.

.
.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Carreta da hanseníase inicia atendimento em Tuntum


O Brasil já consegui erradicar várias doenças que dizimam sua população e que deixam graves sequelas, com exceção a hanseníase que continua sendo um grave problema de saúde pública, deixando o país em segundo lugar no mundo entre pessoas portadoras da bactéria, mais conhecida como Bacilo de Hansen. Na luta para neutralizar esse mal silencioso, a Secretaria Municipal de Saúde trouxe a Tuntum a Carreta da Hanseníase, veículo dotado de toda estrutura e de profissionais especializados na área.
Na pequena abertura, hoje (02) pela manhã na praça São Francisco, o secretário de Saúde, Rawlley Tavares discorreu sobre a importância da carreta e o contínuo empenho das equipes em saúde para prevenir e detectar eventuais sintomas.
A assessora em saúde de Presidente Dutra, enfermeira Cristiane, destacou que o município tem uma eficiente equipe de saúde preventiva, que talvez seja a maior da região, alcançando resultados significantes em prol da população. A primeira Dama Daniela Jadão Cunha, prestigiando o ato, agradeceu a dedicação de todos os profissionais da área em contribuir em mais um momento de importância para a saúde.

Segundo o enfermeiro Thiago, um dos profissionais envolvidos diretamente com a doença, o trabalho preventivo desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Saúde têm sido extremamente importante, inclusive adquirindo bons resultados, um exemplo é a queda no número de portadores do bacilo, em 2012 eram 59, hoje são somente 22 casos. A expectativa mínima é que sejam atendidas até 100 pessoas durante todo o dia. A previsão do número no atendimento é considerado baixo por causa da presença domiciliar feita diariamente pelas equipes de saúde. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário