.

.
.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

ANÁLISE: os pré-candidatos do grupo do prefeito Dr. Tema


O ano de 2019 mal iniciou e os bastidores da política tuntunense começam a esquentar com a movimentação de seus pretensos pré-candidatos e seus apoiadores. Esses são os primeiros sinais, há menos dois anos do pleito eleitoral, de que a disputa pela cabeça da chapa ganhará contornos imagináveis, logo porque há um número de pretendentes bem maior em relação as eleições anteriores, havendo uma possibilidade muito grande, assim como ocorreu no passado, de que a voz do povo é que pesará na decisão de escolha. Em face disso, alguns já estão no campo mostrando seus atributos políticos e até prestando favores.
Em conformidade com as vozes que vêm das ruas, retransmitida pelos grupos ligados a cada postulante, a relação que dificilmente sofrerá alterações, é a seguinte: Antonio dos Reis, Ciro Ricardo, Dida Tio Luís, Maurício Seabra e Dr. Pablo.
Antonio dos Reis: É inegável a enorme contribuição que o professor Antonio dos Reis deu a educação de Tuntum como secretário de Educação. Com sua peculiar sinceridade e caráter inquestionável, ele geriu de forma exemplar a estrutura da educação do município durante 8 anos. Seu legado administrativo hoje o credencia a está entre os que postulam a única vaga de candidato do grupo. Ao seu favor pesa o círculo de amizades que têm com as principais figuras do grupo e o grande séquito formado por profissionais em educação, que inclusive ainda hoje sentem saudades do seu trabalho. Diante do quadro e da concorrência, caso queira realmente participar diretamente do processo, ele precisa ser mais popular e divulgar mais o seu nome. Dos Reis pode não ser o favorito, mas para o grupo é uma carta na manga.
Ciro Ricardo: O filho do ex-prefeito Hélio Araújo, Ciro Ricardo, que vem ocupando o cargo de vice-prefeito nas duas últimas gestões, é um nome bastante forte e tem reais possibilidades de ser futuramente chancelado candidato do grupo. Alguns fatores sopram ao seu favor como a boa aceitação popular, fidelidade ao grupo, bom trânsito em todas correntes políticas, além de sua peculiar simpatia. O também funcionário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) há anos que vêm demonstrando sua disposição em concorrer ao executivo municipal. Sua forte ligação com a juventude é outro ponto que pavimenta ainda mais sua caminhada. Com o mesmo pensamento dos demais, Ciro já vem se movimentando e deixando cada vez mais claro que está mais do que vivo na 'disputa'. Sua aceitação diante do grupo é boa, mas era para estar melhor se estivesse despertado mais cedo.     
Dida Tio Luís: Há muito tempo que é público o interesse do maior empresário de Tuntum, um dos maiores da região, em chegar ao posto maior do município. Quando indagado sobre o tema, ele não desconversa e demonstra sua genuína vontade de participar diretamente da disputa, já classificada como acirrada em razão da forte competição. Em seu favor, Tio Luís, como é comumente chamado, tem várias qualificações, entre elas uma rejeição quase que zero, além de sua organização profissional, sucesso no campo empresarial e cumpridor de compromissos, experiências que podem ser levadas para a administração pública.  No momento para se tornar mais forte, Dida precisa ser mais popular, receita que parece estar seguindo com visitas diárias à população e constantes aparições em público. Em suma, ele é um pré-candidato em potencial. 
Maurício Seabra: O secretário de Finanças e Saúde tem o sangue da política nas veias. O sobrinho do prefeito Dr. Tema, o maior prefeito da história de Tuntum, tem em suas mãos uma  grande chance para concorrer ao palácio municipal caso queira abraçar de corpo e alma o projeto. Além do grau de parentesco, sua afinidade com o prefeito é muito próxima, o que pode gerar maior facilidade política, principalmente no contato direto com o povo. Depois que assumiu a secretária de Finanças, Seabra tem se notabilizado pelo empenho dado ao seu trabalho, até agora considerado como positivo no gerenciamento dos recursos. Na pasta da Saúde, segundo servidores, sua permanência também é positiva, inclusive com o pagamento em dia dos funcionários. Assim como cada pré-candidato tem um obstáculo a ser superado, ele precisa ganhar mais folego se aproximando do povo para aumentar mais o seu capital político.
Dr. Pablo: O jovem médico, neto de Antonio Joaquim da Cunha, sobrinho do ex-prefeito Chico Cunha, também tem o gene da política. No pouco tempo que está em Tuntum desempenhando sua profissão, Dr. Pablo já tem arregimentado centenas de amigos, tudo por conta de seu afinado carisma e o tratamento dispensado aos seus pacientes. A postura profissional que vem tomando se assemelha com a do prefeito Dr. Tema no início da década de 1980, caminho que o alçou politicamente. Muito atencioso e preocupado em resolver os problemas de saúde de todos que lhe procuram, não há hora específica e nem falta de tempo para ele, a atenção é sempre a mesma, em alguns casos doando até medicamentos. Essas atitudes de comportamento vêm fazendo com que seu nome seja conhecido quase que nos quatro cantos do município, tornando seu projeto de chegar um dia a prefeitura cada vez mais real. Se a escolha do candidato do grupo se der por pesquisa de opinião, há quem diga que ele tem chances concretas de estar entre os três primeiros colocados.
As análises individuais aqui transcritas não representam pontualmente o pensamento de todos, expõe tão somente a visão do titular do blog do Lobão, podendo sofrer alterações de acordo com o passar dos dias e o propósito de cada um por meio das atitudes tomadas. Aqui ressalto, que o devido grupo tem um plantel de postulantes como nunca teve, personagens de vida pública e particular conceituada, todos com uma perfeita condição e capacidade moral exigida pelo cargo, condizente também com os anseios da população. Diante das condições que serão impostas pelo processo de escolha, ou seja, a vontade popular, todos estão dentro do mesmo nível e perfil, podendo se sobressair aquele que mais fizer nesse intervalo de tempo para convencer o povo de suas qualidades e aptidões.

OBS: a análise foi feita por ordem alfabética   

     

2 comentários: