.

.
.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Comportas da Barragem do Rio Flores serão abertas nesta tarde de quinta-feira


Barragem do Rio Flores 

Por Carlinhos Filho - Para gerenciar a situação da Barragem do Rio Flores, que deverá ter abertas as suas comportas nesta quinta-feira (12/04), os prefeitos Antônio França (Pedreiras) e Fred Maia (Trizidela do Vale), deputado Estadual Vinícius Louro, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e coordenações das equipes de emergência para as enchentes se reuniram nesta manhã, na sede do comando do Corpo de Bombeiros, em Trizidela do Vale.
DENOCS autorizou abrir a válvula dispersora da Barragem do Rio Flores, devido o grande volume de água represada, para evitar que o escoamento seja feito pelo vertedouro, que não terá capacidade de ser controlado.
                
                     Reunião nesta manhã na sede do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale 

Ficou acertado que hoje à tarde, os prefeitos e os demais participantes da reunião se deslocarão até a barragem para verificar a situação e acompanhar como serão feitos os procedimentos. Assim, deverá ser feito um acordo em relação ao horário de liberação das águas da barragem.

O capitão Joel Machado, comandante do Corpo de Bombeiros explicou a situação e disse que não há necessidade de alarmes.

“A abertura das comportas é prevista, porque o volume das águas tem aumentado na represa. A previsão é a liberação de 15 a 25% deste volume para que seja aliviada. Já é algo previsto, porém uma das nossas preocupações é que o Rio Mearim está com seu volume de água acima do normal, mas de qualquer maneira se chover o rio também vai aumentar. Então fazendo um gerenciamento programado tudo estará sob controle. Não é uma situação de alarme ou desespero, mas de gerenciamento. Estamos aqui exatamente para gerenciar crises, por isso conversamos com os dois prefeitos e suas equipes, Defesa Civil e outros envolvidos, mas reitero que não há motivos para alarmes, é uma questão de gerenciamento”, afirmou.

Internauta afirma que registra grande volume d`água após abertura de comportas 

             
                                   Vertedouro da Barragem do Rio Flores 

O prefeito de Pedreiras, Antônio França, falou dos preparativos da prefeitura com a abertura das comportas.

“Fomos chamados para uma conversa a respeito da situação da necessidade de tomarmos medidas em relação a abertura das comportas. Iremos na Barragem do Flores hoje a tarde para fazer uma averiguação e conversarmos com o profissional responsável pela manobra para a liberação das águas, e assim estarmos bem preparados para depois que essas águas forem liberadas. De acordo com as orientações técnicas é necessário tomar essa atitude de abrir, para evitar danos maiores, e estamos buscando a melhor maneira de ficarmos com a situação sob controle. Temos vários abrigos, e vamos sentar com a coordenação da Equipe de Emergência para buscar a melhor forma de atender e abrigar a todos os que precisarem”, disse o prefeito Antônio França, ao término da reunião desta manhã.
            
                                   Barragem do Rio Flores com grande volume d`água









Nenhum comentário:

Postar um comentário