.

.
.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Atlea homenageia personalidades em comemoração aos 70 anos de emancipação de Tuntum

 


Em homenagem as celebrações dos 70 anos de emancipação política de Tuntum, a Academia Tuntuense de Letras, Educação e Artes (ATLEA), realizou na noite de ontem, no auditório da Secretaria de Saúde, sessão solene para homenagear personalidades e figuras que foram destaques e que contribuíram com a cultura, educação, arte e com a sociedade de forma em geral ao longo desses anos.


O auditório teve sua lotação máxima, entre os presentes estavam acadêmicos (confrades e confreiras), autoridades municipais e homenageados, que foram agraciados com a placa de Honra ao Mérito Acadêmico. A honrosa sessão foi aberta pelo presidente da Atlea, professor Emérson Araújo, que deu as boas vindas aos presentes e ao mesmo tempo ratificou o compromisso da entidade no fortalecimento da educação e cultura do município.


Ao longo da solenidade, um grupo de crianças da Escola Maria Secretaria do bairro Mil Réis, bem trajadas e portando um recorte de jornal em que destacava a emancipação política de Tuntum, fizeram uma apresentação em movimentos de coreografia, sendo notadamente muito bem aplaudidas. Os cantores Amílson Dilacerda e Mizael Teixeira, ambos confrades, fizeram apresentações musicais, tornando o ambiente mais descontraído. 


O confrade e escritor Geovany Alves da Silva discorreu uma síntese do surgimento do município de Tuntum, ressaltando que a amada terra teria recebido seus primeiros moradores nos idos de 1800, obtendo seu maior processo migratório já no século XX com a chegada dos cearenses e piauienses. Conforme seus instrumentos e linha de pesquisa, Silva deu ênfase e importância a presença dos padres Capuchinhos, narrando episódios sobre o desbravamento da floresta, denominada de Mata do Japão. Os recortes apresentados foram muitos chamativos, fazendo um despertar sobre a grandeza do surgimento do município.


O prefeito Fernando Pessoa, um dos homenageados com a singular honraria, falou de sua contribuição para a implantação da Atlea, dando apoio estratégico a comissão e especialmente ao presidente Emérson Araújo. "Por onde eu passava eu encontrava uma academia de letras, Barra do Corda, Grajaú, então, vi que Tuntum também precisava de uma, daí entrei em contato com o professor Emérson, disse o prefeito. 


Entre as personalidades homenageadas estava o ex-prefeito Hélio Aráujo, que estava acompanhado de seu filho e ex-vice-prefeito de Tuntum, Ciro Ricardo. Como reconhecimento, as homenagens também se estenderam a personalidades já falecidas.  Antes do encerramento da solenidade, o decano da Atlea, o tuntuense e escritor Odilon Alves da Silva, fez suas considerações sobre o oportuno momento promovido pela entidade. 

Os(as) homenageados(as) com Honra ao Mérito Acadêmico

1-Fernando Portela Teles Pessoa

2-Nelson Silva de Almeida

3-Ivalto Bílio Chaves

4-Antônio Pires Leda Neto

5- Dr. Cleomar Tema Carvalho Cunha 

6-Dr. Cleones Seabra Carvalho Cunha

7-Lucivania Gomes Sousa Lacerda (in memoriam) 

8- Waldir Ribeiro Silva (Boré - in memoriam)

9-Francisco Ronald Torres (in memoriam) 

10–Lídia Dias Costa Batista (in memoriam)

11-Hélio Araújo 

12-Inocência da Silva Uruçu 

13- Sebastião Félix Teixeira

14- Maria Feitosa de Araújo Torres (in memoriam) 

15 - Raimundo Pereira Barros (in memoriam)

16 - Francisco das Chagas Milhomem da Cunha (in memoriam)  

















Nenhum comentário:

Postar um comentário