Araguaia Notí
Araguaia Notícia com RD News
Sorriso, Campo Novo do Parecis e Sapezal lideram o ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. De acordo com o levatamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), das 10 cidades mais bem colocadas, 6 são mato-grossenses, com participação expressiva na produção de algodão, milho e soja.
Fazendo jus á fama do celeiro do mundo, Mato Grosso é o estado com mais municípios citados, totalizando 41. Entre as primeiras 10, figuram 2 cidades de Goiás, sendo elas Rio Verde em 4º lugar e Jataí em oitavo. Duas cidades da Bahia também são destaques: São Desíderio em 5º lugar e Formosa do Rio Preto em nono.
Divulgação[Pesquisadores nas �reas de plantio de soja em Campo Verde]A análise foi feita a partir da pesquisa anual do IBGE da Produção Agrícola Municipal (PAM). A pesquisa englobou os dados da produção agrícola municipal, referentes a 2022, levando em conta variáveis como área colheita, produção, valor da produção das lavouras e rendimento.
Os resultados mostraram recordes de produção e de valor da produção. Uma vez que produção foi de 263,8 milhões de toneladas em uma área de 90,4 milhões de hectares. Já o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias foi de R$ 830,09 bilhões.
A área total dos municípios mais ricos é de 30,156 milhões de hectares, e representa 34,2% da área total de 90,4 milhões de hectares. Os mais ricos representam 34,71% do valor da produção e geram R$ 288,13 bilhões. Também o índice de produtividade nas lavouras dessas localidades são relevantes e altos, segundo a análise da pesquisa realizada.
Centro Oeste é destaque
Entre os 100 municípios mais ricos, 67 situam-se no Centro-Oeste. Sendo que 41 municípios em Mato Grosso, 14 em Goiás, 11 no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal (Brasília).
Em Minas Gerais, encontram-se 11 e na Bahia, 7 municípios, Paraná 3 municípios, São Paulo 2 e o restante, em outros estados.
Na Bahia, os mais ricos são São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luiz Eduardo Magalhães, Riachão da Neves e Jaborandi. Em Minas Gerais, os municípios mais ricos são Unaí, Uberaba, Paracatu, Perdizes, Sacramento, Buritis, Patrocínio, Araguari, Coromandel, Uberlândia e Guarda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.