResponderExcluir
  5. reve dos educadores públicos estaduais continua

    Profissionais da rede estadual de educação de São Luís decidem manter a greve que completa 70 dias nesta segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (06), com participação maciça dos educadores, que lotaram o auditório do Convento das Mercês.

    A categoria rejeitou a redação da proposta do governo do Estado apresentada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINPROESEMMA), que para eles, não assegurava compromisso com os encaminhamentos acertados em duas reuniões realizadas entre o sindicato e representantes do governo.

    Nas reuniões o governo propôs uma mesa permanente para negociar avanços para a educação, como o Estatuto do Educador, mediante a suspensão da greve, e implantar o piso salarial 30 dias após a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal, que julgou a constitucionalidade da Lei do piso. Diante disso, os trabalhadores pediram que o governo atendesse pelo menos cinco pontos emergenciais para que a categoria encerrasse a greve.

    Além de reafirmar a cobrança do Estatuto do Educador e do pagamento do piso salarial, os trabalhadores cobraram que os professores em greve devolvidos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como punição do governo, retornassem para as suas escolas de origem; que os cortes de pontos fossem retirados; que os valores descontados nos salários fossem devolvidos aos trabalhadores; que a punição ao sindicato, com multa diária de R$ 50 mil fosse retirada, com a suspensão do processo contra a greve; e que o governo repassasse aos salários da categoria, sem reajuste há dois anos, o percentual obrigatório de reajuste anual do Fundeb, que este ano é em torno de 15%.

    O governo concordou com apenas quatro dos cinco pontos, ficando pendente o reajuste salarial. O sindicato pediu que o governo apresentasse formalmente a proposta à categoria. “O documento que chegou veio defeituoso”, resumiu o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, para explicar que a proposta formalizada do governo não garante efetivamente nenhum compromisso.

    Segundo o presidente, a flexão que os trabalhadores fizeram, cobrando do governo, nesse momento imediato, apenas cinco pontos fundamentais para encerrar o movimento grevista, diante de uma pauta de 22 reivindicações, “foi pura vontade e desejo de resolver o impasse”.

    Segundo Júlio Pinheiro, no documento apresentado ao sindicato, o governo diz que irá pagar o piso salarial, mas não diz de que forma será pago; diz que vai rever, sem garantia, a questão do retorno dos professores às suas escolas de origem; diz que vai avaliar a questão dos descontos e dos cortes de ponto, mas não define datas. “Esse documento, pela sua forma e seu conteúdo, escamoteia as questões e não atende aos pleitos da categoria”.

    Para os trabalhadores o documento, pela sua redação, deixa margem para que o governo não cumpra os compromissos acertados verbalmente nas reuniões. Foi para o resguardo de garantias que o SINPROESEMMA solicitou que o governo formalizasse os acordos acertados.

    ResponderExcluir
  6. AFASTAMENTO
    O promotor de Justiça Henrique Helder Pinho informou que já teve acesso ao relatório da fiscalização da Controladoria Geral da União, realizada em Urbano Santos, e que, diante da comprovação das irregularidades levantadas, já dispõe de elementos suficientes para pedir à Justiça o afastamento cautelar do prefeito Abnadab Léda.
    Eleito em 2008 para o terceiro mandato, Léda teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público de Urbano Santos, por ter as contas de mandatos anteriores rejeitadas. A ação, que corre no Tribunal Superior Eleitoral, já teve parecer do MP favorável ao indeferimento do registro de sua candidatura.

    ResponderExcluir
  7. Veja abaixo mais detalhes do relatório da CGU
    publicados neste Blogue em postagens em 2010:
    101 IRREGULARIDADES ENCONTRADAS NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE ABNADAB LÉDA.

    RELATÓRIO DA CGU (CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO) DESCOBRE 101 IRREGULARIDADES NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE ABNADAB LÉDA, OS REPASSES FEDERAIS ATINGEM R$ 27.424.410,30.

    PREFEITURA DE URBANO SANTOS APRESENTOU GASTO DE 44 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL, PAGOS COM RECURSOS DA EDUCAÇÃO EM 2009, QUANDO EM 2009 NÃO HOUVE TRANSPORTE ESCOLAR! UM ROMBO DE 109 MIL REAIS.

    ResponderExcluir
  8. CARA AMIGO DEUSIMAR LOBÃO ....
    GOSTARIA DE LHE INFORMA QUE NEM TODAS AS SECRETARIA ESTÃO EN DIAS, POIS A DA SAUDE AMANHÃ DIA 10/05/2011
    FAZ DOIS MESES QUE OS NOVOS CONCURSADOS DA ANTIGA SUCAN NÃO RECEBEM E NEM TEM PREVIZÃO DE RECEBER E TAMBEM OS CONTRATADOS DA MESMA SECRETARIA DO HOSPITAL FREI DIONISIO GUERRA TB ESTA SEM RECEBR DEZ DE DEZEMBRO DE 2010..
    ISSO É UMA VERGONHA ....ASS: ZAQUEU PESSOA

    ResponderExcluir
  9. mperatriz: Multidão estudantil sai às ruas em apoio à greve.

    O movimento começou às 7 horas em frente a escola Graça Aranha, onde o gestor regional de Educação tentou pessoalmente impedir o movimento batendo boca com professores e chamando-os de irresponsáveis como costuma fazer. As imagens abaixo mostram o seu fracasso, ao invés de seguir um "carrega malas" da família Sarney desde a época da ditadura militar os estudantes seguiram seus mestres numa aula imensurável de cidadania.

    Estudantes das escolas Raimudo Soares, Urbano Rocha, Santa Rita de Cássia, Amaral Raposo, Nascimento de Moraes, Edison Lobão e Dorgival Pinheiro de Sousa se juntaram numa só voz em apoio aos professores e em repúdio ao governo Roseana Sarney.

    No seu percurso o movimento passou pela Unidade Regional de Educação, centro comercial na rua Getúlio Vargas, parou em frente ao estabelecimento comercial da família do deputado Léo Cunha onde os manifestantes denunciaram a traição do parlamentar à cidade e ao povo.

    Seguindo pela rua Alagoas parou em frente à ótica de propriedade do deputado Antônio de Pádua onde se repetiram as falas de repugnância à prática política de demagogia,poder econômico e abandono das necessidades da população. "Ao invés de falar e agir pelo povo, doutor Pádua se esconde "em baixo da saia" de Roseana Sarney" numa hora dessas", afirmou um professor indignado.

    MIRANTE

    Ainda na rua Alagoas os estudantes e professoes pararam em frente ao Sistema Mirante de Comunicação. Aos gritos e palavras de ordem repudiaram a manipulação de informações sobre a greve feita pela TV de propriedade de José Sarney e comandada pelo seu filho Fernando Sarney, investigado pela Polícia Federal como suspeito de comandar uma quadrilha do crime organizado no país.

    ResponderExcluir
  10. Os crimes da Barra não são mais interessantes dos q acontecem em Tuntum, vc não escreveu una linha sobre os tiros que o TATA pegou e é pq o Tata cresceu com vc, so por causa de politica, grande consideração vc tem por ele e sua familia...ACHO QUE SE FALASSE IA TER QUE FALAR DO TEMA

    ResponderExcluir
  11. Sindicato envia resposta de rejeição à proposta do governo

    O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) encaminhou nesta segunda-feira (9), ao governo do Estado, o resultado da assembleia regional de São Luís, ocorrida na última sexta-feira (6), quando os trabalhadores da rede estadual de educação rejeitaram, por unanimidade, a proposta do governo apresentada oficialmente ao sindicato para encerrar o movimento grevista.


    A categoria decidiu manter a greve porque considera vago o conteúdo da proposta, sem definições de prazos e sem afirmação clara de compromissos. Em um dos pontos, por exemplo, com relação ao remanejamento de professores, que foram devolvidos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como punição pela adesão à greve, o governo diz que “admite rever o remanejamento dos professores que foram deslocados dos seus postos de trabalho, desde que essa prática não signifique mais prejuízos para os alunos e para o calendário escolar”. “A redação, como está, não garante o compromisso de retorno dos professores devolvidos às suas escolas de origem”, explicou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.


    Na resposta do Sinproesemma, além de informar o resultado da assembleia, o sindicato, mais uma vez, solicita que o governo seja mais afirmativo na sua proposta, definindo, inclusive, datas para o cumprimento das ações previstas no documento, que inclui ainda a reposição dos descontos nos salários dos professores, aprovação e implantação do Estatuto do Educador, a desistência da ação judicial para extinguir a multa imputada ao sindicato pelos dias parados e o pagamento do piso salarial.


    Com relação ao piso, o governo propõe no documento “colocar em prática o piso salarial determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias após o STF emitir o acórdão da sua decisão”, porém, segundo a direção do sindicato, é necessário dizer de que forma se dará essa prática, pois os professores têm salários definidos em uma tabela com 25 níveis salariais e eles querem saber se todos os níveis serão considerados e receberão o reajuste de acordo com o piso e se não haverá cortes de direitos já adquiridos pela categoria, na nova tabela. O estado do Maranhão é um dos poucos do Brasil onde os professores não possuem Plano de Carreiras.


    No ponto em que trata sobre o Estatuto do Educador, o governo diz que “ratifica o compromisso de implantar o Estatuto do Magistério, buscando adequá-lo à nova realidade estabelecida pelo novo piso salarial da categoria, encaminhando-o à Assembléia Legislativa do Estado”, mas não especifica prazo para essa implantação e nem para o envio à Assembléia. O novo Estatuto do Educador entrou em debate há cerca de dois anos, entre o governo e trabalhadores, e há mais de um ano a categoria espera que o documento seja encaminhado à AL para aprovação. Diante desse histórico, os educadores exigem definição de prazos.

    Se houver uma nova redação para a proposta, o documento será submetido novamente à avaliação em assembléia e o sindicato se mantém aberto ao diálogo com o governo. Por enquanto, os trabalhadores continuam em greve e revezando-se em acampamento permanente na Seduc, protesto que já dura 15 dias.

    Dia de Paralisação Nacional


    Nesta quarta-feira, 11 de maio, os trabalhadores de educação do Maranhão se integram às atividades do Dia de Paralisação Nacional em prol da educação pública brasileira. Uma grande caminhada marcará a data, em São Luís, saindo da Igreja São Francisco, na Avenida Castelo Branco, até o Palácio dos Leões. O Sinproesemma convida todos os educadores, estudantes e seus pais, e a sociedade em geral para o evento, cuja concentração inicia às 15h.

    ResponderExcluir
  12. Há uma clima de perseguição contra os professores da Rede Estadual de Educação do Maranhão de Tuntum comandados pelo Gestor José Benones e diretoras locais. Já se ventila nas próximas horas o retorno a greve caso se confirme novos descontos no contra-cheque de maio. O último contra-cheque trouxe descontos de até 100% dos salários em Tuntum. Segundo informações vindas de São Luís já há um movimento, solicitando a saída do gestor e de todas diretoras indicadas pelo ex-prefeito Pires Léda em Tuntum.

    ResponderExcluir
  13. Ei cara por que tu mesmo não bota fora o que sabe fica com piadas de muleque deixa o Lobão fora, tu come da panela do Rigo, tem mesmo e que defender. tu é burro ou o que! não viu que quem fez a materia foi o Luis Cardoso

    ResponderExcluir
  14. Um ‘repórter’ do Dr. Pêta se encontrava em um conhecido Café de shopping da cidade, quando presenciou este diálogo entre dois ‘togados’ da capital:

    – Você tem acompanhado essa história dos tiros no portão da casa de nosso colega de Tuntum?

    – Tenho.

    – O cara não já foi identificado e preso? Por que esse ‘bafafá’ todo?

    – Porque o padre que será um dos próximos chefes é padrinho de nosso colega e vai aproveitar este fato para fazê-lo juiz corregedor, mesmo ele sendo de entrância intermediaria.

    – Mas não pode!

    – Pode..., tudo pode! Que ver como pode? Nossa colega recém chegada do interior, em detrimento dos mais antigos, está como DG do nosso Fórum!!! É ‘afilhada’ de ‘Titan’! Então, pode. Assim como pode ela permanecer no cargo fazendo confusão com todo mundo, até com a OAB. Então pode.

    – Será?

    – Anota e me fala disso em dezembro.

    ResponderExcluir
  15. Muita gente passando fome e outros jogando comida fora. Basta mensurar o pederio econômico dessa turma. Mas como diz o ditado, "Quem atira com pólvora alheia não mede distância" E como eles sabem atirar... Se sabe? Moçada! cuidado que a JUSTUÇA ela tarda mais termina chegando e ai o PAU quebra outra vez.

    Chico Bento
    Altamira

    ResponderExcluir
  16. Sobre a prisão do Orleans tu não fala nada, né?!

    ResponderExcluir
  17. O QUE O ALAN TEM A VER COM PROBLEMAS DO RIGO? O ALAN É UM RAPAZ SERIO, HONESTO E TRABALHADOR... TÚ DEVE SER UM INVEJOSO QUE NÃO CONSEGUE CHEGAR ONDE ELE CHEGOU. TÚ DEVE SER UM DOS BAB~~OES DESSA QUADRILHA QUE SE IINSTALOU EM TUNTUM TEMA, ORLEANS E CIA...

    ResponderExcluir
  18. esse rfapaqz do ultimo comentario naosab nem q diz sab nem q e quadrilha ti toca cobra derrotado

    ResponderExcluir