segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama anuncia morte de Bin Laden

Do blog do Décio Sá
São Paulo – Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo (1º), o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, e disse que o corpo dele está com os Estados Unidos.
Obama disse ainda que a operação só foi bem sucedida devido a ajuda do governo do Paquistão, que facilitou que as equipes encontrassem o esconderijo do terrorista. “Esse é um dia histórico para as duas nações”, disse Obama. “Finalmente, na última semana, eu determinei que nós tínhamos informações suficientes para agir”, completou.

Neste domingo, segundo o presidente, foi dada a ordem para que uma equipe de soldados dos EUA capturasse o líder terrorista. Obama afirmou que nenhum americano foi ferido na operação, ocorrida na cidade de Abbottabad, no Paquistão. “Depois de troca de tiros, eles mataram Osama Bin Laden e tomaram seu corpo sob custódia”, afirmou Obama.


Segundo o presidente americano, a captura de Bin Laden foi um dos maiores trunfos de seu governo. Ele revelou ter determinado ao diretor da CIA (agência de inteligência americana) que tornasse a captura de Bin Laden uma prioridade.
Após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, Obama disse que capturar o terrorista era prioritário. “Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a Justiça foi feita”, disse Obama.
Centenas de pessoas estão concentradas na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar com gritos de alegria e mensagens patrióticas a morte. Seguram bandeiras, cantam o hino nacional e bradam “USA”.
Perfil

O obscuro ex-colaborador da CIA tornou-se sinônimo de terrorismo na década. Engenheiro civil, é um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden.

Osama bin Laden iniciou sua carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas. Criou a Al Qaeda (a base, em árabe) em 1998 e no mesmo ano mostrou seu cartão de visitas explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.
Em 2001 veio sua ação mais espetacular, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Virou alvo número um dos Estados Unidos, procurado vivo ou morto. Esteve por trás, ou serviu de inspiração, para ataques em países tão diversos como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia.
Suas mensagens mobilizam radicais pelo mundo todo. Sua ação mudou a forma como se faz guerra, como se protegem liberdades e como se inspecionam bagagens.



Nota: post ampliado à 1h30.

2 comentários:

  1. caro Deusimar essa foto que vc postou do Osama é uma montagem muito barata.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem aos professores

    Você está do lado da governadora “Rosengana” ou da educação de qualidade que toda sociedade clama?
    De um lado, temos um governo cruel, que quer a sangria do seu povo e que não respeita a educação do nosso estado. Um governo que recebe Zezé de Camargo e Luciano, mas não recebe os educadores do estado. Um governo que recebe 90 milhões de reais para ajudar as famílias carentes atingidas pelas enchentes e some com o dinheiro. Um governo que, durante as eleições, prometeu 72 hospitais e uma revolução na educação, mas nunca entregou nenhum hospital e não respeita os professore. Enfim, está instalado no Maranhão (mais uma vez) um governo de mentiras, desmandos e truculência.
    Do outro lado, temos uma classe de trabalhadores que luta por uma educação de qualidade, por um estado mais justo, mais desenvolvido, mais humano. Trabalhadores da educação que desenvolvem suas atividades em péssimas condições de trabalho, com estruturas físicas das escolas sucateadas, com turmas superlotadas e outros tantos obstáculos que enfrentamos no dia a dia.
    Você, professor, só pode escolher um dos lados. Estamos há mais de 60 dias em greve, travando uma luta acirrada com este governo e só vamos ganhar se nos mantivermos unidos. Se voltarmos agora para sala de aula, sem nossas reivindicações atendidas, vamos voltar humilhados e massacrados. Não podemos nos amedrontar, a essa altura da guerra. Se você voltar para sala de aula agora, estará escolhendo o lado do governo.


    Sejamos firmes em nossas lutas e objetivos
    A greve continua!!!

    Professores de Itapecuru-MA

    ResponderExcluir