.

.
.

domingo, 23 de julho de 2017

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE




A Prefeitura de São José dos Basílios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e ombreada pelo Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta sexta-feira (21), a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento que aconteceu na escola João Figueiredo onde teve toda programação estruturada a partir do tema: “construindo um SUS com qualidade para cuidar das pessoas - conquistas e desafios”.


A abertura oficial da conferência foi feita pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Sá, sendo que o primeiro tema da programação foi sobre a "importância da atenção básica para a construção de um SUS de qualidade", ministrado pelo apoiador do COSEMS e CONASEMS, Marcos Jorge.

Ademais, bom é dizer que para o Prefeito Farinha Paé “a conferência é para discutirmos as necessidades da saúde pública em São José dos Basílios. Juntos definiremos - dentro da realidade orçamentária - o planejamento das ações que serão desenvolvidas no âmbito da Saúde. A comunidade local interessada que aqui hoje teve a oportunidade de presenciar esse importante evento, irá ter contato com informações relevantes e, decorrente disso, irá entender melhor o que lamentavelmente aconteceu no passado para não cometermos os mesmos erros da gestão anterior, que muito deixou a desejar. Ou seja, aqui iremos definir o que desejamos e queremos para uma saúde melhor e de qualidade. E por último, quero lembrar que a Saúde Pública é uma necessidade urgente e prioritária, assim como, é  um dever de todos promovê-la”, concluiu o gestor.


Nesse sentido, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Costa- acertadamente - ressaltou a importância da conferência como estratégia para melhoria do Sistema Único da Saúde (SUS), pois teve a participação de representantes de diversos setores  que juntos discutiram propostas importantes que visa resultar na qualificação ainda maior dos serviços de saúde prestados.

A Fonoaudióloga e coordenadora do Nasf  Dra. Talyta Lima também salientou um pouco sobre os trabalhos já realizado pela sua equipe onde parabenizou o empenho da gestão municipal para com a área da saúde. 
Em seguida, a Enfermeira e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosilene Almeida abordou sobre o tema: Prevenção e Controle da Hanseníase na Atenção básica.
Nesse passo, o Dr. Orlando Pinto - Médico efetivo do município - ministrou a palestra com o tema: Participação social no SUS. “Em toda Conferência Municipal de Saúde existem fatores muito importantes, entre eles, o mais importante é delimitar qual vai ser o Plano Municipal de Saúde para os próximos anos. A conferência passa pelos usuários, trabalhadores e gestores e é de suma importância para alinhar os problemas locais, delimitando o que vai ser feito ou não pela gestão”, explica.
No turno vespertino, os participantes foram divididos em grupos para discutir e criar propostas dentro dos 6 eixos expostos. Ademais, também foi realizada a Assembléia Geral para votação das diversas propostas. 
Vale registrar ainda que, segundo a organização - ao todo - 350 pessoas participaram da Conferência como observadores.
Por derradeiro, é indispensável registrar que  a VIII conferência contou com a presença de autoridades do município, entre elas, o Prefeito Farinha Paé, o seu Vice Evandro Martins, o  Presidente da Câmara, Gildon Lazaro, assim como, os vereadores, Chicô do Moisés, Totô, Miúdo, Cleones, Lauriano e Irmã Moça. Outrosssim, também estiveram presentes, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Costa, a Coordenadora de Atenção Básica, Pollyana Sousa, e os Secretários, Raimundo Luna(Sec. Administração), Eng. Vieirinha Veloso (Sec. Agricultura), Ivan Teixeira(Sec. Obras), Cleane Assis(Sec. Educação) e a Chefe do Departamento de Cultura, Samara Vieira,  dentre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário