domingo, 23 de julho de 2017

Mais Turismo





Governador Flávio Dino

Por Flávio Dino
Julho chega ao fim marcando uma temporada ascendente do turismo maranhense. Isso porque os hotéis tiveram a maior ocupação dos últimos cinco anos, com mais movimento em nossa economia. Essa ascensão pode ser comprovada por outros dados, tais como o número de visitantes ao Palácio dos Leões e demais Casas de Cultura; o grande movimento na Feirinha da prefeitura de São Luís aos domingos; os arraiais lotados; o sucesso do Programa Mais Cultura e Turismo do governo do Estado.
O turismo não é feito somente pelas pessoas que vêm de outros Estados ou países. Temos também nos preocupado em estimular que os próprios maranhenses viajem pelo Maranhão a lazer. Foi também por isso que resolvemos levar espetáculos de teatro e música para todas as regiões do Estado, pois pessoas de cidades vizinhas também ajudam a movimentar a economia do turismo.
Fiquei muito feliz ao ver o sorriso no rosto de jovens e crianças que viram pela primeira vez uma apresentação de teatro em dezenas de cidades, assim como também com as belas festas em Barreirinhas, com shows e a inovadora Lancha Cultural. Isso tudo já vale a pena por alcançar os cidadãos dos municípios que receberam os eventos, mas tenho certeza de que – entre as milhares de pessoas diretamente participantes – havia muitos turistas de outras cidades, estados, países.
Trabalhar para aumentar o conhecimento do país e do mundo sobre o nosso estado é algo que me enche de alegria. Já cumpri essa missão quando fui presidente da Embratur, no governo federal. E agora persigo o mesmo objetivo como governador, atuando em três frentes: melhoria da infraestrutura, apoio à cultura e promoção turística.
Na infraestrutura, estamos trabalhando para melhorar o acesso a nossos principais destinos turísticos e para que estes sejam melhor estruturados. Cito alguns exemplos de ações já concluídas ou em adiantado estágio: a obra de pavimentação da estrada entre Barreirinhas e Paulino Neves, em uma parceria público-privada; o asfaltamento do acesso a Santo Amaro; a estrada para a Cardosa, em Barreirinhas; a ponte sobre o Rio Novo, em Paulino Neves; a pavimentação de vias urbanas em Carolina; a recuperação do asfalto das ruas centrais de São Luís.
Estrutura para o turismo também estamos construindo com investimentos na recuperação de áreas que estavam muito degradadas ou totalmente abandonadas. É o caso do Forte Santo Antônio, em São Luís, que estamos recuperando para tornar um dos principais pontos de visitação da capital. Ou o Cais de São José de Ribamar, que foi entregue e transformou-se em um importante cartão postal da Ilha. Também na Raposa fizemos obras de pavimentação e no cais, que facilitaram o acesso às Fronhas Maranhenses. Já na praia do Araçagi estamos construindo uma nova orla para a Ilha, que crescerá muito com os investimentos privados que certamente para lá serão atraídos com a urbanização.
O próximo espaço que ganhará vida é a antiga estação da RFFSA. Executaremos o projeto de revitalização aprovado pelo Iphan e iremos transformar o antigo prédio, que ficou abandonado por décadas, em um centro cultural, com restaurante panorâmico, aproveitando sua belíssima localização, no encontro do Rio Anil com o mar. E estamos recuperando o Mercado do Peixe e todo seu entorno.
Igualmente faz parte do nosso cuidado com a infraestrutura a importante ação da Blitz do Turismo, que há três meses vem atuando para que nossos principais pontos turísticos fiquem em bom estado permanentemente, para o que precisamos da colaboração de todos.
No apoio à produção artística, o trabalho não para. Iremos manter o projeto Mais Cultura e Turismo com um circuito permanente de apresentações culturais, em vários locais da Ilha e nas demais regiões turísticas. E ainda neste ano teremos o Museu do Reggae, que já está promovendo com sucesso as Quintas do Reggae, na Praia Grande.
Desde 2015, temos fortalecido a promoção turística, com participação em feiras de negócios, em que apresentamos nossos destinos para operadores do trade turístico. Ainda, menciono a divulgação que passamos a fazer fora do estado, com peças publicitárias para atrair mais turistas, em aeroportos, revistas e outdoors em cidades emissoras prioritárias. Basta ver, por exemplo, a última edição da Revista Caras, com reportagem ambientada em Carolina, para constatar a eficácia desse trabalho da nossa equipe, que já conseguiu outros enormes êxitos, como uma grande TV chinesa cobrindo as nossas festas juninas.
Todo esse movimento ainda é sustentado por um fato inequívoco: passo a passo o Brasil vem ampliando seu respeito pelo Maranhão, deixando para trás a sina de Estado sempre problemático, marcado pelos escândalos do passado, que não voltarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário