.

.
.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Tuntum inscreve 11 povoados junto ao Governo do Estado para receberem sistemas de abastecimentos de água


Em Tuntum foram inscritos os seguintes povoados: Baixão Grande, Vazante,Vila Ludugero, Fortaleza de Cima, Baixão do Gato, Tamanquinho, Cigana, Centro dos Teixeiras, Leva e Sempre Verde. Para implantar sistemas simplificados de abastecimento de água





O Governo do Estado recebeu inscrições de 421 povoados de 64 municípios maranhenses, em Tuntum, foram priorizadas as seguintes localidades:  Baixão Grande, Vazante, Vila Ludugero, Fortaleza de Cima, Baixão do Gato e Tamanquinho, Cigana, Centro dos Teixeiras, Leva e Sempre Verde, para receberem sistemas simplificados de abastecimento de água. A escolha das localidades interessadas no benefício está sendo realizada por meio de Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos de instalação de Sistemas de Abastecimento (SSAA), no âmbito do programa “Água para Todos”.
O certame, lançado em fevereiro deste ano, é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).  Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, o órgão inicia agora a etapa seguinte, a da seleção, que prevê a análise de todos os projetos apresentados conforme o edital. A seleção será realizada por uma comissão de avaliação e acompanhamento constituída especialmente para essa finalidade.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado visando à expansão e democratização do acesso à água potável em todos os municípios maranhenses. “Com esta iniciativa o Governo do Estado promove a universalização do acesso a esse importante benefício que é ter água potável e de qualidade, contribuindo, também, com a melhoria do saneamento básico e da saúde pública nos locais beneficiados pelos projetos”, observou Neto Evangelista.
Durante o processo de análise serão avaliados o cumprimento de todas as regras previstas no edital de chamada pública, como indicação exata do local onde será implantado o sistema, o qual deve beneficiar, no mínimo, 20 famílias; a relação de beneficiários pelo SSAA pleiteado; o croqui da rede de distribuição informando a quantidade de ligações domiciliares, entre outras informações e documentos necessários à efetivação da seleção.
O resultado com as localidades selecionadas será divulgado na página oficial da Casa Civil do Governo do Maranhão. Ainda conforme Evangelista, para a formalização da parceria visando à implantação dos sistemas simplificados de abastecimento de água, os municípios contemplados firmarão instrumento de cooperação com o Estado, por intermédio da Sedes e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). No ato da formalização da parceria, os municípios se comprometem a responsabilizar-se pelo procedimento de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e com a manutenção do SSAA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário