quarta-feira, 11 de abril de 2018

TUNTUM: Situação dos atingidos com as chuvas é maior do que se imaginava; a pedido do prefeito, Defesa Civil já se encontra em Tuntum


Depois da tormenta e da trágica noite que viveram os moradores do residencial Ana Isabel, o dia de hoje foi de recomeço, de juntar o que sobrou e pedir forças a Deus pra continuar a luta do amanhã. Mesmo pensando firme e com esperança, que é o se percebe entre muitos, mesmo assim ainda existe muito desânimo e tristeza. Em todas as ruas e casas é visível os estragos causados pela força da natureza.
Dona Vera
Cada dono de casa reservou a manhã para separar o pouco que sobrou e jogar a grande parte fora. A moradora dona Vera falou que de sua casa só conseguiu tirar a televisão, o resto foi perdido, nada mais pode ser aproveitado. "Só consegui salvar a televisão por causa do meu filho que veio antes, o restante está perdido", disse com os olhos cheios de lágrimas.
Maria Feitosa
Um carro da limpeza desde cedo que está apanhando o que ficou perdido, a maioria são móveis, eletros e objetos pessoais. Aos prantos, a dona de casa Maria Feitosa Lima, moradora da rua Raimundo Dó, foi encontrada carregando consigo o único bem que lhe restou, uma churrasqueira. A jovem moradora Gardênia de Jesus, desolada, também afirmou que de sua casa nem as roupas servem mais. "Eu fiquei só com essa roupa do corpo, o restante não presta mais, até meu guarda roupa, dado de presente há mês, também ficou destruído", disse muito abalada.

As perdas se contabilizam entre bens domésticos e a destruição do próprio imóvel. O metalúrgico Robério Diniz, proprietário da metalúrgica do Bel, viu o seu sonho de décadas ser destruído em poucas horas. O local onde funcionava sua empresa virou escombros e ferros retorcidos, segundo ele um prejuízo superior para mais de R$ 50.000,00. A esperança agora é recomeçar com a ajuda de amigos.
Robério Diniz
Escolas das Redes Estadual e Municipal estão arrecadando alimentos e roupas para distribuir entre os atingidos. Na noite de ontem foi servido jantar no prédio da academia Estação Saúde. Hoje pela manhã voluntários percorreram todo o bairro distribuído café da manhã. As ações estão sendo promovidas pela prefeitura. 


PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS

Representantes da Defesa Civil e primeira dama Daniella Tema

O prefeito Dr. Tema contatou o blog e afirmou que as primeiras providências já estão sendo tomadas, uma delas foi a decretação de Situação de Emergência, e que a Defesa Civil já se encontra visitando a área afetada para fazer um relatório completo sobre a devida situação. Ele também falou que esta semana terá uma audiência com o governador Flávio Dino, em que pessoalmente irá relatar o ocorrido e pedir ajuda para as vítimas 'desabrigadas' e reparação do patrimônio público. Ele acrescentou que na visita do governador ao povoado Belém do Maranhão, dia 20, ocasião que serão anunciadas obras, convidará o mesmo para sobrevoar toda a área atingida. "Convidarei o governador a fazer uma visita in loco para que próprio possa ver o tamanho dos estragos causados pelas chuvas em nossa cidade", disse.

O prefeito falou ainda que a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), entidade que preside, fará doações de cestas básicas a todos os afligidos. Também segundo ele, um grupo de empresários da capital já estão se mobilizando para ajudar com doações. 

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário