terça-feira, 26 de maio de 2015

DENÚNCIA: Alunos desmaiam em sala de aula e Cemar se nega a ligar "rede trifásica" em escola de São Domíngos.

 
Um professor do Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade, em São Domingos do Maranhão, que prefere manter o anonimato para não sofrer possíveis retaliações, denuncia que alunos e também professores estão passando por maus bocados por falta de respeito, compromisso, e até o bom censo por parte da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) que se nega em alterar a carga de fornecimento de energia da escola, "do monofásico ao o trifásico", para que assim a rede possa suportar toda a estrutura de climatização montada com cerca de 20 ar condicionados entre 12 e 24 mil BTUs.

Segundo a denúncia, as alegações da Cemar é que o estado tem débitos com a Companhia contraídos na gestão passada, o que lhe impede de fazer a alteração de carga. O mais intrigante de toda desculpa, talvez esfarrapada, é que a Companhia nunca fez o corte de fornecimento mesmo com todo o atraso gerado no pagamento. Todas as chances de negociação já foram praticamente esgotadas, a direção da escola já pleiteou todos os acordos, mas todos foram em vão.
Cansados do descaso e de verem alunos desmaiares diariamente sob a temperatura média de 45 graus, a única solução foi recorrer a justiça. Todo o corpo docente e discente já protocolaram uma representação na Promotoria de Justiça, inclusive com um abaixo assinado pedindo providências urgentes antes que ocorra um fato grave.
Climatizar a escola era um antigo sonho dos mil alunos matriculados que hoje veem seus direitos sendo usurpados mais por falta de vontade da concessionária energética. Durante todo o processo de adaptação da estrutura física e mudança de fios, cabos e aquisição de um transformador foram gastos R$ 15.000,00, que parece que foram investidos em vão diante do provável descaso que se encontra.

O caso vem se arrastando desde novembro do ano passado quando toda estrutura foi montada. Segundo o  denunciante, a direção da escola está temendo que o impasse se prolongue até o final do mês de julho, início do período mais quente do ano, e que venha ocorrer algo de grave, principalmente com alguns estudantes que aparentemente apresentam um quadro clínico não muito saudável. A fonte denunciante disse que a direção da escola irá representar na justiça contra a Cemar, caso algum estudante venha sofrer algo de grave por conta do problema, que é de sua inteira responsabilidade.                
   

6 comentários:

  1. Boa matéria.
    sou aluno do Horácio Alves (a escola referida na matéria) e faço parte do grêmio estudantil já temtamos chamar a atenção do governo,mas sem resultados, por mero capricho a cemar não resolve esse problema, além dos desmaios constantes suamos muito esabe né kkk não importa o tanto de desodorante spray, rolon que vc passe, o "cheirinho" aparece... aí fica dificil, estudar nessas condiçoes é impossivel...

    ResponderExcluir