quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Projeto Registro Tardio: Uma Ação Humana realizada pela Secretaria de Educação de Tuntum – MA.


 


O registro civil de nascimento é direito fundamental de todo indivíduo e a porta de entrada para a luta pela cidadania. O indivíduo que não possui certidão de nascimento fica totalmente excluído do exercício do conjunto de direitos contidos na Constituição de 1988, já que são através desta documentação que o Estado reconhece a sua existência como cidadãos.
A cidadania o reconhecimento legal destes direitos se configura como um avanço para as lutas travadas com esta finalidade. No entanto, o que se coloca como um verdadeiro desafio é a luta para torná-los efetivos.
Através da realização do levantamento nos boletins de matriculas na Secretária Municipal de Educação, foi possível ter acesso a alguns casos referentes à temática, no entanto é necessário destacar o enriquecimento que nos trouxe o contato com os casos de maneira individual. Mediante os fatos foi possível detectar a existência de outras pessoas que não possuem certidão de nascimento e, que se trata de uma grande e expressiva problemática. 
Este trabalho atendeu mais de 30 alunos das escolas públicas do Município. Para realização desse trabalho foi necessário firmar parcerias com Ministério Público, Cartório do 2° Oficio, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social.

Texto: Ládia de Carvalho Sousa

Um comentário:

  1. Ricardo Murad usa força policial, dá ‘chilique’ em Coroatá e ainda faz acusações levianas à Ana do Gás
    Por Luís Pablo 21-08-2014 às 07:00 Política

    Comente


    Ricardo Murad mandando à polícia desligar o som de campanha dos adversários

    Ricardo Murad mandando à polícia desligar o som de campanha dos adversários

    O secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, deu um verdadeiro ‘chilique’, no último sábado, dia 16, durante o comício do candidato Edinho Lobão, no município de Coroatá.

    Murad ficou revoltado com o carro de som de campanha da candidato à deputada estadual Ana do Gás, que é votada naquele município pelo grupo do ex-prefeito Luiz da Amovela, adversário ferrenho da atual prefeita Teresa Murad.

    Ao ouvir o barulho dos adversários, o secretário se lembrou que já assumiu a Segurança Pública do Estado e mandou a polícia acabar com o som.

    “Manda acabar com aquele som, se não eu não falo. Manda acabar aquilo lá. Manda a polícia acabar aquilo, porque tem que respeita. Manda acabar porque eu só vou falar, quando acabar. É [a candidata à deputada estadual] Ana do Gás com a grana”, disse Ricardo Murad, fazendo acusações levianas contra Ana do Gás, que deverá ter mais votos em Coroatá do que a filha do secretário, Andrea Murad – também candidata à deputada estadual.

    Clique e veja o ‘chilique’ de Ricardo:

    Ana do Gás, Andrea Murad, Coroatá, Edinho Lobão, Ricardo Murad, Teresa Murad

    ResponderExcluir