.

.
.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Vereadores debatem problemas provocados pelas chuvas em Tuntum e situação dos atingidos; base defende as atitudes do prefeito.


A 37ª sessão ordinária do Legislativo Municipal esteve voltada para os danos provocados pela força da natureza nos últimos dias em Tuntum e a real situação das vítimas, alguns desabrigados com poucas condições de retomaram a vida de antes. 
Os debates se acenderam depois que o vereador Wellington Pessoa (PR) foi à tribuna e expôs suas considerações sobre o momento de aflição que passa os moradores do residencial Ana Isabel. Ele questionou a demora da publicação da situação de emergência, dizendo que outras cidades já tiveram a devida situação reconhecida pelas autoridades. O vereador ainda foi duro nas suas críticas sobre a assistência feita pelo Poder Público Municipal, afirmando que está muito lenta e carece de maior agilidade para beneficiar a todos. No retorno à tribuna, no grande expediente, ele intensificou suas críticas pedindo mais atenção do gestor, mas momentos depois elogiou a atenção dada por Daniella Tema, esposa do prefeito, que segundo ele esteve sempre presente ajudando a todos que precisavam. 
O Líder do Governo, vereador Marcus do Carlito (PSB), rebateu as alegações e apresentou argumentos contundentes sobre o difícil momento, acrescentando que a situação de emergência não se dá da noite para o dia, que o prefeito juntamente com a Defesa Civil está relatando de forma detalhada todas as perdas e danos sofridos, para que não haja erro no processo, e consequentemente todos sejam beneficiados. Marcus Cunha ainda disse que o prefeito nessas próximas horas irá se encontrar com o governador para pedir ajuda às famílias afetadas. Ele concluiu dizendo que o gestor já providenciou maquinas e equipamentos para reparar os estragos causados.
O vereador Geová Soares (PV), seguindo a mesma linha de seu colega da oposição, também foi crítico ao comportamento da gestão municipal, pedindo mais rapidez e agilidade para resolver os problemas que está vivendo os moradores do bairro. Já o vereador Ivalto Chaves (PSB) disse que tem certeza que o prefeito está providenciando o necessário para ajudar os afligidos pelas cheias do riacho. Ele acrescentou que sua viagem à São Luís foi para providenciar recursos à serem aplicados em favor de todos.
Os debates ganharam outra intensidade depois que o vereador Alan Noleto (PDT) subiu a tribuna e por um longo tempo defendeu o prefeito e sua atuação à frente do episódio. Noleto, inicialmente, afirmou que a situação das famílias é a mais difícil de suas vidas. O edil, que é da base do governo, disse que não aceita falarem mal do prefeito, logo porque a sua esposa Daniella Tema esteve sempre presente auxiliando de forma direta os moradores. Disse também, que imediatamente ele providenciou a chegada da Defesa Civil para fazer o cadastramento das vítimas e os levantamentos preliminares, tudo para que o governo possa tomar uma atitude mais correta. Ele falou da presença direta dos agentes do Governo Municipal levando alimento e roupas. Alan concluiu discorrendo sobre compromisso do prefeito. "A resposta vai ser dada por ele. Ele é um homem de compromisso. Sempre esteve presente e está tentando ajudar", pontuou o vereador.
Cobrado por presentes na galeria, a maioria de pessoas atingidas, o vereador Dorian (PRB) cobrou a presença de uma equipe médica no local e mais eficiência na limpeza do bairro. Ele disse que não se resolve os problemas da noite para o dia como muitos querem, mas é necessário mais urgência.
Nos corredores da Casa, o vereador Nélson do Naxin disse ao blog que o prefeito Dr. Tema vêm tomando a postura correta, que em casos como este não se resolve os problemas imediatamente, que sua ida para São Luís é para buscar soluções.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário