A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de voto para a Presidência da República em 2026, divulgada nesta quarta-feira (11/2), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança de todos os cenários testados em primeiro e segundo turno das eleições presidenciais de outubro, com variações de 35% e 39% no primeiro e de 42% a 44% no segundo.
O levantamento indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL) está se consolidando na disputa presidencial como principal opositor de Lula, com intenções de voto variando de 29% a 33% no primeiro turno. Pela primeira vez, o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não aparece nos cenários testados, depois de o político confirmar que será candidato à reeleição no estado.
A pesquisa testou sete cenários de primeiro turno. O cenário mais apertado para Lula é o sétimo, em que ele aparece com 39%, contra 35% de Flávio, 4% de Eduardo Leite (PSD), e 2% de Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC). Pela margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, existe um embate técnico no limite da margem neste cenário.
Na pesquisa espontânea, Lula tem 19%; Flávio, 10%; Jair Bolsonaro, 2%. Os outros somados têm 4%. O percentual de indecisos está em 65%.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
A última pesquisa, divulgada em 14 de janeiro, mostrou Lula à frente dos adversários, mas de uma maneira mais confortável em relação a Flávio Bolsonaro, que cresceu 6 pontos percentuais em um mês no cenário com maior divisão de candidatos.
2º turno também repete sete cenários
A pesquisa também testou um segundo turno em sete cenários, todos eles com Lula contra um opositor. Foram testados os nomes de Flávio, dos governadores Ratinho Jr. (PSD), Eduardo Leite (PSD), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), de Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC).
Nos cenários de segundo turno, o percentual de indecisos varia de 2% a 4%. Já os de brancos, nulos e que não vão votar soma de 17% a 27%. DoMetrópoles


Nenhum comentário:
Postar um comentário