.

.
.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SAÚDE E EDUCAÇÃO: Grupo de Trabalho Intersetorial faz palanejamento de execução para prevenir deficiências nutricionais



O Município de Tuntum aderiu o Programa Saúde na Escola do Governo Federal no ano de 2013. Desde então, os educandos da rede municipal vêm recebendo Atenção Básica em Saúde por equipe formada por profissionais da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
Em pouco mais de um ano, várias ações já foram executadas com o objetivo de cuidar desses educandos, tais como, Situação Vacinal, Acuidade Visual, Saúde Bucal, Situação Alimentar e Nutricional, Saúde Mental, Práticas Corporais e Lazer e Prevenção do uso de Álcool e Drogas.
Pensando sempre no bem estar dos educandos, o Secretário de Saúde Antonio Marcos Carvalho Dias em parceria com o Secretário de Educação Antonio dos Reis Barros Teixeira, pactuou mais uma ação do PSE intitulada por NutriSUS que é mais uma estratégia de prevenção das deficiências nutricionais.


 Entretanto, nesse primeiro momento, somente as crianças com idade de creche, matriculadas no Pré – Escolar Lourdes Mourão irão ser atendidas por essa ação que visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância.
A equipe responsável, nomeada por Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal, (GTI – M), participou de um treinamento na capital, onde recebeu todas as informações necessárias para o bom desempenho do trabalho.


Hoje (07/08) pela manhã, o GTI – M reuniu – se com os Secretários de Saúde e Educação e demais representantes, para o planejamento de execução dessa ação. Nessa reunião foi acertado a forma de organizar e distribuição dos Sachês NutriSUS.
Participaram da reunião:
Antonio Marcos Carvalho Dias (Secretário de Saúde)
Antonio dos Reis Barros Teixeira (Secretário de Educação)
Isaura Bilio (Coordenadora do PSE).
Ládia de Carvalho Sousa (Coord. da Educação)
Francélia Maria Gonçalves (Coord. da saúde Bucal)
Clarilane Rocha (Representante das escolas)
Samaritana Pessoa (Agente Comunitário de Saúde )
Denilma Andrade (Nutricionista)
Elton do Nascimento (Diretor da UBS).
Aracely Luz (Enfermeira da UBS)
Rejane Carvalho (Coord. Pedagógica)
Maria do Carmo Sobreira Batista.
Toda essa ação, conta com o total apoio do Sr.  Prefeito Cleomar  Tema Carvalho  e da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Daniela Jadão Cunha.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário