domingo, 25 de setembro de 2011

Política: os prós e os contras...

Prefeito Chico Cunha
             
No cenário atual qual análise você faria agora do futuro político de Tuntum? Surgirá um nome forte para enfrentar os grupos dominantes? O Governo do Estado se envolverá diretamente no jogo sucessório? Teríamos dessa vez uma oposição mais coesa com alianças de direita ou tudo será imprevisível? Acredito que estas e outras perguntas já passam pela a cabeça do eleitor à medida que o tempo se aproxima. Pois bem, volto por mais uma vez a analisar a conjuntura política atual sobre uma perspectiva futurista delineando fator por fator da atual atmosfera, que de acordo com uma visão crítica mais aguçada esse tem tudo pra ser o maior de todos os embates, pois nos bastidores do antecipado momento tramas e conchavos já tomam os espaços de articulações mais sadias e democráticas, como por exemplo, os artifícios maquiavélicos que tomou o PSDB do prefeito Chico Cunha, significando que tudo estará por vir de ambos os lados.

Cleomar Tema, ex prefeito
            Exponho aqui minhas opiniões iniciando pelo eleitorado que já se aproxima da casa dos 30 mil, mantendo-se nos últimos quase 20 anos uma postura disciplinarmente fiel a uma só ala, talvez cansado por antigas práticas ou empolgado pelo surgimento do novo que reavivou suas esperanças e pôs Tuntum numa direção fora da contramão do progresso. Pelo andar da carruagem não há mudanças de atitudes, comportamento ou ideologia, o velho e o novo ainda estão na mesma concepção de antes para todos, sendo o mais importante a cara, não as idéias, posições, programas, etc. Um exemplo é a falta de ambição política, principalmente entre os jovens que não vêem este caminho como a solução de nossos problemas sociais, prevalecendo a mesma retórica de sempre. Oportunamente ratifico, Tuntum está como antes, não muda seu conceito de entender e fazer política, continua igual ao restante do estado e do país, ou seja, o atraso não é só nosso. Venha quem vier com certeza estará de bom tamanho para o nosso conceito ideológico. 
Nilza Miranda de Melo
            Com o nosso eleitorado com a mesma performance de outrora as cartas ficam quase que marcadas para o previsível duelo, e talvez, um imprevisível resultado, dependendo, claro, da configuração que cada grupo tomará para fortalecer suas bases tornando robusto o nome do representado. Diante do já melindroso cenário atribuído pelo quase concreto racha no Grupo Labigó entre as suas maiores expressões, o prefeito Chico Cunha e o ex Cleomar Tema, torna-se praticamente previsível a inexistência de uma terceira via pela evidência clara de aliança entre a oposição. Como política em todo lugar do mundo é grupo, acredito que o vencedor será aquele que montar o melhor grupo, com as melhores lideranças, além do forte apoio financeiro, já que o eleitorado tuntuense está acostumado a votar de acordo com a música do ‘é dando que se recebe’ (música de São Francisco de Assis).
Secr. Max Barros e Pires Léda
 E agora chegou a vez de falarmos diretamente dos nomes, das suas vantagens e estratégias. Cleomar Tema Carvalho Cunha, o ‘doutor Tema: é um osso duro de roer pra qualquer adversário. Tema durante esses anos fez ‘política’ com maestria supostamente seguindo a risca a literatura de Maquiavel, como a maioria faz, conseguindo uma popularidade expressiva durante seus três mandatos. Resta agora saber se ele realmente sairá candidato, pois os seus próprios aliados duvidam alegando embaraços na justiça. Diante do que poderá ser previsível Cleomar Tema já estaria divulgando o nome da esposa Daniela Jadão, uma jovem bonita, simpática, de aproximadamente 26 anos de idade. O que talvez Tema não espere é a possível rejeição que Daniela venha a ter por não ser filha de Tuntum, por ser nova de mais e por estar radicada aqui há pouco tempo. A jovem postulante a candidata é filha de Presidente Dutra, município que sempre discriminou e nutriu rivalidade a Tuntum.
Vereador Jesimiel Alexandre Costa

Outro empecilho do ex prefeito seria a obstrução do Palácio dos Leões contra a sua candidatura e o provável apoio ao seu oponente, o atual prefeito Chico Cunha, que é das graças do governo. A ação do governo contra Tema seria uma espécie de vingança de Roseana Sarney por ele não ter lhe rendido apoio em uma de suas eleições facilitando a vitória ao seu adversário. Mas mesmo diante dos fatos a dúvida paira diante da imprevisível governadora. O que ainda poderá ofuscar o fortalecimento da candidatura de Tema ou de sua esposa será a possível falta de recursos sem o apoio da máquina pública. Mesmo diante da emblemática situação, Tema ainda é Tema e todo cuidado é pouco.
Francisco das Chagas Milhomem da Cunha, o Chico Cunha: foi indicado candidato pelo grupo que pertence em razão de seus bons serviços prestados a frente da Secretaria de Agricultura adquirindo uma popularidade nunca atribuída a um secretário municipal. Depois de eleito com a histórica maioria política percebeu que herdara uma montanha de problemas, dívidas, obrigação de enxugar a máquina, concurso público,  escassez de recursos, etc. Chico sentiu a ausência do apoio que recebia o seu antecessor nos governos José Reinaldo e Jackson Lago quando a saúde recebia mensalmente mais de 500 mil reais a fundo perdido, além dos gordos projetos de infraestrutura que impulsionava o então governo municipal injetados pelos ex gestores estaduais. O acúmulo de problemas propiciou o atraso no pagamento dos servidores, hoje praticamente sanado. Diante dos percalços enfrentado o prefeito tem surpreendido com as ações de estruturação política e administrativa, impondo mais do que qualquer outro as vias da legalidade de gestão pública, visivelmente percebida aos mais conscientes e politizados. Hoje, Chico Cunha, além das obras que tem empreendido no interior, como a construção das maiores escolas de toda região, postos de saúde, pavimentação, estradas, energia e outras, vem sendo considerado como o gestor da legalidade.
Alan Noleto, ex vereador
O anúncio de sua candidatura à reeleição, direito cristalino, tornou o grupo em um vespeiro, provocando intrigas em torno de seu nome e de Cleomar Tema, seu primo. Os motivos do rompimento, para o povo são desconhecidos, contudo o prefeito garante que até o momento tem cumprido fielmente todos os acordos com o ex prefeito.  Sem a viabilidade de um consenso o grupo se despedaça, mas Chico duramente consiste em pôr de pé o seu projeto. A sua pré candidatura poderá ficar mais encorpada, ganhando mais fôlego, quando forem anunciados os acordos com o grupo de oposição (Cobra Mansa), já em conversação com as suas principais lideranças (ex Pires Leda, Nilza Miranda, Alan Noleto, Jerry Alexandre, Jesimiel Alexandre e outras). A grande vantagem da aliança para o prefeito, sem sombra de dúvidas, é o grande contingente eleitoral que a oposição sempre conservou durante décadas que irá somar de forma substancial para vencer a eleição. Os seus futuros aliados passariam a ter a chance mais real de vencer uma eleição depois que foram apeados do poder por Cleomar Tema em 92, além de selarem uma união frutífera com um político que tem como sua característica principal honrar seus compromissos. A vantagem que Chico poderá levar sobre Tema é uma boa parte do eleitorado do ‘ex’ grupo, entre 40 a 50 por cento e mais a votação em peso da oposição o que sacramentaria a sua vitória por reunir o maior número de apoio, principalmente se Tema não sair candidato. Claro que os caminhos são meandrados e em política não há previsões exatas, entretanto a lógica sempre prevalece diante da dúvida.              
                                  
           

24 comentários:

  1. Não voto em nenhum desses picaretas.
    Fui!

    ResponderExcluir
  2. JEOVA VAI ENGOLIR VC MARQUINHO PODE ESPERAR KKKKKK TEU PAI NUNCA FICOU CONTRA PREFEITO E TU NAO APREDENDEO COM ELE RAPAZZ

    ResponderExcluir
  3. Porque você não publicou meu comentário? Cara... "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir
  4. Deusinar tens certeza que o Pires,Alan NIlza Jerry e Jesmiel tem essa Carrada de eleitores da oposição para vender pro Chico Cunha ou Tema?

    ResponderExcluir
  5. Politica pra mum é uma decepçao, votei em chico cunha, nao voto mais,pois ele nao dá nem um bom dia pra ninguem. será que ele acha que as pessoas sao obrigadas a votar nele? nunca, voto meu ele nao ganha mais e olha que eu sou parente dele, e os outros?

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo que o vereador Marcos deu as conta do Chico. Ele perguntou se ele ia pra reeleição ao confirma o prefeito Chico. Ele Marcos disse que não votava nele, pois ele simplesmente no reduto dele lança outro candidato não conversa com ninguém não dar satisfação. E eu concordo plenamente ele é uma pessoa inconstante hoje ele bota amanha ele tira não tem dialogo com os vereadores só com dois vereadores. Até para atender um telefone é difícil vocês tira por ai. O que custa o povo que votou nele receber um bom dia não tira pedaço de ninguém.
    O prefeito Chico Cunha não é político mesmo o Tema traz as pessoas pra ele e o Chico faz é afastar como é que o Marcos votou nele apoio e o cara não dar credibilidade os únicos vereadores que fala com esse prefeito é o Magno e o Manoel Paca como é que esse homem quer ir pra reeleição. O Jaydran esse ai não tem nenhum parente amigo ninguém colocado por ele empregado no governo do Chico. Gente é um absurdo isso antes que ele não era político falava com o povo hoje que ele é político não fala com o povo. Diz que até com os secretários o diálogo é difícil.

    ResponderExcluir
  7. eita que qgora tuntum vai kkkkkkkkk gosteidessa briga entre tema e chico vamos ver se os cobras tomam vergonha na cara e pega essa oportunidade de subir nem que seja nas costas dos labigos ou seja cobra mais labigo da labicobra. esse Marcuinho so ganhou por que o pai dele era o poilitico nato e ele não sabe de nada.se daniela ganhar vai trazer aquela corja de p dutra pra ca é? E O TEMA POR QUE NAO FICA DO LADO DO PRIMO JA QUE PASSOU A VIDA MAMANDO MAIS AQUELES FILHOS DELE E MULHER SEM FALAR NO KLEBER QUE E SO SE DANDO BEM COM A PREFEITURA.SOU CHICO PELO MENOS ELE NAO E FINGIDO.

    ResponderExcluir
  8. ESSE BESTA FALOU QUE CHICO NAO E PREFEITO COM DIHEIRO TODOS SABEM SER PREFEITO QUERO VER SER PREFEITO SEM DINHEIRO COMO O CHICOKKKKKKKKKKKKKK SO QUERO E VER O TEMA SENDO PREFEITO SEM O A POIO DO GOVERNO PRA ENXER OS COFRES DELE E ESSA RAÇA ANDAR ESBANJADO COM O DINHEIRO DO POVO CAI FORA TEMA TU NUNCA MAIS.......VC E MUTO MALA ONDE ANDA E FALANDO DO PREFEITO PRA SE DA BEM,DEUS TA VENDO TUA FALSIDADE.POR QUE TU SABE O BURACO QUE TU METEU O PREFEITO

    ResponderExcluir
  9. Caros Leitores,
    Na contramão dos demais comentários, gostaria de me estender um pouco mais e ajudar esmiuçar a reflexão do blogueiro. Inicialmente, me arrisco a dizer que não é desta vez que surgirá um nome novo em Tuntum. Não com a afirmação do blogueiro quando diz que “os jovens que não vêem este caminho como a solução de nossos problemas sociais”, obviamente que precisa de uma mudança na cultura política local. Hoje, realmente os conchavos ocupam o lugar de negociações saudáveis. Não há transparência, até porque tudo que se discute em termos de política não interessa ao povo e tão somente aos profissionais da política. O papel destinado aos jovens e a outros atores sociais durante o processo eleitoral é apenas bater palmas e dançar nos poeirões.
    O atual prefeito vive um verdadeiro drama quando se trata de reeleição. Exatamente ao contrário do que afirma o Deusimar, O Chico nada fez de relevante quando Secretário de Agricultura e ainda houve inúmeras acusações de desvio de dinheiro de Associações. Ora senhores, a Agricultura é o Setor da Economia local que mais gera trabalho e renda, e ainda, é responsável pela sobrevivência da maioria da população, caso tivesse havia essa “revolução” o Chico seria imbatível. O caso Tema é emblemático, todavia, me arrisco a dizer que as chances dele concorrer são mínimas. O Ex prefeito está vivendo um verdadeiro calvário, ou seja, está colhendo os frutos que vem plantando durante praticamente uma década e meia. Neste cenário, como ele não é de confiar em muitos e precisa urgentemente se fortalecer politicamente para não ser enterrado de vez, certamente que lançará a atual esposa.
    Com conhecedor da nossa história e do nosso povo, afirmo que, o Tema terá que fazer um esforço hercúleo (contratar o maior guindaste do mundo) para fazer decolar a candidatura dela. O passado sempre nos ajuda a compreender o presente. Tuntum já fez parte do antigo território de Pastos Bons, porém, nos anos 50, fazia parte de Presidente Dutra quando foi emancipado. A emancipação ocorreu praticamente na marra, ou seja, em parte pela força do PAPO AMARELO 44. O pessoal de Presidente Dutra era contra a criação do município de Tuntum porque a grande maioria da produção de P. Dutra saia do povoado Tuntum e eles (o povo de Presidente Dutra ) era os grande beneficiado.
    Será que os tuntuenses querem voltar ao passado e eleger uma pessoa de P. Dutra para decidir o futuro do nosso Tuntum? O povo de Tuntum e Presidente Dutra não se cheiram nem banhados de CHANNEL 9 ( famoso perfume francês).
    Por último, percebe-se que o grupo Cobra vive um momento sui generis, ao contrário do passado, aquele que se vender vai sozinho e desmoralizado. Os cobras percebem o bom momento e não querem desperdiça-lo. O eleitorado continua firme mais do que nunca, portanto, se Jerri, Nilza/Alan, Hélio, Ciro, Pires, mudarem de lado vão sozinhos.
    Observem o que tem acontecido com Hélio, Ciro e principalmente Nilza, a qual decidiu colocar o carro na frente dois, achando que poderia vender o Grupo em beneficio próprio. Finalmente, como a eleição ocorrerá somente em 2012, muita água vai rolar embaixo da ponte, provocando choro e ranger de dentes.
    O que nos conforta é que esta eleição será bem diferente, alguns aproveitadores serão enterrados definitivamente.

    ResponderExcluir
  10. Eu não concordo com um comentário postado acima, onde falar que o CHICO CUNHA não fala com o povo, isso é uma inverdade ele tem dialogo sim principalmente com os secretários, pois:
    Secretária de Assistente Social (mulher)
    Secretária de Saúde (filha)
    Chefe de gabinete (filha)
    Finanças (primo)
    Administração (cunhado)
    Pelo menos esses daí ele deve ter dialogo, se não tiver já sei mesmo que o cara é um mala, nem com os parentes! rrsrsrsr

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ninguém mesmo ver essa merda de politica com imparcialidade, todos os comentários postados geralmente vem defendendo o seu lado, o seu favoritismo!
    Já postei esse comentário em um outro blog e volto a mensioná-lo:

    Tanta hipocrisia, sai prefeito e entra prefeito e nada é feito pela cidade, gente, o mínimo que poderíamos ter em nossa cidade nunca ninguém se propôs a fazer, QUE É UM FORNECIMENTO DE ÁGUA E UMA AGUA DE QUALIDADE, pois a que chega nas nossas torneiras é totalmente inadequada para consumo, imaginem essa água no nosso organismo, não é necessário nem de microscópio para ver as impurezas q ela tem, e o povo se conforma com besteiras que o prefeito faz, porque quer mostrar o belo e o bonito, enquanto isso a população consome uma água nojenta, aposto que as deles é mineral....e outra, a politica de tuntum só favorece a elitizinha (babona de prefeito), e o resto da população fica se contentando com essa politca de "PÃO E CIRCO",infelismente chegamos a um ponto que não vãi mudar e daí pra pior mesmo!
    E isso aí não etão fazendo o essencial e fundamental pra fazer o SUPÉRFLUO!

    ResponderExcluir
  12. Em relação ao ultimo comentário, (muito bom mesmo, bastante coeso e realista com o cenário politico de Tuntum, muito me agradou o ultimo paragrafo. formador de opinião você. PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com o comentário do "anônimo das 09:40" o Tema tá no mato sem cachorro, perdido mais que cego em tiroteio, pois essa dele querer meter de goela abaixo a tal esposa é mesmo de lascar e besta é o eleitor que entrar nessa barca furada, pois se os candidatos eleitos filhos de Tuntum,fizeram as lasqueiras que fizeram, desviando recursos e mais recursos, não tiveram compromisso com o eleitor, imagine a pretensa candidata que é filha de Presidente Dutra... sem comentário, finalizo aqui... "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir
  14. se o prefeito fez coisas erradas no tempo que era secretario por que ele não foi preso junto com a rapina, foi o unico que ficou fora emmmmmmmmmmmmmmmmmm???????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  15. Pontuando.
    Marcos do carlito. vc é do lado do cabo,empresario, sempre mamando,acho que a esta hora vc ja deve estar arrependindo, seu pai nao faria assim, ele era uma mestre na poltica.

    Os cobra estao tendo a oportunidade da vida, de vencer aquele que mais pisou em vcs,aquele que enriqueceu com essa brincadeira de cobra e lambigó.

    Povo do tuntum governo municipal tem q estar aliado ao estadual, hj Chico Cunha tem acesso a ROSEANA e aos demais deputados. coisa que Tema nao tem e nem terá. aquele grupo de 2006 que venceu com entao jackson, nao existe mais. A dinamica da politica hj é essa por isso que é bonito.
    Ha Tema, tu fez amigo pelo poder,e hoje tu nao os tem por falta dele.é isso ai
    PONTUADOR

    ResponderExcluir
  16. Minha gente vamos acordar como é que esse Chico Cunha vai pra reeleição sem ter diálogo ou seja contato direto com o povo? Sem ter diálogo, ou seja, contato direto com os vereadores? Antes ele foi por que o Tema apoiou bancou sua campanha e agora com é que vai ser? Desse jeito é difícil ele decolar sou funcionaria do Chico e digo não voto nele e tem muita gente do meu jeito, não vou mentir fico calada, pois preciso do emprego tem minhas colegas que ta na mesma situação.

    ResponderExcluir
  17. O que Eu sei é que chico numca mais..... imaginem pires que vive so de pegar uma boquinha aqui e ali isso é tipico de léda tua fama é essa meu cara , e outros que te cercam

    ResponderExcluir
  18. ESSE BANDO DE VEREADOR, SÓ TEM INTERESSE PARTICULAR, MOSTRA AO POVO DE TUNTUM O QUE ELES FAZEM EM BENECICIOS DO MUNICIPIO, O CHICO PRECISA DOS VEREADORES SOMENTE SE ELE MANDAR PROJETOS QUE BENEFICIA A POPULAÇÃO, A NÃO SER, SE TEM RABO PRESO.

    ResponderExcluir
  19. Esqueçam Dr. Tema, Pires Leda, Hélio Araújo e focalizem no Chico Cunha que é o homem da vez, os outros já foram e nem precisam voltar, pois não fazem falta em nada, pelo contrário dá até alívio. Vocês precisam valorizar um pouco mais o administrador que está no cargo onde vocês colocaram através do voto, façam valer o direito de cobrar, pois quem se vendeu aí sim vai ficar acanhado para aparecer e fazer pressão, mas o resto sim tem que participar de cada ato do prefeito, participar cobrando transparência na aplicação de cada centavo, pois os recursos continuam sendo liberados e é bem melhor lutar juntos pois a união faz a força. Vamos deixar de ser labigó, cobra ou qualquer bicho desses aí, vamos ser apenas cidadãos de bem e tentar juntos construir um município melhor e de futuro para as crianças e jovens que ainda continuam crescendo nessa cidade maravilhosa que só é maltratada e sofre por anos com a falta de respeito dos malfeitores e desviadores de recursos. "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir
  20. CHICO CUNHA?

    HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHA...

    É DR TEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    AMO ESSE HOMEM, QDO ERA PREFEITO NINGUEM PASSAVA FOME, NOSSA CIDADE NUNCA TINHA FICADO ACABADA, OS COMÉRCIOS DE MAL A PIOR!


    FORA CHICO CUNHA!

    PÉSSIMOOOOOOO GESTOR!

    ResponderExcluir
  21. Quando Tema erta Prefeito,realmente os apadrinhados dele não passavam fome,se beneficiavam das migalhas dadas por ele,de forma sorrateira pois era constantemente visitado pela POLICIA FEDERAL

    ResponderExcluir
  22. Sou cobra, queriamos o Pires Leda, Dr. Nilza e Alan juntos. Não sei como sera, na casa do meu Avô nós somos todos cobra, mas vou contar, a gente vota em qualquer um, até no Dr. Tema que tb é nossa oposição, mas o prefeito Chico Cunha não votamos nele nunca, sempre sobrevivi de comércio, e vejo que o Tema e o Pires foram bons pra gente mas o Chico Cunha não, tenho certeza que ele não ganha.
    Muita gente adoeceu por causa do atual prefeito Chico Cunha, por perderem seus empregos e serem humilhados, meu comércio caiu, mas estamos levando.

    Obrigada pela atenção.
    Que Jesus estejam na consciência de todos.

    ResponderExcluir
  23. GENTE PAREM DE COLOCAR DEUS NESSA POLITICA NOJENTA DE TUNRTUM PAREM DE PEDIR ORAÇOES PRA RAPINEIRO NAO SAIR DO PODER , SO PORQUE ESTA SENDO BENEFIFIADA ISSO É NOJENTO PRA VCS R VEREM COMO DEUS ^N ESTA OU TEM MUITO QUE CUIDAR QUE SEU ABIIIIIII LÉDA VAZOUU ^N TEVE ORAÇAO QUE DESSE JEITOOOOOO , ENTAO VAO PROCURAR O QUE FAZER , PAREM DE FICAR FOFOCANDO DOS OUTROS INVENTANDO ESTORIAS , SO POR INVEJA AI EM SAO LUI TEM UM MOÇO QUE NA CASA DELE SE SABE DE TUDO QUE VERGONHA VAI PROCURAR O QUE FAZER MALANDROoooooo

    ResponderExcluir