O prefeito Fernando Pessoa deu posse, na noite dessa segunda-feira (27), no prédio da Câmara de Vereadores, aos novos Conselheiros Municipais de Educação de Tuntum. O quadro titular, que é dividido entre diretores, técnicos pedagógicos e professores, ficou composto da seguinte forma:
Segmento diretores de escolas:
ANTONIA GILDENY FONTES LUCENA SILVA
ANTONIA SANDRA SILVA RIBEIRO
Segmento técnicos pedagógicos
FRANCISCA DE CARVALHO SILVA
CLEIDE DOS SANTOS SILVA
Segmento professores da Rede Municipal Pública de Ensino
WILMA ALVES LÉDA LIMA (Presidente)
ANTÔNIA COELHO URUÇU (Vice-Presidente)
Segmento: Pais de Alunos (as) da Rede Municipal de Ensino
EMERSON DE ARAÚJO SILVA (Assessor Técnico)
MAYARA ARAÚJO FAUSTINO E SILVA
Segmento: Técnicos Pedagógicos (Suplentes)
FRANCISCA WILDIRLENE LOPES ROCHA SOUSA (Secretária Executiva)
KAMILA ALVES DE ARAÚJO SOUSA
EDUARDO MORAIS BRASIL
O prefeito, em um rápido pronunciamento, exaltou o professor Emerson Araujo, dizendo que estava cumprindo o que lhe havia prometido, deixando claro sobre o apoio que havia dado sobre a estruturação e organização da nova política em educação. Em síntese, ele ainda destacou o trabalho inicial do secretário de Educação, Carlos Junior e sua adjunta Maria de Jesus Pessoa, que serão daqui pra frente os dois pilares centrais da pasta, imbuídos de darem sequência aos avanços já conquistados nos primeiros quatro anos.
O secretário Carlos Junior enfatizou o crescimento da educação em números nesses últimos anos do mandatário tuntuense. Salientou, também, a importância do conselho na política de educação como um instrumento fundamental. Antes de concluir, afirmou que estará sempre aberto ao diálogo ao novos conselheiros e toda estrutura de educação.
Com o auditório repletos de convidados, entre eles vereadores e secretários, todos na expectativa de conhecerem os novos membros que irão fiscalizar e estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino, o professor Emerson Araujo, um grande entusiasta da educação, ex-presidente do Conselho e atual assessor, relembrou do compromisso feito com o então deputado Fernando Pessoa para dar apoio a uma política que fortalecesse as relações municipais da área com a gestão estadual, que segundo ele, foi devidamente honrado pelo então parlamentar.
A nova presidente do Conselho de Educação, professora Wilma Léda, inicialmente, parafraseou o patrono da educação brasileira, professor Paulo Freire, para logo após afirmar que o conselho não terá somente a função de fiscalizar, mas de buscar mais qualidade a toda estrutura de educação.
Os conselhos têm um papel crucial nas mediações e articulações na relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal, como o de normatizar, criando regras; como deliberar, autorizando o funcionamento e não funcionamento de escolas, além de assessorar e fiscalizar de perto todas as ações pertinentes da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário