.

.
.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO





Aconteceu na manhã  desta quarta-feira (7) a primeira reunião pública em São José dos Basílios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Durante a reunião foi aprovado os comitês de coordenação e executivo municipal que serão responsáveis pelo acompanhamento de todas as etapas públicas e institucionalização do plano.
O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva, sendo organizada pela Prefeitura Municipal, representada pelo ilustre prefeito, Farinha Paé, e realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com técnicos da FUNASA e da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.
Ademais, também se fizeram presentes a primeira Dama, Ana Maria, Secretários, Lideranças Comunitárias, Vereadores e Sociedade Civil Organizada.
O prefeito municipal, Farinha Paé, esclareceu com maestria a  importância do plano para o desenvolvimento do município. "O Plano Municipal de Saneamento Básico é muito importante para o município, porque através dele, poderemos receber recursos necessários para melhorar itens primordiais para a população, tais como: abastecimento de água, rede de esgoto, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, assim como, cuidar de nossos mananciais dentre outros. Queremos a participação de toda sociedade, com o intuito de que o nosso plano seja o mais democrático possível", ressaltou.
Além disso, no evento foram feitas dinâmicas para diagnóstico rápido positivo, onde foram levantados alguns problemas que o município passa em relação ao saneamento básico e também apontando possíveis soluções para os mesmos.
A engenheira ambiental, Ana Claudia explicou que o Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação de todos os municípios. Outrossim, esclareceu ainda que durante três dias foram feitos levantamentos para que naquele momento (na audiência pública) pudesse ser feito um diagnóstico que apontasse uma solução  para os diversos problemas encontrados. “A partir do plano dá para fazer uma análise das deficiências do município no quesito saneamento básico e daí a gestão com todas estas informações em mãos, pode sair em busca de recursos – por meio de empresas privadas ou via governo federal ou estadual, para sanar estes problemas ora apresentados”, enfatizou Ana Claudia.
Vale registrar, que essa audiência ainda contou com a presença de representantes da Caema (Companhia de Saneamento do Maranhão), onde foi possível firmar o compromisso de cumprir todas as etapas até a conclusão do PMSB, para assim, facilitar na captação de recursos que serão investidos no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário