.

.
.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

LUTO: Adauto Brasil parte deixando uma exemplar história de vida

 


O barra-cordense Adalto Leite Brasil, tuntuense por adoção há 67 anos, partiu desta vida na noite de ontem (19), em São Luís, capital, onde estava internado há vários dias, deixando um legado de homem de bem e exemplar pai de família. Seus 90 anos de vida pode ser narrado em contextos sociais distintos, momentos de muita luta e trabalho para superar os inúmeros obstáculos que encontrou, a começar pela morte da mãe quando tinha 7 anos de idade, tendo que passar uma rápida temporada com a avó paterna. 


Com o destino indefinido foi morar em São Luís, mas logo insatisfeito com a vida que levava, aos 12 anos, corajosamente decidiu fugir de casa e procurar seu próprio destino. Nessa aventura conseguiu arrumar emprego e passou a trabalhar e estudar, vivendo assim de forma independente, mesmo tendo que ser perseverante. Aos 15 anos regressou para Barra do Corda, onde conseguiu trabalho no interior do município, precisamente no povoado Axixa, para posteriormente ser promovido para gerenciar uma loja da mesma empresa no povoado Anapurus. 


Como do povoado Anapurus para Tuntum não era tão distante, Adauto Brasil, já com 21 anos, passou a frequentar a cidade, ocasião em que conheceu sua alma gêmea, Zezila Borges (in memorian). A paixão incendiou tanto seu coração por Zezila que resolveu pedi-la em casamento, fato que veio a ocorrer no ano de 1954. Após o matrimônio, ele e a esposa foram residir no povoado Jacaré, município de Barra do Corda. Um ano depois nasce seu primeiro filho, Atelmy (in memorian).  


Não vendo tanto progresso, Adauto resolveu retornar para Tuntum, onde passou a transportar material de construção (tijolos, barro etc) em animais, prática comum na época. Da cidade decidiu se transferir para o povoado Arara, onde aceitou o convite para trabalhar na gestão de Luís Gonzaga da Cunha como fiscal municipal, controlando a passagem de veículos para a cobrança de impostos. 


No ano de 1974 foi nomeado no cargo de AOSD pelo Governo do Estado. Depois de alguns anos, com apoio do deputado federal Eurico Ribeiro, passou a exercer a função de fiscal de renda. No exercício da nova profissão Adauto teve que percorrer boa parte do estado, ficando por muito tempo ausente de casa, porém, consciente de que estava desempenhando seu papel de forma consciente e eficiente para o sustento e manutenção de sua família de 8 filhos.

O filho mais velho da família Brasil não teve uma vida fácil, pois além de sua própria família era o suporte necessário na vida dos irmãos, que os tinham como o conselheiro e guardião. No ano de 2013, Adauto Brasil sofre um profundo golpe, perde a esposa Zezila, com quem viveu 57 anos, constituindo uma prole de 7 filhos, 27 netos e 10 bisnetos. Bem antes já havia perdido o filho Atelmy. Mesmo diante do revés sofrido, ele nunca desanimou e se deixou por vencido, manteve a postura e continuou sua lida com o apoio dos filhos e netos.

Pelos préstimos honrados de 67 anos de dedicação ao município tuntuense, Adauto Brasil foi agraciado em 2011 com um título de cidadão, uma honraria que reconhecia sua importância para o crescimento e desenvolvimento do município, terra que tanto amou durante esse longo período. A morte do filho de Francisco Leite Brasil (Chico Maribondo) e Maria José Nascimento Brasil deixa uma enorme lacuna, contudo, fica no seio da sociedade e da família uma vida de exemplos pelas comuns atitudes de homem e cidadão de bem, vencedor de todas as etapas da vida pelos méritos da força e da persistência.

Que o momento não seja somente para lamentar a grande perda, mas também para celebrar as grandiosas vitórias conquistadas pelo valoroso homem, orgulho da grande irmandade familiar. Pelo que plantou, Deus é o seu destino...

2 comentários:

  1. Meu querido e Amado Pai, Meu Rêi qta Saudades 💔🥲🥲😢😢💔💔

    ResponderExcluir
  2. Papai homem Forte, honesto e trabalhador, partiu para a casa do Pai Celestial deixando seu legado💔😢💔

    ResponderExcluir