segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Diz quem tú és, que te direi quem serás...

Por Ronald Torres

É de espantar, mas, a campanha de 2012 em Tuntum já começa a ser bordada e talhada pelos costureiros e pelos artesãos da política local. E neste emaranhado político as definições vão sendo apontadas e cada dia que passa por conta das eleições deste ano, e começam a se desenhar o que promete vir daqui a dois anos. É como diria meu velho e admirável amigo-poeta-imortal Firmino Filho, da Acadêmia Caxiense de letras; “As águas virão antes de março e as flores chegarão antes da primavera para que nossos corações se enundem de águas-de-cheiro”. Neste emolduramento dos cartazes, penso que, a se seguir as coisas como estão a acontecer a preposição “se” deverá se postar da seguinte forma, entre itens e alíneas da política tupiniquim:a) – Se em primeiro lugar para deputado estadual chegar Ricardo Murad – embora ele próprio ignore o sobrenome – e em sua cola vier a Branca em igual número de sulfrágios a tendência é que a liderança maior ainda é de Dr. Tema, aqui seguido por Dr. Chico “prefeito” Cunha;b) – Se em primeiro lugar também para a estaduança vier Max Barros e trouxer ao seu lado em igual número de votos Roseana, quem deverá despontar como líder é o ex-prefeito Pires Léda;c) – Se vier em primeiro lugar a Dra. Cleide Coutinho, embalada com Flávio Dino e Zé Reinaldo, Governo e Senado respectivamente, aí é o gupinho que despontará. Nada mais justo do que um atrelamento inocente, a Dr. Tema, longe aí de Dr. Chico Cunha;d) – Se der Rigo Teles na ponta aí serão os cobras que lucrarão com Roseana e Cia. Isto se acontecer dos votos da moça aparecerem mesmo. Até porque os cobras não se misturam com labigós – leia-se aí Dr. Tema e Grupinho. Nesta hipótese serão conteplados com as palmas de Roseana Dr. Nouga, Dra. Nilza, Alan Nolêto e Artemiza (Vereadora);Daí pode se tirar o futuro prefeito de Tuntum em 2012. Eu modestamente na minha análise sem nenhuma pretensão vejo a coisa da seguinte forma: Dra. Cleide leva a vantagem, pois além dos votos dados a ela trará consigo os votos para Flávio Dino, que por sua vez virá acompanhado de Zé Reinaldo pro Senado. Votos de Flávio virão dos descontentes com Ricardo, dos cobras que não se unem com os labigós, e uma rebarba considerável de quem vota em Rigo e não se conforma com o alijamento do grupo imposto pelo próprio Rigo Teles que já lançou a esposa Abigail candidata a prefeita de Tuntum.Fica portanto o Grupinho que apontando o candidato majoritário pode fazer a dobradinha com qualquer grupo que se sinta menosprezado. E aí eu entro: tenho um nome de consenso para Cobras desiludidos e labigós arrependidos: Carlos Seabra. E aí sobra a vaga de vice que pode ir pra que nunca participou de pleitos majoritários e que poderia ser alguém com sobrenome de ex-senador ou até mesmo um com livre trânsito nos grupos políticos locais.

18 comentários:

  1. Ronalde Torres, pelo q vi no sábado lá no clube UIRAPURÚ onde discurssaram todas "as lideranças políticas" tando do grupo labigó como cobra a única conclusão que tirei foi, O POVO DE TUNTUM É TEMA, independente do resultado de eleição ou não. Roseana, Sarney Filho, Rigo Teles, Dr.Jerry,Pires Léda e Chico Cunha todos essses DISCURSSARAM mas o único a ser aclamado realmente foi TEMA.
    VAMOS AGUARDAR O DECORRER DA PASSAGEM DE ÁGUAS POR DEIBAIIXO DESSA PONTE QUE APENAS TÁ COMEÇANDO A ENXURRADA

    ass: H.S.C

    ResponderExcluir
  2. RIDICULO
    Ronald Torres vc ja foi melhor em seus pronuciamentos.Carlos Seabra !!! quem é ? onde mora ? é de tuntum. ah pelo sobrenome é sobrinho ou parente do ex prefeito né ???

    ResponderExcluir
  3. carlos seabra? o que ele fez por tuntum? pelo menos ele já morou aqui em nossa cidade? agora virou mesmo um circo as indicações para prefeito de tuntum... É ENGRAÇADO: a oligarquia cunha sempre quer estar no poder, por isso, é oligarquia!
    FORA CARLOS SEABRA, RIGO TELES E CHICO CUNHA DE TUNTUM! POIS É TEMÃO NO CORAÇÃO DO POVÃO EM 2012!

    peixoto - tuntum

    ResponderExcluir
  4. Jornalismo bem feito se faz com impessoalidade, esse Ronald Torres precisar ser mais eloqüente e menos puxa-saco.
    Sobre a esposa de Rigo Teles com candidata a prefeita de Tuntum, é uma vergonha, tanta gente da nossa cidade, vão querer busca uma forasteira para poder derrubar as Oligarquia Rapina.

    ResponderExcluir
  5. DEUSIMAR LOBÃO, TUNTUM É TERRA SEM LEI! OS POLÍTICOS DE TUNTUM NÃO FAZEM NADA POR NÓS!


    césar

    ResponderExcluir
  6. vamos dá um GRANDE FORA em carlos seabra e chico cunha!
    vamos dá um GRANDE FORA em carlos seabra e chico cunha!
    vamos dá um GRANDE FORA em carlos seabra e chico cunha!
    vamos dá um GRANDE FORA em carlos seabra e chico cunha!
    vamos dá um GRANDE FORA em carlos seabra e chico cunha!

    melquíades - tuntum

    ResponderExcluir
  7. carlos seabra? fla sério! esse blogueiro está maluco... FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM E PRINCIPALMENTE O CHICO CUNHA, POIS MEU TUNTUM ESTÁ ABANDONADO!

    paty

    ResponderExcluir
  8. Ronald eu não entendo o teu empenho e pressa em lançar um candidato às eleições de 2012, acredito que como bom analista político que és está um tanto apressado, e a pressa é gêmea siamesa da imperfeição e do erro...Aconselho a você a cautela, a calma e a observação do que o cerca, pois o que diferencia uma análise bem feita de uma feita nas coxas é nossa capacidade de discernir sem paixão ou outros sentimentos que entorpecem o bom sentido...a propósito, Carlos Seabra? Carismático esse rapaz, rs... está perdendo o faro velho Ronald Torres...

    ResponderExcluir
  9. RONALD TORRES TA SO LANCANDO
    JA LANCOU SEU FILHO (nao deu certo)
    JA LANCOU BAR , (ninguém quizP
    JA LANCOU FILHO DO TEMA (muito novo)
    AGORA TA LANCANDO O SOBRINHO DE TEMA (niguem conhece) !!!
    VAI COM CALMA TORRES.Muniçao ruim agente nao usa!!!!!
    Fernando

    ResponderExcluir
  10. EU TENHO OS NOMES CERTOS PARA PREFEITO E VICE, EM 2012 É DR. TEMA PREFEITO E JAIRO BRITO VICE, AÍ SIM NÃO TEM PRA NINGUEM;OS OUTRO SÃO UNS BANDO DE AVENTUREIROS.

    ResponderExcluir
  11. Quando fiz o comentário, onde propuz um candidato, não quis dizer que ele será ou não será. Nem ele mesmo sabe deste meu comentário, a não ser que tenha lido no blog. Quanto à eloqüencia sugerida, até que aceito, só que: Não estou discursando, nem tampouco narrando vaqueijada nem corrida de cavalos, portanto não precisa de eloqüencia para se escrever um comentário que partiu de minha vontade própria. As críticas são sempre bem vindas pois fazem parte do processo. Quanto a perder o faro, quem sabe a idade não está ajudando, né?. E lançar candidatos não é papel meu, é da conjuntura política. Se o Bá, o Segundo, o Tema, o Carlos Seabra ou o Rafael e até mesmo você - por que não? - fizerem parte desta conjuntura, quem sou eu prá atrapalhar. Só digo uma coisa: Eu voto em que eu quiser, é meu direito e tambem é direito de todos. Alguns votam com sabedoria e inteligência, outros com coceira no bolso. Ganho bem e não dependo dos atuais políticos de Tuntum. Tenho Dito! Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. O que está querendo o Ronald 'boquinha' Torres?

    ResponderExcluir
  13. gerson, eu não lhe conheço mais você falar que tema rapina e jairo brito que se vendeu para os labigós por alguns mil reais, voce fala que eles são os nomes para comandar tuntum, você é louco ou fingindo de louco fora tema rapineiro.

    ResponderExcluir
  14. O Ronald está blefando, ele não vota em quem quiser, ele vota em quem o Humberto Coutinho determinar.
    Se por ventura ele decidir votar em um candito que não seja do agrado do "chefe", todo cuidado terá sido pouco. Ronald, não seja hipócrita. è oportuno dizer que sua situação é semelhandte á do Deusimar Lobão.. até nos blogs voc~es são iguais.

    ResponderExcluir
  15. Ronald por que vc nao escolher logo um sucessor para Humberto coutinho.ah ja sei.ele tem direito a reeleiçao né.aqui em tuntum nao é diferente
    may

    ResponderExcluir
  16. Caro anônimo, o sr. Ronald Torres não trabalha com blogs, faz publicações e dedica o pouco tempo que tem apenas por simples vontade. Esse de "puxa saco" não tem nada, pois quando na assembléia legislativa foi um dos chefes de gabinete mais visado e recebeu enúmeras propostas. Ele apenas gosta do que faz. Posso te passar algumas características básicas do puxa-saco: Puxa-saco pode ser aquele que passa o dia todo nas calçadas tentando defender aquele que não faz absolutamente nada, ou pior, defende os que conseguem deteriorar ainda mais a administração pública. Pra quem não sabe a imparcialida é algo que não existe dentro do jornalismo, pois você sempre está sujeito a influências seja do que for. O que um bom jornalista deve fazer é ser o mais próximo da imparcialidade possível abrindo espaço para críticas e réplicas. Esse espaço existe no blog do Ronald Torres. Apesar de ficar difícil dialogar com anônimos, o esforço é fundamental.

    ResponderExcluir
  17. PORQUER NO LUGAR DE CARLOS SEABRA NAO SERIA MELHOR E MAIS VIAVEL ELEGER O SEU IRMAO QUE MORA AQUI E É MAIS DADO COM O POV0?

    ResponderExcluir
  18. Volta logo DR TEMA, se não Tuntum vai acabar de uma vez. ANDRADE

    ResponderExcluir