O Maranhão em breve recebe mais um investimento estrangeiro. A China Communications Construction Company (CCCC) está estruturando, junto a bancos chineses, o financiamento de R$ 1,4 bilhão para o Porto de São Luís. A expectativa é de que o contrato de crédito com mais de um banco seja assinado até outubro, quando devem ser iniciadas as obras de construção .
Segundo a coluna  Broadcast, do Estadão, o valor total do investimento é de R$ 1,7 bilhão, sendo que o restante será colocado diretamente pela CCCC, que tem 51% do projeto, e pela WPR, braço de infraestrutura da Wtorre.  A CCCC é representada no Brasil pelo Banco Modal.
O acordo de investimento para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP), em São Luís, com a WPR, braço do Grupo WTorre, foi assinado em outubro. O governador Flávio Dino acompanhou a solenidade e destacou os benefícios desejados ao estado com os investimentos.
A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais é que cinco mil empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal. A construção do TUP vai ampliar, também, a capacidade de escoamento da produção no Maranhão.
A estimativa é que o TUP leve três anos para ficar pronto. As obras devem começar no segundo semestre.