domingo, 11 de setembro de 2011

TUNTUM

                                               TUNTUM...

Por Jean Carlos Gonçalves*.
        No pulsar do coração vibrante de cada filho teu, a denúncia da esperança, da vontade manifesta, do brado de luta, da gana, do afã para cumprir a missão histórica iniciada por teus pioneiros, nossos ancestrais...

        Destemidos desbravadores e SONHADORES. Aventureiros? Não, absolutamente. Olhem, vejam, sintam... Quão bela é nossa cidade. Ingenuidade seria crê na idéia de falta de propósito. Isto me faz lembrar uma passagem bíblica do livro de Gênesis (Cap. 12, v. 1-2): “Ora disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de te farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.” . Não teria Deus em toda a sua benevolência e misericórdia dito aos nossos ancestrais ainda em sua terra natal: “Sai da tua casa, da tua parentela, foge do flagelo da seca e da exploração do vil coronel e vai para uma terra que te mostrarei, onde jorra leite e mel?”

        Perdoe-me a ousadia da analogia, mas acredito num direcionamento divino. Pois foi para estas paragens de solos férteis, ubérrimos, que vieram nossos ancestrais, aqui no coração do Maranhão, na Mata do Japão, fixar a pedra base para a constituição de nosso bravo povo.

        E nessa oportunidade queria conclamar a todos, para juntos rememorarmos, homenagearmos, num gesto simples, mas de sublime gratidão àqueles que foram e/ou são instrumentos de Deus e co-responsáveis pela nossa existência presente.

        Aos Naziozenos, Benvindos, Borges, Carneiros, Alves, Silvas, Santos, Coelhos, Pinheiros, Morais, Pereiras, Araújos, Andrades, Tavares, Correias, Teixeiras, Lédas, Gonzagas da Cunhas, Uruçus, Britos, Ferreiras, Diniz, Almeidas, Brasil, Gonçalves e tantas outras honradas famílias-células, que juntas formam o nosso tecido social...
Aos grandes homens e mulheres de nosso passado...

        Viva! José Naziozeno nosso primeiro morador.

        Frederico Coelho, Alípio Coelho, João Pinheiro, Estevão Correia, José Pinheiro Coelho, Manoel Valente, grandes empreendedores do nosso passado.
       Eurico Ribeiro, deputado que apresentou na Assembléia Legislativa Estadual o projeto de emancipação do município, cujo topônimo do antes promissor povoado, traduz a voz de nossos corações – TUN-TUN – TUNTUM.
         Eugênio Barros, governador que sancionou a lei de tua criação e estabeleceu aqui a sede.
         Isaac Ribeiro, em caráter interino, teu primeiro Prefeito.
        Ariston Leda o primeiro governante eleito, e aos demais prefeitos, juntamente com os vereadores que tivemos, acertando ou errando tomaram decisões que de uma forma ou de outra influenciaram os nossos rumos, os nossos destinos.

        Às nossas briosas mulheres... Maria Secretária uma das pioneiras de nossa educação; Ana Rita Pinheiro Coelho, Teresinha Almeida; Ana Amélia Carneiro (a Maroca), a primeira a ocupar o cargo de vereadora, antes mesmo da primeira prefeita: Rita Maria ou da primeira vice-prefeita Valdete Gonçalves, esta também educadora.

        A propósito, como neste momento poderíamos esquecer de nossos saudosos professores, tão cedo roubados ao nosso convívio: Predrina, Toinho e Levi.
        Sim Levi. Contribuiu sim. Deixou um legado. Seria mesquinho e cruel negar isto. Sua trajetória entre nós deve ser objeto de análise e reflexão, principalmente, para os jovens de hoje, compreenderem o quanto as escolhas do presente podem implicar em seu futuro, às vezes, sem possibilidades de revê-las.
        Pedrina, quantas décadas de dedicação à educação, ativa, inteligente, amiga, sobretudo, generosa.
        Antônio Francisco, o Professor Toinho, capacidade inquestionável, nos mostrou que podemos converter idealismo em realizações. Que o digam os moradores do Parque São Raimundo Nonato, os que foram seus alunos, seus colegas de trabalho, os que o conheceram.

        Entretanto, cabe ressaltar: não são os nomes em maior evidência que sozinhos fizeram a ti TUNTUM. Pessoas simples e de relevantes serviços relutam, teimam em habitar nossa memória: Mestre Rosa, Mestre Elias, as parteiras, as benzedeiras e tantos outros que passam despercebidos, anônimos que cotidianamente, construíram e constroem nossa história, afinal, nessa trama não há coadjuvantes todos são protagonistas, são indubitavelmente atores principais, sujeitos históricos.

        Portanto, nossas homenagens a todos sem hierarquização, sem acepção. Aos que fizeram, aos que fazem – TUMTUM. PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!!

        E Obrigado! Pela contribuição, pelo legado. É isso que rompe com as diferenças e une protestantes e católicos, cobras e labigós e tantas outras rivalidades, antagonismos, na teia das relações sociais – A certeza de pertencer a um passado comum. A responsabilidade conjunta de construir e conservar a nossa memória, mas, sobretudo, de fazer Tuntum melhor, muito melhor.

   Parabéns a todos! Parabéns! PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!! TUNTUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
       Que a posteridade rememore a glória que juntos construímos!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!


*Jean Carlos Gonçalves é professor de História e atua na rede pública estadual do Estado do Maranhão e da rede pública municipal de Santa Filomena do Maranhão.

19 comentários:

  1. Belo texto sobre Tuntum nestes dias de perdas e tanta violência. Professor Jean foi feliz em escrever esta crônica histórica que celebra os 56 anos de vida de Tuntum. Deusimar, eu nasci aqui quando Tuntum só tinha 03 anos de vida. Que emoção voltar a minha querida cidade em 2009 pra viver este momento lindo. Parabéns, Tuntum e Jean!

    ResponderExcluir
  2. belo texto, mas quem colocou o nome de TUNTUM? quem doou o terreno para a construção da belíssima igreja matriz e para a praça são francisco? faltou o nome de uma pessoa que ainda é viva hj e mora em tuntum! caro jean, vc falhou mto nisso! estude mais e aprenda a ver com simplicidade as coisas que o rodeiam!

    Mônica - tuntum

    ResponderExcluir
  3. o mestre elias morreu de que e quando Deusimar.

    ResponderExcluir
  4. "Tuntum de açucar", não sei quem criou essa belíssima, magnífica frase, ouvi pela primeira vez vinda de Bento Teixeira Neto, o Bento Neto, há váios anos atrás, estamos ficando velho, tempos bons aqueles. É uma frase que demostra todo o afeto para as proles de maravilhoso município, TUNTUM. Parabéns a todos que ajudaram a criar esse fascinante lugar.

    ResponderExcluir
  5. Texto belíssimo Jean Carlos,e o bom é que estar sendo divulgado nos blogs locais.Parabens professor.

    ResponderExcluir
  6. Nobre Mônica...
    Você há de convir que seria quase que impossível abranger em único e simples texto todos os aspectos relacionados ao histórico de Tuntum. Trata-se de uma síntese. Uma homenagem. É natural que haja omissões. Não poderia eu citar o nome de todos num único texto. Não se trata de uma texto científico. Calma! Agora você poderia falar com clareza das omissões que cometi, para que num trabalho sistêmico futuro eu não cometa injustiças. Obrigado pela crítica...Saudações fraternas...
    Jean Carlos Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. Antonio Araujo de São Paulo12 de setembro de 2011 às 13:44

    Belissimo texto ,lembrando nossa bela história e alguns nomes que contribuiram para fazer nossa querida Tuntum .como meu avô Raimundo Pereira Araujo irmão de José Borges Araujo ex vereador de Tuntum ambos ja falecidos

    ResponderExcluir
  8. Mas a nossa cidade está nos céus,donde também esperamos o Salvador,o Senhor Jesus Cristo (FP 4;20) "que a paz do nosso Deus seja para com todos de minha bela cidade" que apesar da distâcia admiro muito!!! parabéns cidadãos desfavorecidos vocês são dignos de serem lembrados!!!!

    ResponderExcluir
  9. O texto do Jean é sem palavras,sem defeitos e me emocionou,pq Tuntum tem de fato é um torrão de açucar,mais gostoso do que as saudosas chupetas do Cazumba.
    Parabén Tuntum

    Mônica Almeida

    ResponderExcluir
  10. Parabéns professor Jean Carlos, ótimo texto. Fiquei emocionada ao lembrar de de tantos nomes importantes que já não estão em nosso meio como por exemplo o professor Toinho que foi uma pessoa muito especial, agradeço a Deus porque eu tive um professor como ele e um grande diretor, partiu cedo mas os seus ensinamentos sempre estarão presentes na minha vida. Ciane

    ResponderExcluir
  11. faltaram o pai uruçu, o francisco andrade, o paulo andrade, mas é como lembrar dos títulos mundiais de futebol e se esquecer de pelé, ronaldo, romário etc.

    mônica

    ResponderExcluir
  12. arnaldo g. freitas;; fortaleza ce13 de setembro de 2011 às 14:25

    nesse bonito texto da historia de tuntum ta faltando um nome de um grande homem do passado o saudosos ze mestre la do alto coco por muitos o pai dos pobres,o vereador manoel paca devem lembrar muito bem dele....

    ResponderExcluir
  13. Me desculpe se eu estiver errado mas,não está faltando mencionar a família dos PESSOA ? Sei que meu avô(Pai Zuza)e irmãos também ajudaram a prosperar a cidade de Tuntum.Ah, tem também o meu outro avô Pedro José de Carvalho(Pedro Conceição) que chegou em Tuntum em 1941.Vários de seus descendentes moram em Brasília, mas estão sempre passando férias em Tuntum e ajudando a divulgar suas maravilhas

    ResponderExcluir
  14. Faltou falar do meu pai,Antonio josé
    de carvalho,que amava esta terra.

    ResponderExcluir
  15. Faltou mencionar,Heitor Batista,Dona
    Adalgisa do hotel central,João borba,Carmozina Andrade Carvalho,Antonio José de Carvalho evarios outros nomes que estavam em Tuntum,quando ainda pertecia a P.Dutra.
    Fuica,do Pubeiro.

    ResponderExcluir
  16. caro amigo Deusimar gostei muito de sua matéria... só queria visualizar mais fotos antigas pra matar a saudade daquele tempo bom... um grande abraço ...

    ALEXANDRE JÚNIOR

    ResponderExcluir
  17. JEAN, CADA PESSOA DIVULGADA NESSES COMENTARIOS PODE ATÉ TER PRESTADOS SERVIÇOS A COMUNIDADE, MAIS FALTOU OS AUTODIDATAS, PROF. FRANCISCA DO MESTRE CHICO, MARINHA, IRMÃ NAZARIA, PORF. BONFIM, ALBANIZIA,APARECIDA, MARIA DA LUZ, LINOCI, BELINHA DO OSMY,ZELIA, HELIO, RAMACRISIO, DR. JOAO DA EMATER, DR. CRUZ DA EMATER, MIGUEL MACHADO FILHO DA EMATER, DR CHAGAS PROF. DE BIOLOGIA, (MEDICO) CALINA PROF. INGLES,(NACIONALIDADE AMERECANA NAMORADA DO RAMACRISIO),PROF.DULCE,IRMÃ GUABERTA, IRMÃ LORETO.

    ResponderExcluir
  18. PROF. JEAN, SÓ PRA LEMBRAR ESSE COMENTARIO SOBRE AS PESSOAS QUE TIVERAM SEUS NOMES DIVULGADO, FALTOU, A FREIRA NORMA, MARINHINHA DO BENEDITO TORRES,MARIA DOCARMO DE CAXIAS,MIUDA, ATC.

    ResponderExcluir
  19. Nesse momento parabenizo também professoras aquí não citadas como: Benedita Silveira,Santinha Freitas, Marina Moraes,Aparecida Teixeira, Linocy Neiva, Duce, Naide do Ovídio,Irmã Gualberta,Vanduir Morais, estes (as) professores(as) fizeram a história acontecer. Periódo em que nós alunos levávamos nossos cadeira na cabeça/ombros para sala de aulas e antes de adentrarmos na sala de aula primeiro passávamos em uma poça dagua para fazer o devido asseio, esse tempo sim se tinha profissionais participativos no desenvolvimento de nosso pequeno e pacato município. Parabéns à todos e à todas que aquí não foram citados mais que deram sua contribuição.

    ResponderExcluir