terça-feira, 19 de dezembro de 2017

AVANÇO: Saúde de Tuntum já realizou 34 cirurgias de adenoide e amígdalas, a meta é dobrar o atendimento

Último mutirão realizado no hospital Seabra de Carvalho

O número de casos de pessoas com adenoide e amigdalite em Tuntum ainda é grande. A comprovação está sendo feita por consultas e exames realizadas mensalmente no Centro de Imagem por um otorrinolaringologista, especialista da área médica que atende gratuitamente pacientes do município e região. Por conta do grande número de complicações dessa natureza, o prefeito Dr. Tema e o secretário de Saúde, Maurício Seabra, irão ampliar o atendimento para pouco a pouco buscar equacionar o sério problema. O prefeito afirmou que após o atendimento do médico especialista foram surgindo a necessidade de cirurgias, então ele decidiu contratar um cirurgião, principalmente para atender os que tem menor poder aquisitivo.

- Esse é um problema que foi detectado em nosso município após o atendimento do otorrino no Centro de Imagem, diante dessa situação decidi contratar um médico cirurgião para atender esses pacientes, que na sua maioria são pessoas carentes que não têm condições de pagar por um procedimento cirúrgico desse tipo, hoje superior a R$ 5.000,00.
Para agilizar o atendimento a Secretária de Saúde criou o mutirão de cirurgias e ratificou a contratação do médico cirurgião Vitor Campelo, sendo o último realizado sábado (14) passado no hospital Seabra de Carvalho, oportunidade em que foram feitos 13 procedimentos. Nos três mutirões já dispensados 34 pessoas já foram beneficiadas. De acordo com informações da assessória do hospital, a intenção do secretário de Saúde e do gestor municipal é aumentar o número de pacientes por atendimentos nos próximos mutirões até atingir a meta de 80 cirurgias nos três meses seguintes, perfazendo um total de mais de 110 cirurgias.
Tuntum é a única cidade da região preocupada em realizar esse suporte médico direcionado à população de baixa renda. Antes dessa louvável iniciativa, os pacientes acometidos com esses mesmos problemas tinham que procurar centros mais avançados da rede privada, como Teresina, São Luís e Caxias, o que se tornava muito onereso em face das viagens e do próprio tratamento, isso quando ele tinha disponibilidade de recursos.
Sandra e Ray

Um dos exemplos reflete na dona de casa Sandra Ivone Cardoso da Luz, seu filho Ray Cardoso Oliveira, 7 anos, sofria bastante com a inflamação das amígdalas desde os 2 anos de idade, mas nunca havia obtido êxito para fazer a cirurgia, inclusive ele já havia ficado na fila de espera pelo atendimento em duas capitais, Brasília e São Luís. Hoje em contato com a editoria do blog, Sandra disse que seu filho depois da cirurgia que fez aqui em Tuntum vive uma nova vida.
- Depois disso ele cresceu e até engordou, só pra ter uma ideia, antes ele calçava 32, hoje está calçando 36. Hoje ele  é uma outra criança.
Com os resultados satisfatórios que vêm obtendo, Dr. Tema se sente cada vez mais animado em continuar a buscar dias melhores para a saúde dos tuntuenses.  
- Vejo-me na obrigação de zelar pela saúde de meu povo, de buscar meios mais avançados para oferecer a todos uma saúde de melhor qualidade, por isso que tive a iniciativa de construir o Centro de Imagem. Sei que a caminhada é dura, mas afirmo que enquanto força eu tiver continuarei a lutar pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário