.

.
.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Tuntum 70 anos de Emancipação Política

                           


Amanhã dia 12 de Setembro Tuntum  completa 70 anos de emancipação política. Tuntum já é septuagenária, nada mais justo que parabenizar o povo tuntuense, sertanejos, guerreiros, honestos e batalhadores, com suas labutas diárias  somando-se com a garra do Prefeito Fernando Pessoa, constroem o desenvolvimento de Tuntum e dentro das suas possibilidades, não medem  esforços na busca do crescimento e de melhores dias para o nosso abençoado município.


Nós tuntuenses, temos uma rica história cultural que envolve bens matérias e imateriais com as nossas valiosas expressões artísticas, muito  
importantes para a formação da nossa sociedade. Vale rememorar os costumes antigos por exemplo: mascavam  fumo para ter uma saúde multifatorial, o fumo ingerido combatia as doenças principalmente as infecciosas, sem contar com a sensação de euforia. 


Cheirar Torrado(rapé) servia de descongestionante nasal e combatia viroses, fumavam  cigarros com Fumo de Corda. Vale lembrar os tempos dos Engenhos, dos Fornos(casas) de Farinha, dos Moedores de Café, dos Pilões de Arroz, dos Carros de Boi, das Bilheiras com seus Potes e Filtros de Barro, abastecidos com água carregada em Cabaças direto das Cacimbas, pronta para o consumo, sem contaminação, água potável de mesa.                                                

Trazer à memória os Colchões de Palha, as Lamparinas, os Candeeiros, as Candeias.            

Recordar os tempos dos Chofer, dos Alfaiates, esses profissionais eram  considerados elite,  por possuirem habilidades únicas.                       


Memorar os Vaqueiros Aboiadores, Zé da Líbania que se tornou um símbolo reconhecível, reviver os Mestres Mecânicos a exemplo de Elias Matos com sua desenvoltura vernacular, tornou-se um legionário, trazer a memória os polivalentes Carpinteiros, os Sapateiros, grandes Artífices do couro, os Tropeiros que abasteciam os povoados com mercadorias diversificadas, os icônicos Sanfoneiros: Waldir Boré, Zé Severo, João Cearense e Geni, época em que se ouvia  com eles, a originalidade do Forró, Baião, Xote, Xaxado, do Coco, Marcha de Quadrilha, da Toada de Boi, do Repente, da música regional tocada com Sanfona e com Rabeca bem rudimentar, acompanhada dos instrumentos idiofones  percussivos tocados por: Catiruba no Pandeiro, Belchior no Tantã, Bola Sete na Zabumba, Bochecha no Surdo, Manoel de Doce no Triângulo, João no Maracá, Nhô do Julião no Reco Reco, Chico Engole no Chocalho, Nascimento no Prato e Cesário no Repique.     

    

Não podemos esquecer dos Terecôs  do Chico Alcino, do Pescocinho e do Ciriaco, com os seus Cultos Bantos Jejê e Nagô e ainda dos Bares: do Severino o Doce Veneno que era o ponto de encontro da Boemia, o Bar do Simão, Bar do Toinho Barata, Bar Toinho Sapateiro, Bar do Raimundinho Juá, figura celebradíssima na cidade.                              

Os inesquecíveis espaços dance: Boate Laguna, Clube dos 200, Boate Planeta, Japrec, Clube Mangueirão e  os nossos Cinemas Canequim e Canecão, nossas fontes de entretenimento, usávamos também esses Artefatos Cultural para namorar, era pontos de encontro romântico.

Os Cabarés da: Maria Vermelha, da Pureza e da Divina, não podem escapar da memória. 

As guloseimas que lembram a nossa infância: Rabo de Tatú da Tíroca, os Q’sucos da Nezinha, os Alfinin da Carmozina, as Broas do João Pinheiro, os Pães do Ozano Saraiva,  Panelada do Zé Maria, da Noca  e da Tia Irene.                             

Trazer a memória sempre a nossa Justiça provisionada autorizada a exercer a função sem a formação universitária: Juiz Paulo Andrade, Promotor Odilo Cruz(seu Dodô), Oficial de Justiça Alfileno Leda, Advogados Raimundo Carneiro e  Júlio Dantas e ainda os Delegados Fausto, Nona, João Borba, Herimiltom e outros, a nossa força municipal, os Guardas João Batista, Abreu, Chico Engole, Getúlio, Zuca e outros.                                                      

Ter na lembrança as Parteira, as Quebradeiras de Coco, os Barbeiros, Seu Zaca e Manoel  Barbeiro que dispensava o freguês se chamasse a Rua Coelho Neto de Rua da Bosta. 

Desejo que, cada tuntuense  seja um ponto de apoio na constante construção de uma cidade melhor, que através de valores sólidos, ajudem a preparar as nossas crianças e jovens para este processo contínuo de transformação, buscando assim no presente, o futuro para que as conquistas de nossa cidade, sejam sempre crescentes, demonstrando que, somos nós quem fazemos o amanhã e que a nossa perseverança seja a luz que ilumina o caminho rumo a uma Tuntum sempre mais promissora, transparente e cidadã.                                      

Temos orgulho de ser tuntuense, de pertencer a essa cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.                                               

Tuntum, cada  esquina tem uma história, e cada história é um pedaço do nosso coração.                                 

Tuntum com Fernando Pessoa, passou a ser uma cidade que madruga, que é eficiente, afetiva e transparente, é uma cidade linda, limpa, não é a que mais se limpa e sim, a que menos se suja.                     

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé.                                             

Parabéns batida do CORAÇÃO!!!

Veja todos os prefeitos de Tuntum e respectivos períodos:


Prefeito Isaac da Silva Ribeiro 27/12/55 a 31/01/59
Prefeito Astolfo Seabra de Carvalho 31/01/59 a 07/09/59
Prefeito Ariston Arruda Léda 07/09/59 a 31/01/64
Prefeito Luiz Gonzaga da Cunha 31/01/64 a 31/01/69
Prefeito José Uruçu da Silva 31/01/69 a 31/01/73
Prefeito Rita Mª Saraiva Coelho 31/01/73 a 31/01/77
Prefeito Luis Coelho Batísta 31/01/77 a 15/03/83
Prefeito Hélio Araújo 15/03/83 a 01/01/89.                                                                       Prefeito Bento Barbosa Teixeira.                                 01/01/89 a 01/01/
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/93 a 01/01/93
Prefeito Antônio Pires Léda 01/01/97 a 01/01/2001
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/2001 a 01/01/2005
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/2005 a 01/01/2009.                            Prefeito Francisco das Chagas Milhomem da Cunha.                                                            01/01/2009 a 01/01/2013
Prefeito Cleomar Tema C. Cunha.                                   01/01/2013 a 01/01/2017.                                    Prefeito Cleomar Tema C. Conha.                                 01/01/2017 a 01/01/2021.                                        Prefeito Fernando Portela Teles Pessoa.  01/01. 2021 a 01/01/2025.                             Prefeito Fernando Portela Teles  pessoa. O1.01.25 a 01.01. 20.29

No período de 14 de abril a 20 de maio de 1964, ocupou o cargo de prefeito Municipal de Tuntum o então presidente da Câmara Municipal, o Sr. Marinho Gonçalves de Morais, em decorrência dos afastamentos do prefeito e do vice-prefeito, os Srs. Luiz Gonzaga da Cunha e Joaquim Rodrigues de Morais, respectivamente.

Tal afastamento decorreu da articulação de um grupo político liderado pelo Deputado Ariston Gomes da Costa, adversário político do prefeito eleito.

José Uruçu da Silva, também teve o seu mandato interrompido pelo seu antecessor e ex aliado Luz Gonzaga da Cunha, assumiu o então vice prefeito o  Sr. Agnelo Fernandes, após impetrar mandato de segurança, José Uruçu reassumiu o cargo.                     

Cleomar Tema Carvalho Cunha, grande Líder político, foi um grande construtor, aliás, em Tuntum tivemos a sorte de ter bons Prefeitos, nunca ouve descontinuidade de serviços, toda obra ou projeto inacabado deixado em fim do mandato, não foram  abandonadas pelo prefeito seguinte, foram todas concluídas.              

As Obras  construídas a mais de três décadas foram todas revitalizadas, modernizadas pelo Prefeito Fernando Pessoa, o Avatar Azul, Garoto Sorriso vem valorizando assim seus antecessores dando um Up Grade nas edificações por eles construídos. Tuntum com o Prefeito Fernando Pessoa virou um canteiro de obras.                                             

Rita Maria Saraiva Coelho foi primeira e única mulher a ser eleita Prefeita de Tuntum e a segunda mulher Prefeita eleita no Maranhão. 

Cleomar Tema Carvalho Cunha foi o primeiro prefeito a exercer o cargo por mais de uma vez, hoje, o então prefeito Fernando Pessoa está no seu segundo mantado consecutivo.                         

*Cronologia dos Prefeitos, colaboração do multisciente Professor Jean Carlos Gonçalves*


Remy da Mata

Um comentário:

  1. Parabéns a nossa cidadenatal Tuntum Maranhão pelos seus 70 anos de emancipação! É como muito prazer que contemplo nossa cidade que leslanchou , prosperar a cada dia mostrando a nova face de com ritmo de cidade , a organização , a beleza que tem promovido qualidade de vida aos tuntuenses, visitantes e quem mora fora como eu. Parabéns ao Prefeito Fernando Pessoa e sua equipe competente que entrou para fazer a diferença e aos tuntuenses que agora desfrutam de uma cidade digna.

    ResponderExcluir