.

.
.

sábado, 21 de outubro de 2023

Estudantes do Colégio José Teixeira visitam o Memorial da Balaida em Caxias

 


Educação e cultura caminham na mesma mão, uma auxiliando a outra para fortalecer os laços do conhecimento, vital para aprimorar a pedagogia escolar diária, dando ainda uma maior visão dos aspectos do presente e do passado, principalmente as marcas deixadas por figuras que abrilhantam nossa história com lutas e conquistas. 

Focado nessas ideias de saber e vivenciar de perto as marcas deixadas pelo povo maranhense, alunos do Colégio Municipal José Teixeira visitaram ontem (20) a cidade de Caxias, especificamente o Memorial da Balaiada, local onde ainda se encontra os principais fragmentos do maior movimento de guerrilha ocorrido no estado entre os anos de 1838 e 1841, desencadeando em milhares de mortos entre as forças legalistas da província contra a insatisfação popular, provocada pela opressão imposta pelo sistema social vigente aos mais pobres. 

O grupo de estudantes viram-se prestigiados pelo momento que os levou a conhecer o passado vivo de nossa história. Orientados por uma instrutora, profunda conhecedora do movimento sangrento que ceifou muitas vidas em vários municípios do estado, tendo como o epicentro do acontecimento a cidade de Caxias, local onde as forças comandadas por Duque de Caxias pois fim a revolta social. 

Maquete da antiga cidade de Caxias

Dentro do memorial encontra-se muitos fragmentos e artefatos utilizados no confronto, despertando muita curiosidade aos visitantes, que por meio de detalhes pouco a pouco passam a entender os reais motivos do conflito.  

Armas da época

No "tour" da aprendizagem e do conhecimento in loco, os estudantes muito atenciosos, contracenaram, mesmo no improviso, a marcante história de vida de um dos maiores poetas do Brasil: Gonçalves Dias. O filho de Caxias, notadamente, é um grande expoente da literatura brasileira com um grande acervo literário e uma história surreal, marcada pela persistência do saber, tornando-se posteriormente um gênio da literatura, fato até então desconhecido por muitos dos estudantes tuntuenses presentes, que pouco sabiam da marcante história de um dos maiores nomes da literatura brasileira. 

"Ricos em conhecimento de nossa história, o seleto grupo de estudantes, liderados por professores da unidade de ensino, oportunamente, fizeram um passeio pela estrutura física do Morro do Alecrim, que foi palco de duas batalhas, a da Independência e a própria Balaiada. O local é aconchegante, dando a impressão aos visitantes de que estão no meio de uma floresta, tendo contato também com alguns elementos da fauna, como belas araras. No cume de uma estrutura metálica montada, em um cenário panorâmico, vê-se toda cidade.  

A diretora do Colégio José Teixeira, Teresinha Tavares, afirmou que momentos como estes são importantes para despertar ainda mais o conhecimento dos estudantes. "Momentos como estes são muito importante para os estudantes, aqui faz nascer um maior despertar para o conhecimento, principalmente de nossa história e cultura", disse.  

Os alunos mostraram-se satisfeitos e felizes com a viagem, que mesmo sendo rápida, foi propícia para alimentar a sede do conhecer, vivenciando de perto fatos vivos de nossa história, que com certeza ficará gravado nos anais do conhecimento de cada um.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário