.

.
.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

TUNTUM: Morre aos 88 anos Diana Lobão, a Dona Didi cabeleireira

  


Faleceu na manhã de hoje (22), em Tuntum, Diana Lobão Veras, 88 anos, mais conhecida na cidade como dona Didi Cabeleireira. Sua morte ocorreu por volta das 9h em sua residência, à rua Frederico Coelho. Diana Lobão, mãe do professor e do proprietário do Blog do Lobão, Deusimar Lobão, já estava há cerca de cinco anos prostrada, acometida de mal de parkinson e posteriormente alzheimer, além de falta de locomoção física, usando cadeira de rodas. 

Seu quadro clínico veio se agravar nos últimos 20 dias, sendo levada algumas vezes ao hospital local. Diante da situação, praticamente irreversível, a família foi aconselhada pelos médicos que ela recebesse tratamento paliativo em casa, inclusive auxiliada por suporte respiratório suplementar (oxigenoterapia por cilindro), não resistindo a gravidade dos problemas na manhã de hoje. 

Uma história de luta para criar os filhos

Dona Didi Lobão foi casada com Enésio Nogueira, com quem teve seus cinco filhos: Wagno Lobão, Édina Lobão, Régina Lobão, Deusimar Lobão e Antônio Lobão, além de Leila Lobão, filha adotiva. Ajudando ainda a criar outros filhos de sua irmã Maria, já falecida, e Edílson Nogueira, sobrinho de seu ex-marido. Abandonada pelo marido quando o caçula ainda tinha cerca de 5 anos, Dona Didi passou a ter uma vida de luta para criar a família, desenvolvendo meios e instrumentos para dar sustento aos filhos, tendo como alternativa abraçar a profissão de cabeleireira, ganhando notoriedade em pouco tempo, passando a ser a principal opção na cidade, recepcionando toda classe social com seu valoroso talento. 

Mulher honesta e de respeito

Mesmo sem marido durante os longos anos, Dona Didi sempre se portou como uma verdadeira senhora, uma mulher honesta, de respeito e admirada por seu singular comportamento, se dedicando exclusivamente aos filhos e a profissão, de onde tirava o sustento diário familiar. Mãe e avó prendada, daquelas de se envolver nos pequenos e grandes problemas da família, sempre procurando uma solução, ela deixa para os filhos e netos um legado de honestidade, trabalho e amor ao próximo.

Hoje tivemos a certeza absoluta que perdemos o nosso Norte, a Mola Mestra que durante anos nos conduziu pelo caminho da retidão, mesmo quando estava ferida pelos embates impostos pela vida, que por diversas vezes teve que levantar diante das tantas quedas sofridas. No dia de hoje ainda não dá pra medir o tamanho do 'prejuízo' que a família Lobão vai ter com a perda de sua matriarca, um exemplo de mãe e mulher. No silêncio de nossa dor, que irá se estender para sempre, só nos resta lamentar daqui pra frente que a perda foi irreparável, e que ninguém, somente Deus, poderá nos confortar quando olharmos nossa casa vazia e o silêncio de sua ausência invadindo nossos corações.

Mãe, minha eterna, as tuas lembranças farão morada em mim em toda minha vida, porque aqui a Senhora semeou o maior de todos os sentimentos: O Amor.

Te amo eternamente...


       Diana Lobão Veras 

* 25/10/1936 + 22/09/2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário