.

.
.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ações do Governo do Estado alcançaram mais de 50 mil jovens em 2015



Chegando ao fim do primeiro ano de gestão, as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Flávio Dino alcançaram a marca histórica de aproximadamente 50 mil jovens em todo o estado, o que tem garantido a prioridade que a pauta da juventude deve ter no Maranhão para enfrentar a vulnerabilidade ainda presente na vida juvenil.

São diversas ações, programas e projetos que já se consolidam como conquistas da juventude maranhense e reforçam o compromisso do governo Flávio Dino em possibilitar e fortalecer o protagonismo juvenil no estado.

Articuladas pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), em parceria com demais órgãos estaduais, e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), as políticas públicas apontam para um protagonismo dos jovens maranhenses no grande processo de transformação do Maranhão.

Merecem destaque, programas e projetos como o ‘CNH Jovem’, coordenado pela SEEJUV, em parceira com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA), que ofereceu neste primeiro ano do programa, duas mil carteiras de motoristas gratuitas a jovens oriundos da rede pública estadual de ensino e o projeto Rondon Regional/Especial, desenvolvido pela SEEJUV em parceria com o Ministério da Defesa, que oportunizará que mais de 100 estudantes e professores universitários, troquem o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.

Vale ressaltar ainda os projetos “Torcida da Cidadania”, realizado em parceria com Secretaria de Estado do Esporte (Sedel), o “Juventude em Cena”, o “Cine Juventude”, além das campanhas específicas como “Juventude Prevenida”, promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras municipais. As ações têm alcançado cada vez mais jovens e contribuído para reduzir a vulnerabilidade em relação às drogas, violência, acidentes de trânsito e DST/AIDS, e promovido cidadania, além de oportunizar qualidade de vida e possibilidade de formação profissional para a juventude.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destaca que as ações do poder público estadual, que beneficiaram milhares de jovens, demonstram a atenção do governo Flávio Dino para esta parcela da população neste primeiro ano de gestão.

“As políticas públicas para superar a realidade maranhense de exclusão juvenil devem possibilitar que esta vivência seja construída por meio de um intenso processo de desenvolvimento individual e coletivo dos jovens, de forma integral, a partir de seus interesses, potencialidades, desejos e direitos, respeitando e valorizando suas diferenças e, ao mesmo tempo, combatendo as desigualdades, valorizando as diversidades. Todas essas ações e números de jovens beneficiados, demonstram que a juventude alcançou o patamar de política de Estado”, ressalta.

Outras ações

Além dos projetos e programas desenvolvidos pela SEEJUV e órgãos parceiros, merecem destaque como política pública para a juventude em 2015, os programas “Cidadão do Mundo,” e o “PreUNI”, coordenados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O primeiro oferecerá intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) aos jovens maranhenses entre 18 e 24 anos, alunos egressos ou integrantes da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos.

O PreUNI possibilitou a democratização o acesso ao Ensino Superior, disponibilizando ferramentas de estudo para jovens oriundos da rede pública. O aplicativo desenvolvido alcançou 20 mil estudantes em todo o Estado. Já os Aulões do Enem, que também integram o cronograma do PreUNI, reuniram mais de 10 mil jovens em vários municípios.

3ª ConfJuvMA

Para fechar o ano de conquistas na área das políticas públicas para os jovens maranhenses e ampliar o espaço democrático para as discussões dessas ações entre Governo e a juventude, será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude (3ª ConfJuvMA).

Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), a 3ª ConfJuvMA tem como tema “As várias formas de mudar o Maranhão e o Brasil” e será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus do Bacanga, com a participação de mais de 700 jovens delegados representando mais de 80 municípios.

QUADRO

Ações em números


Nenhum comentário:

Postar um comentário