.

.
.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

TUNTUM: Secretaria de Saúde realiza mutirão de cirurgias de catarata

Dr. Tema e Maurício Seabra ladeados pelos médicos e funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde de Tuntum está realizando durante todo dia de hoje, no Hospital Seabra de Carvalho, um grande mutirão de cirurgias de catarata, reunindo mais de 150 pacientes, grande parte deles do próprio município e outros de mais de 10 cidades da região. 

Acompanhando o atendimento e a satisfação dos pacientes, esteve no hospital o prefeito Dr. Tema e o secretário de Saúde, Maurício Seabra. Tema afirmou ao blog que esse é um momento de alegria não só para aqueles que receberão a cirurgia e voltarão a enxergar normalmente, mas para a gestão em poder servir no momento em que as pessoas mais necessitam, pois a visão é muito preciosa.

Maurício Seabra vê o mutirão como uma necessidade para ajudar aqueles que mais precisam. "O mutirão é uma necessidade e tem que ser realizado sempre que possível para ajudar, principalmente, aqueles que mais precisam", destacou. 
No hospital, o secretário e o prefeito recepcionaram pessoalmente a equipe médica, formada por dois cirurgiões oftalmologistas, Mário Menezes e Orcélio Rezende, além do anestesista Jânio. A previsão é que todos os pacientes sejam atendidos hoje mesmo. No corredor, onde todos estavam esperando o momento de entrar no centro cirúrgico, a expectativa era grande. O aposentado Antônio Matias, 87 anos, disse que estava enxergando pouco, aí então apareceu essa oportunidade. "Na minha vista parece que tem uma fumaça, aí me avisaram disso aqui, então eu vim. Mesmo que eu enxergue pouco ainda vai ser bom pra mim", disse.
Antonio Matias
Muitos dos pacientes, a maioria pessoas idosas, percorreram dezenas de quilômetros para receberem o atendimento e voltarem a enxergar com mais precisão. Uma dessas pessoas é dona Maria do Rosário Araújo, 72 anos, aposentada, natural de Fortuna. Ela disse que percorreu toda essa distância porque sua cidade não oferece esse tipo de atendimento. "Lá não tem, então tive que vim, logo porque minha vista está muito ruim", afirmou.
Maria do Rosário
O atendimento, que  é fruto de uma parceria entre o município e a Secretária de Estado da Saúde, é realizado de forma gratuita. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário