.

.
.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Faixas de pedestres ainda não são respeitadas em Tuntum


A Prefeitura de Tuntum sinalizou (sinalização viária) as vias da cidade com o intuito de melhorar o trânsito e a locomoção dos transeuntes, principalmente nas faixas horizontais de pedestres nos locais mais trafegáveis e que oferecem maiores riscos a segurança da população. Todo o esforço em oferecer melhor qualidade no trânsito ainda não está sendo totalmente oferecido pelos motoristas e condutores de veículos, está faltando respeito pelos pedestres, que infelizmente ainda existe um grande número que ainda desconhece o direito do uso da faixa. 

Ontem, depois de uma denúncia de um leitor do blog, o seu titular percorreu algumas ruas e avenidas e percebeu claramente algumas irregularidades, tanto dos condutores, como também de pedestres. Da parte dos motoristas é comum eles não respeitarem a preferência de passagem dos transeuntes, não se sabe se é por falta de conhecimento ou por ignorância. É também comum se observar o pedestre transitando fora da faixa, mesmo a poucos metros dela, uma demonstração de que não confia ou desconhece a sua finalidade.

É comum, também, se observar carros e motos estacionados em cima das faixas impedindo a liberdade de tráfego dos pedestres, uma irregularidade passiva de multa, mas que até agora não recebeu a atenção dos órgãos de fiscalização e controle, neste caso a Polícia Militar. Ontem o blog flagrou uma caminhonete estacionada na avenida Dr. Joacy Pinheiro, em frente ao Mini Box Bruna, comprometendo a passagem dos pedestres e a completa fluidez do trânsito no local. O mais impressionante é que no momento passou uma viatura da polícia e nada fez para retirar o carro do meio da avenida. 
A preferência ao pedestre, segundo os mais entendidos do assunto, não é absoluta como alguns devem pensar, mas o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) destaca que há uma responsabilidade dos condutores de veículos pela segurança dos mesmos (Art. 29, § 2º). O código também prevê situações de prioridade dos pedestres nas vias: quando estiverem realizando a travessia nas faixas delimitadas para esse fim. (2.2.3.d. do anexo II do CTB). Pouco a pouco a população passará, com certeza, exigir o cumprimento dos seus direitos, e os condutores a cumprirem os seus deveres. Agora, bom seria mesmo se a polícia passe a fiscalizar, mesmo de forma indireta, fazendo algumas advertências e correções...   

Um comentário:

  1. Prefeitura também têm que fazer a parte dela! Fazendo concurso para guarda de trânsito... So a policia so não faz milagre!!
    E seria bom também câmeras para vigiar a cidade.. Construção de barreiras nas entradas e saídas da cidade!!

    ResponderExcluir