sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Empresários pleiteiam alterar dia da feira para o sábado

Bateram hoje pela manhã a porta do Poder Legislativo os empresários John Kennedy (Eletrolar) e Fernando Portela (Mini Box Bruna) sugerindo aos edis a alteração do dia da feira para o sábado. Numa rápida conversa informal os dois jovens empresários esclareceram a importância da alteração alegando que a segunda-feira é um dia de trabalho normal para todos prejudicando muitos trabalhadores rurais que se deslocam de suas comunidades para vir a feira, enquanto que o sábado já um final de semana. Ainda segundo eles, a feira realizada no sábado torna o comercio mais fortalecido com um número maior de tuntuenses que deixarão de ir a Presidente Dutra e São Domingos que também realizam a feira no sábado.

Para o vereador Manoel Araújo Veloso, o Manoel Paca, a proposta é tentadora, mas não deixa de ser uma situação complicada só para o legislativo decidir. ‘Eu acho que a população tem que ser consultada, só a posição do legislativo não seria suficiente’, afirmou. O vereador lembrou que no ano de 1976 o então prefeito Luis Coelho Batista fez a alteração, porém houve muito descontentamento, principalmente dos feirantes. Na gestão seguinte, a de Hélio Araújo, a feira novamente passou a ser realizada na segunda.

A idéia foi aventada num recente seminário com técnicos do Sebrae que deram a sugestão afirmando ser uma alternativa viável para melhorar ainda mais o crescimento do comercio no município. O que você acha da idéia?

11 comentários:

  1. A missa do galo o Papa vai mudar para 1º de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Não se mexe no que éhistórico em
    nossa cidade,que se mantenham as segun
    das feiras.Não tem influência nenhuma.
    Quem é trabalhador,continuara a fazer
    seus afazeres.
    Pé de Ouro.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo, pois quem tem comércio na praça ja esta firme nessa feira de segunda, vai prejudicar muitos.
    É histtórico em Tuntum.

    ResponderExcluir
  4. A POPULAÇÃO DE TUNTUM, NÃO ACEITA A OPINIÃO DE 2-PESSOAS, SEGUNDA-FEIRA, É O DIA CERTO DA FEIRA, NÃO PODE MUDAR (segunda-feira) DIA CERTO.

    ResponderExcluir
  5. eu não concordo com a mudança da feira para o sabado, mas o importante é a conversa com a população,pois a febraira na segunda é historico..abraços.... Meus pais moram ai,eu nasci ai odose moro no Para amo meu Tuntum e gosto da feira na segunda...abraços a todos..A vocë Lobão que foi o meu professor um abração bem forte e que Deus te ilumine..

    ResponderExcluir
  6. em primeiro lugar trabalhador que quer trabalhar nao e feira q faz com q falte ao serviço e sim a resaca da bebedeira do domingo em segundo lugar fica mais pratico pois 90 por cento das pessoas q vem fazer suas compras tem q usar os serviços bancarios serviços esse q nao podem ser feito em caixas eletronicos

    ResponderExcluir
  7. A questão básica do pleito para a mudança no calendário da feira, não se resume apenas a tradição e outrs argumentos focados desta natureza e sim como disse um anônimo logo acima: O TRABALHADOR RURAL PRECISA TAMBÉM DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS, retirar a aposentadoria para poder ter o dinheirinho para comprar os seus penteces; mercearia, remédios e outros afins indispensável a sua sobrevivência. Quem pede a mudança, tá com o olho grande.

    Alexandre Andrade

    ResponderExcluir
  8. tuntum precisa de serviço, só assim podemos sobreviver, sem ser atrelhada os salarios da prefeitura, tuntum é um municipio rural, aonde produz o minimo, aí é que devemos esticar a semana por seis dias de trabalho, essa feira só traz comerciante que leva o nosso dinheiro com vendas de verduras, o que nós podemos colher aqui, é por isso que devemos mudar o dia da feira pra domingo ou sabado.

    ResponderExcluir
  9. Não corcordo tambem, Tradição é tradição, mudar a feira de dia não é legal. esses mini empresarios que acham que são grandes, estão por fora. E por que vcs não deixam de robar o povo com esses juros enormes que vcs cobram nas mescadorias de vcs. aaaaa esse portela é um menino mimado querendo ser empresario aaffff. ta querendo aparecer.

    ResponderExcluir
  10. SIM, EU CONCORDO. ESSA BOBAGEM DE TRADIÇÃO É CONVERSA PRA BOI DORMIR. MAS, A MUDANÇA DA FEIRA PARA O SÁBADO ENVOLVE MUITAS COISAS, É/OU SERIA UMA PROPOSTA BASTANTE VIÁVEL, SE NÃO FOSSE A QUESTÃO DE QUE O MUNICÍPIO DE TUNTUM TEM UMA EXTENSÃO RURAL MUITO GRANDE, E COMO JÁ COMENTARAM, O TRABALHADOR QUE SE DESLOCA DE REGIÕES DISTANTES, PRECISA DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS E APROVEITAM PARA FAZER SUA FEIRA.
    PORÉM, A IDEIA É BOA, MAS QUEM SABE NUM FUTURO PRÓXIMO..
    ABRAÇO.
    BRASÍLIA, DF.

    ResponderExcluir
  11. Acho que a feira na segunda não tem nada com tradição e sim econômica, pra Tuntum dia de feira é um dia em que a maioria não trabalha como o sábado e domingo, Tuntum não é mais aquela cidade em que as mulheres só trabalham no lar, muitas delas trabalham durante a semana, sem falar que a feira mudando de segunda pra o sábado só vai beneficiar o povo de Tuntum pois 90% da feira é feita por comerciantes de Presidente Dutra e Região com mercadorias saturadas que não são vendidas em outras e feiras, se um comerciante de Tuntum quiser um ponto na feira ele não consegue, pois todos ja são marcados pra os comerciantes de fora, quem tem que vender nessa feira é povo de Tuntum, e manter a economia aqui na cidade e evitar que a população vá até Presidente dutra fazer suas compras...

    ResponderExcluir